Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Tstemunhas de JEová e as falsas previsões do Fim do Mundo

JohnnyJohnny Membro
FIM DO MUNDO PREVISTO PELAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
fonte:http://www.joaodefreitas.com.br/fim-do-mundo-testemunhas-de-jeova.htm

"Depois de publicar aqui nesse Blog o artigo "Falsas datas para o Armagedom: a culpa é sua!" e citar que a Torre de Vigia preveu o fim do mundo diversas vezes, recebemos comentários indignados que isso era uma inverdade e que nunca foi escrito nas publicações das Testemunhas de Jeová tais datas. Como nos comprometemos em fazer um Blog com informações e fontes verdadeiras tiradas das próprias publicações da Torre de Vigia vamos então citar na íntegra todas as falsas previsões feita pela Torre de Vigia em 1914, 1915, 1918, 1925, 1941, 1975 e 2000.

Nós apresentamos prova de que... a 'batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso' (Rev. 16: 14)... terminará em 1914 A.D., com a vitória completa sobre o governo terrestre..."- Estudos das Escrituras III, 1905, editorial 26 (em inglês)

"...a completa destruição dos poderes... deste mundo maligno - político, financeiro, eclesiástico - por volta do fim do Tempo dos gentios, outubro de 1914."- Estudos das Escrituras IV, 1897, págs. 604,622 (em inglês)

"A 'batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso' (Rev. 16: 14)... terminará em 1915 A.D., com a vitória completa sobre o governo terrestre...... consideramos uma verdade estabelecida que o final dos reinos deste mundo, e o completo estabelecimento do reino de Deus, se cumprirão próximo do fim de 1915 A.D."- Estudos das Escrituras III, 1915, editorial 101 e 99 (em inglês)

"Parece conclusivo que as 'dores de aflição' da Sião Nominal estão fixadas na passagem de 1918... há razões para crer que os anjos caídos invadirão as mentes de muitos da igreja nominal, levando-os a uma conduta excessivamente tola e culminando com sua destruição às mãos de massas enfurecidas... Também, no ano de 1918, quando Deus destruir as igrejas e seus membros aos milhões..." - O Mistério Consumado, 1917, págs. 128,129 e 485 (em inglês)

"Seja como for, há evidência de que o estabelecimento do Reino na Palestina será provavelmente em 1925, dez anos mais tarde do que nós uma vez tínhamos calculado [isto é, 1915]."- O Mistério Consumado, 1917, pág. 128 (em inglês)

"Por conseguinte, nós podemos esperar confiantemente que 1925 marcará o retorno de Abraão, Isaque, Jacó e os profetas fiéis da antiguidade... um cálculo simples dos jubileus traz-nos a este importante fato."- Milhões que Agora Vivem Nunca Morrerão, 1920, págs. 88-90 (em inglês)

"... os meses que restam antes do Armagedom." - A Sentinela de 15/9/1941, pág. 288 (em inglês)

"Devemos presumir, à base deste estudo, que a batalha do Armagedom já terá acabado até o outono de 1975 e que o reinado milenar de Cristo, há muito aguardado, começará então? Possivelmente... A diferença talvez envolva apenas semanas, ou meses, não anos." - A Sentinela de 15/2/1969, pág. 115 (em português)

"O apóstolo Paulo servia de ponta de lança na atividade missionária cristã. Ele também lançava o alicerce para uma obra que seria terminada em nosso século vinte." - A Sentinela de 1/1/1989, pág. 12 (em português)

<http://extestemunhasdejeova.blogspot.com/2009/08/previsoes-de-fim-de-mundo-pela-torre-de.html>;

Depois da décade 80, parece que se envergonharam de marcar datas. Mas não desistem de dizer que vão em breve estabelecer o reino de Cristo, assim como tudo ocorrerá brevemente para todos os grupos cristãos desde o primeiro século.

Comentários

• 20 Comentários sorted by Votes Date Added
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited dezembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Os TJ's parecem muito apagados no cenário religioso nas últimas décadas.
    Ainda se vê deles nas ruas, batendo de porta em porta oferecendo A Sentinela. Não se ainda existe a Despertai, segunda revista do grupo.
    O conteúdo das publicações era realmente cômico. Mesmo evangélicos fundamentalistas riam ou se irritavam com o modo raso como a Torre de Vígia tirava conclusões apocalípticas de tudo e falseavam fatos para provar a proximidade do fim do mundo. Nem os adventistas do sétimo dia eram tão ridículos.

