Aos 53 anos, o turco Esref Argaman impressiona a comunidade médica e científica mundial com sua habilidade extraordinária: cego de nascença, ele pinta usando uma técnica considerada dificílima: a da perspectiva de três pontos.
Ele disse que, quando começou a pintar, aos 6 anos, não tinha pretensões de virar um artista:
Eu só queria entender melhor o ambiente onde vivo.
Argaman, que nunca estudou arte, tem sido comparado ao pintor renascentista Brunelleschio, que também usava a tal técnica.
Deus me deu a habilidade de pensar e usar esses pensamentos através das mãos. Este é o jeito pelo qual eu conheço o mundo - disse.
Ele já passou por vários testes médicos e científicos e disse que, às vezes, sente-se cansado e preocupado. O pintor contou que não se considera um super-humano.
Como não sei exatamente o que os médicos querem descobrir, meu medo é que eu esteja sendo usado como cobaia. Mas se eu puder contribuir para a melhoria de vida dos deficientes físicos fico extremamente feliz - explicou.
http://poraodearte.blogspot.com.br/2009/07/pintor-cego-de-nascenca-impressiona.html
Comentários
Para uma pessoa normal fechar os olhos e tentar desenhar algo conhecido já é dificil pra um cego de nascença desenhar o que ele nunca viu é um mistério, gostaria de perguntar ao cego de nascença se ele sonha vendo imagens.
sem nenhuma consciência sem existências