Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Cabeção: Possível solução para o conflito árabe-israelense

BuliwyfBuliwyf Membro
"Concluindo, é vital que o movimento sionista entenda que a idéia de uma terra de Israel não é igual a - e nem requer um - estado israelense. Também é vital entender que jamais poderá haver paz e estabilidade na região enquanto houver um governo israelense; da mesma forma, jamais poderá haver uma "Palestina livre" enquanto houver um governo palestino. A única maneira de se ter prosperidade é através da paz e do comércio, e isso só virá através de uma sociedade sem estado."

Na íntegra aqui: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=217

Post edited by Buliwyf on

Comentários

• 8 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Explique isto aos religiosos dos dois lados que consideram Jerusalém uma terra sagrada.
    E explique como se chega a um acordo com um inimigo que só aceita uma opção: sua morte.
  • The_DoctorThe_Doctor Membro
    edited novembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Alguns vão me chamar de radical, mas uma solução pra acabar com essa guerra estupida é um avião passar pelos dois paises derramando pó de uranio enriquecido. Essa maldita terra ficaria inabitável e, em pouco tempo quem gosta de uma guerrinha ja não estará mais no mundo...dos vivos.

Se uranio enriquecido for muito caro, pode ser Antraz mesmo.
    Post edited by The_Doctor on
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • ufka_Cabecaoufka_Cabecao Moderador
    edited novembro 2012 Vote Up0Vote Down

Esse texto falha ao ignorar a mais basica indagacao em ciencia politica: "cui bono?".

O entendimento de qualquer cenario, assim como a discussao sensata de qualquer solucao, depende da compreensao precisa "de quem, para quem, com o que".

Sem isolar atores, meios e intencoes a discussao nao passa de non-sense retorico idealista.

Porque claro que seria otimo para arabes e israelenses de abandonarem as armas, darem suas maos e cantarem uma bela cancao.

Agora chamar esse tipo de wishfulthinking de solucao para a questao da Palestina e simplesmente ridiculo.

O padrao da violencia politica no Levante exige uma analise muito mais cuidadosa das complexas circunstancias historicas, culturais, geograficas, economicas e estrategicas que relacionam os diferentes atores na regiao.

A propria solucao de "abolir estados" depende de alguem que seja ao mesmo tempo interessado e capaz de aplica-la.

E isso e uma forma velada de invocar a atuacao de coalizacoes internacionais movidas por interesses outros.

A propria organizacao das nacoes unidas e uma burocracia com interesses proprios de sobrevivencia e hegemonia.

A ideia de que ela serve a algum ideal de solidariedade e apenas a sua estrategia retorica de propaganda.

Antes de comecar a reconsiderar a legitimidade do Estado judeu, e preciso entender que esse Estado encontra-se estabelecido, e qualquer acao no sentido de revoga-lo demandaria a cristalizacao de um enorme poder nas maos de algumas poucas autoridades globais.

Talvez essas autoridades ate conseguissem num primeiro momento acalmar o Oriente Medio, mas tamanho poder concentrado dificilmente se veria restrito a esse fim por muito tempo.

Post edited by ufka_Cabecao on

• A paz nao e a solucao para o conflito, mas e o resultado de uma solucao efetiva para o conflito.

Agora se essa solucao consiste na rendicao incondicional de um dos lados ou no estabelecimento de termos de coexistencia isso depende de quais incentivos motivam as organizacoes envolvidas no conflito.

Assimetria de incentivos as vezes supera assimetrias grotescas de poder bruto, como foi o caso em varios conflitos de independencia de colonias e mais recentemente a vitoria da rebeliao comunista no Vietnam.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    ufka_Cabecao disse:
    A paz nao e a solucao para o conflito, mas e o resultado de uma solucao efetiva para o conflito.
    Verdade. Os envolvidos não querem a paz, querem atingir seus objetivos. Uma paz sem antes resolver as pendências será artificial, um fingimento, e não vai durar muito.
  • Eu postei como piada, por ser uma suposta "solução anarco-capitalista" para o problema. Também não concordo com o texto.
  • Lucifer disse: Se uranio enriquecido for muito caro, pode ser Antraz mesmo.

Poderiam fazer do lugar um grande depósito de detritos de usinas nucleares, iria sair de graça.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.