Vejo muito poucos Salões do Reino por aí, em contraste com a multiplicidade infinita de igrejas evangélicas neopentecostais ocupando qualquer espaço vago que o dízimo possa pagar.
    No último Salão do Reino que reconheço em minha cidade, quando passo em frente vejo quase sempre nenhum movimento e quando há, só de gente velha. Parece que os jovens abandonaram o barco o que implica que os TJ's talvez não tenham uma próxima geração.

Irônico, talvez o mundo acabe mesmo só para as Testemunhas de Jeová, que deixarão de existir.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    Recordar é viver (puta que o pariu... daqui a uns meses vai fazer dez anos que postei isto no Fórum na primeira vez.)
    PARAISO INFERNAL
    Publicado originalmente em 21/4/2003 16:55:15

Por Acauan

fp01a.jpg fp01c4.jpg fp01b.jpg

Dêem uma olhada nas ilustrações acima e respondam: vocês gostariam de passar TODA A ETERNIDADE num lugar assim?

Um fim de semana bucólico vá lá, férias num ambiente parnasiano talvez. Incontáveis bilhões de eras vendo aquelas mesmas carinhas sorridentes colhendo os frutos das árvores é muito prá cabeça.

Quem já leu, folheou ou passou os olhos pela “Sentinela” – revista de divulgação da seita das Testemunhas de Jeová, já sabe do que estou falando. Esta dissidência de denominações evangélicas – caracterizada por um ultrafundamentalismo bíblico, prega que apenas 144.000 eleitos irão para o Céu. Todos os bilhões restantes, desta época e das passadas que ressuscitarão na volta de Cristo, dividirão um paraíso aqui na Terra. AQUELE Paraíso das ilustrações.

Claro que, como sempre, a oferta não é prá todo mundo, só para os merecedores conforme os critérios usuais de fé cristã, submissão a Deus, crença nos relatos bíblicos etc, etc. A diferença é que, ao contrário de outros fundamentalistas, as TJ´s negam a existência do inferno. Os excluídos simplesmente vão para a Terra dos Pés Juntos, lá nos Sete Palmos, e ficam por ali. Haverá os 144.000 do pelotão de elite, o segundo escalão que vai ficar por aqui mesmo e o restante bau bau – caixão, vela preta e acabou, sem demônios, fogo ou enxofre.

As Testemunhas de Jeová, assim como os Adventistas do Sétimo Dia e outras denominações fundamentalistas, acreditam que o segundo Advento (a volta de Cristo) é iminente e se manifestará pela destruição deste mundo e a edificação do reino de Jesus na Terra – As T.J.´s tem até data limite: “antes que a geração que viu os eventos de 1914 se extingua”. Como segundo a Bíblia ninguém vive mais que 120 anos, aproveitem a vida pois no máximo em 2034 acaba a festa.

Agora a parte que me incomoda mais do que ser apanhador de uvas per omnia secula seculorum, sem sequer um planinho de carreira para virar – sei lá – degustador de vinho ou algo assim, é o autoritarismo explícito e totalitário do tal Reino de Jesus.

O cara vai chegar, se proclamar o Rei do Mundo, assumir o poder político, social e econômico de tudo e quem não gostar que morra. Meu, o J.C. é um ditador completo – não aceita nem a possibilidade de um plebiscito ou de uma chapa de oposição, que fosse só prá dar um ar minimamente democrático prá coisa. E o que é pior – o cargo é vitalício e o sujeito é eterno, a dissidência pode esperar sentada que sucessão não vai ter nunca.

Pelo jeito a religião sofre da mesma limitação da política, nunca oferecem uma terceira via que preste, sabem como é que é: Direita ou Esquerda, Inferno ou Paraíso, Zelador de Parreiras ou comer capim pela raiz... Que falta de imaginação.

ACAUAN DOS TUPIS
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: O cara vai chegar, se proclamar o Rei do Mundo, assumir o poder político, social e econômico de tudo e quem não gostar que morra. Meu, o J.C. é um ditador completo – não aceita nem a possibilidade de um plebiscito ou de uma chapa de oposição, que fosse só prá dar um ar minimamente democrático prá coisa. E o que é pior – o cargo é vitalício e o sujeito é eterno, a dissidência pode esperar sentada que sucessão não vai ter nunca.

