AS PIORES PREVISOES DO APOCALIPSE - Vulcoes, cometas e ate computadores ja foram apontados como possiveis responsaveis pelo fim dos tempos.
10 - ENGOLIDOS PELAS CHAMAS
PONTO INICIAL - ITALIA
QUANDO - 79 D.C.
O filosofo Seneca afirmou, em 65 d.C., que "tudo o que vemos e admiramos hoje vai queimar no fogo universal, que inaugura um mundo justo, novo e feliz". Os romanos levaram essas escrituras muito a sério e, quando o monte Vesuvio entrou em erupção em 79 d.C. e destruiu a cidade de Pompeia, muitos acreditaram que era o inicio do apocalipse. Apesar dos danos causados pela lava, a cidade sobreviveu.
9 - VITIMAS DA GUERRA
PONTO INICIAL - MUNDO INTEIRO
QUANDO - 1914
Charles T. Russel fundador das Testemunhas de Jeova, previu que o fim dos tempos se daria em 1914. A 1ª Guerra Mundial foi vista como um sinal desse fim. Quando Russel morreu, seus seguidores, de acordo com o livro Apocalipse Adiado: A Historia das Testemunhas de Jeova, passaram a acreditar que o mundo iria acabar "em breve". Faz quase um seculo...
8 - FIM DO MUNDO ATRASADO
PONTO INICIAL - EUA
QUANDO - 2011
Em 2011, os fieis da Family Radio International, um grupo religioso do estado norte-americano da California, anunciaram que o mundo acabaria no dia 21 de maio. Disseram até que o ceu tinha numero limitado de vagas: 200 milhoes. Depois que nada aconteceu, remarcaram a data para 21 de outubro, outra bola fora. Em 2012 o fundador do grupo, Harold Camping, veio a publico para pedir desculpas.
7 - CALENDARIO BESTIAL
QUANDO - 1666
Ja pregava a Biblia: o numero da besta é 666. Foi só chegar o ano de 1666 para os cristãos começarem a tremer diante da chance de o mundo terminar. Mas o pior ainda estava por vir: no mesmo ano, mais de 13 mil edificil londrinos foram queimados por incendios. O fogo fez os europeus acreditarem estar vivendo o temido dia do Julgamento Final.
6 - OS MORTOSO LEVANTARAO
QUANDO - 1843 E 1844
No inicio do século 19, William Miller, fazendeiro e estudioso da Biblia, encontrou um versiculo (Daniel, 8:14) que indicaria o fim: "Até duas mil e trezentas tardes e manhas e o santuario será purificado". Concluiu que essas tardes e manhas representavam anos e que o fim seria entre 1843 e 1844, quando Cristo retornaria, os justos mortos ressuscitariam e os justos vivos seriam imortais. Nao rolou, mas os escritos viraram a base da Igreja Adventista.
5 - COMETA VENENOSO
QUANDO - 1910
No final do seculo 19, um cientista descobriu que as caudas dos cometas continham um composto quimico mortal, o cianeto. Quando o cometa Halley passou proximo à Terra, em 1910, as pessoas somaram uma coisa à outra e acreditaram que o fim havia chegado. Até o jornal The New York Times corroborou a tese. Depois cientistas desmentiram tudo.
4 - RANCHO DA MORTE
PONTO INICIAL - EUA
QUANDO - 1993
David Koresh, lider da seita Ramo Davidiano, profetizava que o fim do mundo aconteceria em 1993. Com algumas dezenas de seguidores, ele se mudou para um rancho no Texas para esperar o Juizo Final. Moradores dos arredores denunciaram à policia que praticas ilegais estavam sendo feitas no local. O FBI fez um cerco, o que resultou em um incendio misterioso na sede do grupo. Koresh e 75 de seus seguidores morreram nas chamas;
3 - A CHEGADA DO REI DO TERROR
PONTO INCIAL - MUNDO INTEIRO
QUANDO - 1999
Alquimista e medico da Renascença, Nostradamus tambem era conhecido por ser vidente e ficou famoso pela obra As Profecias. No texto de 1555, ele escreveu um trecho interpretado por muitos como o dia do Juizo Final: "Em 1999, sétimo mes, do ceu vira um grande rei do terror". Por quatro seculos, seus seguidores esperam pelo tal rei. Não veio.
2 - MAQUINAS EM REBELIAO
QUANDO - 2000
Houve quem imaginasse que, na passagem de 1999 para 2000 erroneamente apelidada como a "virada do milenio", que só rolaria um ano depois), os computadores nao teriam capacidade para registrar as datas do ano que se iniciava. Entre os problemas gerados, estariam contas atrasadas por 100 anos. A neurose ganhou o nome de Bug do Milenio e houve ate quem estocasse armas e alimentos para se prevenir do caos.
1 - FIM DE UMA ERA
QUANDO - 2012
Segundo o famoso calendario maia, no dia 21 de dezembro de 2012 acontecera o fim de um periodo (ou "baktun"), iniciado ha 5.125 anos. A previsao estava em uma pedra circular que determinava o inicio dos tempos em 13 de agosto de 3.114 a.C. Desde os anos 80, quando um historiador norte-americano lançou o livro O Fator Maia, há quem interprete essa data em dezembro como o dia definitivo do apocalipse e há aqueles que a enxergam apenas como o encerramento de um ciclo, como outros que ja ocorreram. Alguns lideres maias ja vieram a publico explicar que a data marca apenas o final de um baktum e o inicio de outro renovando a relação entre homem e natureza.
FONTE: Revista Mundo Estranho - Dezembro 2012 - Edição 132
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))