Acho que foi um filme que assisti que o cara pergunta pro diabo como é o céu e o inferno. O diabo responde: No céu o que manda é a monarquia absoluta. Deus é o rei e manda pela eternidade, enquanto no inferno, de tempos em tempos tem eleição pra mudar o dirigente (ou o governador como queiram) fazendo de lá uma democracia.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Acauan disse: Haverá os 144.000 do pelotão de elite, o segundo escalão que vai ficar por aqui mesmo e o restante bau bau – caixão, vela preta e acabou, sem demônios, fogo ou enxofre.
    Segundo o Apocalipse, esses 144 mil são "homens virgens que não se contaminaram com mulheres".
    Acauan disse: O conteúdo das publicações era realmente cômico. Mesmo evangélicos fundamentalistas riam ou se irritavam com o modo raso como a Torre de Vígia tirava conclusões apocalípticas de tudo e falseavam fatos para provar a proximidade do fim do mundo.

Eles eram contra as vacinas:
    http://corior.blogspot.com/2006/02/as-vacinas-um-crime-contra-humanidade.html
    "As vacinas nunca preveniram nada e nunca o farão, e são a prática mais bárbara.... Nós estamos nos últimos dias, e o diabo está a perder lentamente a sua influência, fazendo entretanto um esforço enérgico para provocar todo o dano que pode, e tais males podem ser-lhe atribuídos.... Usem os vossos direitos como cidadãos Americanos para abolir para sempre a prática diabólica das vacinações." (Golden Age [A Idade de Ouro], 12 de Outubro de 1921, p. 17)

E ainda são contra transfusões de sangue:
    "O sangue de uma pessoa é na realidade a própria pessoa. [...] Os venenos devidos aos hábitos pessoais, ao que come e ao que bebe...os venenos que produzem os impulsos de cometer suicídio, assassinar ou roubar, estão no sangue. A insanidade moral, as perversões sexuais, a repressão, os complexos de inferioridade e os delitos: estes com frequência se produzem depois de tranfusões de sangue" ("Torre de Vigia", publicação das Testemunhas de Jeová, 15/09/1961)
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_Silva disse: Segundo o Apocalipse, esses 144 mil são "homens virgens que não se corromperam com mulheres".

Virgem está em processo de extinção ate no horoscopo.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • BotanicoBotanico Membro
    Fernando_Silva disse: Segundo o Apocalipse, esses 144 mil são "homens virgens que não se contaminaram com mulheres
    - Quando eu fazia gozação sobre esses homens virgens, uma prima minha que é testemunha de jeová me olhava de um jeito que parecia que a vontade dela era "sentar" a mão na minha cara. Ela dizia que eu não era capaz de distinguir virgindade física de virgindade espiritual.

Sobre esses 144.000 homens virgens, os TJs, isto é, a Torre de Vigia (um tj comum está expressamente proibido de INTERPRETAR COISA ALGUMA) dizem ser os primeiros 144.000 tjs, descontando alguns chefões dos tempos bíblicos. Foi num congresso em Columbus em 1935 que o líder deles, o J. F. Rutherford, separou esses 144.000 dos outros, os quais passariam a ser chamados de "a grande multidão que ninguém podia contar" citada lá em Apocalipse. Ele fez um discurso e solenemente solicitou que se levantassem aqueles que tinham esperança de viver eternamente na Terra renovada por Cristo. Alguns se levantaram e ele anunciou:
    _ Eis a Grande Multidão.

Bem, teríamos de ver a Sentinela da próxima Páscoa para saber quantos participaram da ceia do pão e vinho (só os candidatos aos 144.000 é que podem participar desse banquete fuleiro) e só então saber quantos ainda sobram deles. Na última vez que ouvi falar, foram uns 6000... Só que a coisa tá grave. Antigamente, só podiam fazer parte do colegiado de líderes (o tal Corpo Governante) quem fosse dos 144.000 (e só americanos!) e como já são nonagenários, já não têm nem mais condições de comandar nada. Os caras já estão com o alemão e chamando Jesus de Genésio. Enfim, sobrou pros da Grande Multidão segurarem as broncas daqui pra frente...

Post edited by Botanico on
    Na rua em que cresci ocorria com frequência uma cena cômica.
    Como era comum na época, domingo de manhã era dia de todo mundo lavar seus carros na calçada e confratenizar com os vizinhos.
    Bastava alguém avistar Testemunhas de Jeová lá longe vindo que todos recolhiam seus baldes e mangueiras, se trancavam dentro de casa com janelas fechadas e ficavam lá até os TJ's irem embora.

Tinham alguns que batiam palmas até alguém vir atender...
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    E justiça seja feita, guardo de memória que uma das amigas mais queridas e das famílias mais gentis que conheci naquela época eram justamente de Testemunhas de Jeová.
    Sutilmente tentavam me cooptar vez por outra, mas nunca insistiam quando eu refutava.
    No mais eram excelentes pessoas, em uma daquelas lições para não transformar desavenças ideológicas em antipatias pessoais.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • BotanicoBotanico Membro
    Uma coisa que não se pode negar é a PLASTICIDADE do Corpo Governante em se adaptar às situações. Enquanto os evangélicos continuam a insistir que o Universo foi criado em 6 dias há 6000 anos, a Torre de Vigia foi mudando as coisas conforme ficavam insustentáveis as crenças nesses paradigmas. Assim acabaram aceitando o Criacionismo de Longo Prazo, ou seja, faz-se o malabarismo de dizer que "no princípio" não se estabelece um tempo preciso de começo e que poderia ser de bilhões de anos. O dia criativo bíblico, que corretamente entendido é de 24 horas mesmo, passou a ser "dia" ou seja um período de tempo indeterminado. Antes a Torre de Vigia "entendia" que a sequência de eventos narrada na Bíblia para cada um dos dias havia sido "confirmada" pela Ciência (vejam o livro Vida, qual a sua origem?). Em publicações mais recentes, a coisa mudou. Os eventos ocorridos em cada dia criativo não estão mais separados, mas "continuaram ao longo dos outros dias". Caiu a ficha: tiveram de admitir que animais terrestres primitivos (criados no sexto dia) coexistiram com plantas terrestres primitivas (criadas no terceiro dia)...

O problema grave nisso tudo é a VERDADE ABSOLUTA da qual essa religião acha ser a única que está de posse. Se essa é a verdade agora, então o que foi dito anteriormente NÃO PODIA ser verdadeiro. Só que jamais um jeovista pode discordar do que é publicado pelo Corpo Governante (que detém o direito exclusivo de publicar coisas referentes aos jeovistas).

Como explicar isso.
    Post edited by Botanico on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Botanico disse: Uma coisa que não se pode negar é a PLASTICIDADE do Corpo Governante em se adaptar às situações. Enquanto os evangélicos continuam a insistir que o Universo foi criado em 6 dias há 6000 anos, a Torre de Vigia foi mudando as coisas conforme ficavam insustentáveis as crenças nesses paradigmas.
    O mesmo aconteceu com as vacinas: eram um absurdo, uma violação ao pacto com Jeová, mas, aos poucos, o texto foi mudando até que hoje elas são aceitas.
  • Fernando_Silva disse: O mesmo aconteceu com as vacinas: eram um absurdo, uma violação ao pacto com Jeová, mas, aos poucos, o texto foi mudando até que hoje elas são aceitas.

Proibiram vacinas e transplantes também, depois levantaram as tais proibições. Não houve problemas, pois tanto quanto eu saiba, não houve mortes contabilizadas por motivo de obediência ao Corpo Governante nesses casos. Porém, NÃO PODEM, levantar a proibição de transfusão de sangue. Aí não teriam como explicar "essa nova luz" aos parentes dos corajosos e fiéis tjs que preferiram morrer e deixar seus parentes morrerem por "obedecerem a Jeová" e não aceitaram ou não permitiram transfusão de sangue. Há muitos mortos pelo caminho. A Torre de Vigia até pensa em mudar a coisa (por exemplo na reedição de certo livro, não constam mais dois capítulos que tão enfaticamente proibiam a transfusão), mas não tem como sair do dilema sem grandes baixas nas suas fileiras e talvez muitos processos judiciais devido à "obediência a Jeová"...
  • Acauan disse: No mais eram excelentes pessoas, em uma daquelas lições para não transformar desavenças ideológicas em antipatias pessoais.

Lei da convivência era melhor nesses tempos.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Botanico disse: Sobre esses 144.000 homens virgens, os TJs, isto é, a Torre de Vigia (um tj comum está expressamente proibido de INTERPRETAR COISA ALGUMA) dizem ser os primeiros 144.000 tjs,...

Estes primeiros TJ's acharam que o mundo ia acabar antes da seita se expandir e assim todos os Testemunhas iriam para o Céu e só eles.
    Ocorreu que o fim do mundo não veio no prazo pretendido, óbvio, a seita cresceu e logo haviia muito mais que 144.000 TJ's no mundo, daí era preciso achar uma explicação.

Logo, logo, se o número deles tender ao descenso como parece, voltarão em algum momento a ser 144.000 no total e retomarão este discurso.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Botanico disse: Uma coisa que não se pode negar é a PLASTICIDADE do Corpo Governante em se adaptar às situações. Enquanto os evangélicos continuam a insistir que o Universo foi criado em 6 dias há 6000 anos,...

Nem todos... A Assembléia de Deus, maior denominação pentecostal do Brasil admite um remendo teológico chamado Teoria do Hiato, segundo o qual há um espaço de tempo entre "no princípio Deus criou..." e "a Terra era sem forma e vazia" ou coisa parecida.

Segundo versão desta Teoria, a Terra era sem forma e vazia em decorrência da queda de Satanás, o que causou a extinção dos dinossauros...

Pois é...

O fato é que por conta disto jogam todos os milhões de anos que podem ter havido antes desta catástrofe cósmica que foi a queda do chifrudo e contam o seis mil anos a partir de então.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Pausa...
    Quanto mais aprendo sobre evangélicos e suas teorias, mais tenho vontade de me converter ao Catolicismo Romano Tradicional Ultra-Ortodoxo que reza missa em Latim...

...
    Também não...

Melhor continuar na minha crença ancestral a Mayra-Monã.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • PercivalPercival Membro
    E o lance da Juventude Eterna? Uma vez um TJ veio com este papo para a minha mãe.
    Acauan disse: Melhor continuar na minha crença ancestral a Mayra-Monã.

Se for para crer num Deus, que ao menos seja um Deus brasileiro.

Por Tupã.
    Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Percival disse: E o lance da Juventude Eterna? Uma vez um TJ veio com este papo para a minha mãe.

Segundo a doutrina, após a ressureição todos serão jovens e saudáveis.
    Só os que ressucitarem, claro, os demais continuarão nos sete palmos, comendo capim pela raiz em seu paletó de madeira.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Nem todos... A Assembléia de Deus, maior denominação pentecostal do Brasil admite um remendo teológico chamado Teoria do Hiato, segundo o qual há um espaço de tempo entre "no princípio Deus criou..." e "a Terra era sem forma e vazia" ou coisa parecida.
    - Tudo não passa de malabarismos exegéticos e hermenêuticos quando reconhecem que a crença de que o Universo tem só 6000 anos é insustentável. O problema é: se essa interpretação é a verdadeira, então por que a Humanidade foi deixada pelo bom Deus acreditando numa interpretação errada? Cadê os anjos que não vêm aqui corrigir os erros de interpretação bíblicos?
    Acauan disse: Segundo versão desta Teoria, a Terra era sem forma e vazia em decorrência da queda de Satanás, o que causou a extinção dos dinossauros...
    Ué? Como é que a Terra ficou VAZIA E SEM FORMA? Os grandes se foram, mas os pequenos continuaram. Foi depois disso que foram criados o Sol, a Lua, as estrelas, as plantas, os animais, etc e tal? Por que Deus omitiu sua criação pré queda de Satanás? E por que criou Satanás e seus demos?

Esse "conserto" interpretatório está pior do que o enguiço temporal...
  • Acauan disse: E justiça seja feita, guardo de memória que uma das amigas mais queridas e das famílias mais gentis que conheci naquela época eram justamente de Testemunhas de Jeová.

Religião não denigre a personalidade de um indivíduo. Mesmo sendo espírita, me sinto muito aquém de ser sequer próximo de muita gente que conheço, inclusive minha cunhada que é TJ.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.