Armar os professores: a nova resposta à violência nos EUA
..O debate sobre as armas de fogo nos Estados Unidos deu um novo giro esta semana com a decisão de dezenas de professores do Estado de Utah de fazer aulas de tiro e um promotor do Arizona propor uma lei permitindo o porte de armas para os diretores nas escolas.
A discussão sobre as armas nos Estados Unidos voltou à tona após a recente morte de 20 crianças e seis adultos em uma escola primária de Newtown, (Connecticut), vítimas de um jovem armado com um fuzil de assalto.
Entre as medidas propostas está armar funcionários das escolas e treinar professores no uso de armamento, o que tem o óbvio apoio do lobby a favor das armas.
Nesta quinta-feira, o Conselho de Tiro Esportivo de Utah (USSC) isentou os professores deste Estado da taxa de 50 dólares por aulas de tiro, apoiando a proposta de se armar os educadores.
Paralelamente, o procurador-geral do Arizona, Tom Horne, apresentou um projeto de lei para permitir que o diretor e outro funcionário designado de cada escola possam portar armas dentro da instituição, após o devido treinamento na polícia.
Tais propostas se somam ao projeto de lei apresentado na semana passada, no Missouri, para permitir que professores e pessoal administrativo possa portar armas nas escolas.
No momento, apenas os Estados de Utah e Kansas permitem o porte de armas dentro de instituições de ensino.
Estando armado, "o professor não apenas poderia enfrentar um atirador, mas desestimularia os alunos maus com a consciência de que os professores de Utah utilizam armas", disse à AFP Bill Scott, membro do USSC, que atraiu 400 educadores interessados em aulas de tiro.
"Não estamos querendo armar todos os professores, apenas defendemos que os que decidam fazê-lo e desejem treinamento tenham este direito em Utah. Queremos facilitar isto", destacou Scott.
Tom Horne disse ao apresentar seu projeto de lei que "a solução ideal seria um policial em cada escola", mas como isso é economicamente inviável, "o melhor é que cada escola tenha uma pessoa treinada no manejo de armas e na gestão de emergências".
Segundo o site do jornal Huffington Post, legisladores republicanos de ao menos seis estados planejam apresentar em 2013 projetos de lei que permitem o porte de armas de professores nas escolas.
..
http://br.noticias.yahoo.com/armar-professores-nova-resposta-à-violência-nos-eua-090114933.html
Comentários
Basta aprender com os legisladores brasileiros e criar uma lei que obrigue os bandidos a entregarem suas armas.
Onde houver fé, levarei a dúvida!
― Winston Churchill
sem nenhuma consciência sem existências
Burrice é continuar tentando a fracassada formula do desarmamento que nunca funcionou em lugar nenhum do mundo e achar que agora vai dar resultados bons.
- “É isto que dá ao comunismo seu peculiar caráter fanático. Tem sido observado que se trata de uma religião secular (ou de uma fé?) que tem seu céu e seu inferno, seus eleitos e seus malditos, seus livros sagrados e os ungidos que podem interpretá-los. De qualquer maneira, o comunismo é um remanescente das seitas religiosas da Idade Média”. Carew Hunt (A Guide to Communist Jargon).
Ingenuidade avançada é acreditar que com o desarmamento os crimes deixarão de acontecer e as mortes devido aos mesmo também.
― Winston Churchill
Eu apoio essa ideia.
Um 38 contra um fuzil é sacanagem. Se querem responder à altura, então professores e diretores também deverão portar armas pesadas. Mesmo porquê, é dificil de acreditar que alguém portando um revólver 38 irá reagir (para ser bem sucedido é claro, se for pra reagir e se tornar estatística não interessa) e enfrentar um cara ensandecido portando uma AK-47 ou um AR-15.
Se um cara vai tentar matar um monte com uma arma automática não me parece que um sujeito portando uma arma simples vai intimidá-lo.
Mas a parte de intimidar os alunos eu concordo.
Deixando as brincadeiras de lado, eu não vejo isso como uma solução. Policiais armados dentro de um banco desestimulam ladrões que queiram entrar lá, pegar o dinheiro e saírem VIVOS. Mas quando se trata de suicidas a coisa é bem diferente. Eles não tem por objetivo saírem de lá vivos, ao que tudo indica querem matar o máximo possível antes de serem derrubados. Ter alguem que possa reagir nessas horas talvez diminuiria o estrago, que eu, sinceramente, não sei como não foi maior. Se o sujeito tivesse a ideia de entrar lá atirando com uma arma automática na hora do recreio (quem trabalha em escolas sabem como é essa hora) o estrago teria sido muito maior.
No caso de Realengo o atirador foi de sala em sala, se tivesse pego os alunos todos no pátio central teria feito uma chacina.
Não é uma questão de ser contra ou a favor, simplesmente acho que não vai fazer diferença.
A solução para o caso é óbvio: Mudar a educação ensinada as crianças e acabar com o comércio LEGAL e ILEGAL de armas.
É a minha opinião, mas se tiver melhores pode escrever que pensarei no assunto!
Faz parte da cultura americana o uso de armas, dificilmente isso seria mudado.
Já quanto ao comércio... O comércio faz aquilo que qualquer comércio faz, tentar vender o máximo, cabe ao estado não deixá-lo fazê-lo de maneira irresponsável.
Sempre se diz aqui sobre bandidos, mas não só os bandidos cometem crimes, os malucos também podem matar. E se malucos surtam com uma arma pesada na mão então...
Criar restrições quanto à compra e uso de armas me parece ser uma medida mais sensata. Permitir que alguém tenha armas militares em casa não me parece muito sensato.
Estou totalmente de acordo. O problema é acabar com aqueles que tem armas em casa, ou seja, desarmar todo mundo!!!
Não disse isso. Eu sou pelo maior controle de armas. Vender armas indiscriminadamente vai dar merda, tem que ter algum controle.
Nessa história alguém tem que ceder. Ou a população encara estas tragédias com maior naturalidade ou
começa a restringir que tipos de armamento e quais pessoas terão acesso.
Lembro que logo depois dos ataques de 9/11 houve pânico e as revistas nos aeroportos tornou-se mais invasiva, teve muita chiadeira, muita gente não queria abrir mão de sua privacidade. Mas... não há como fazer um omelete sem quebrar alguns ovos, para haver segurança as pessoas teriam que abrir mão de toda a privacidade que já estavam acostumadas, a outra opção seria correr o risco de novos ataques. Se eu estivesse em um avião, eu estaria cagando para a privacidade do cara que está ao meu lado, o importante para mim é chegar vivo e ileso.
Pra mim tem que se acabar com todas as armas que existe no mundo. Armas só trazem destruição e morte. Elas são o atraso do desenvolvimento evolutivo do homem.
Sei que isso não passará de fantasia minha hoje, mas quem sabe um dia nós acordamos para a realidade!!!
Ai é que está o desafio: como controlar algo assim e saber que a pessoa que vai ter posse daquele armamento vai ser uma pessoa responsável. Teria que mudar a educação sim, mas sem quebrar a liberdade do individuo. Isso me lembrou um episódio do Super Choque.
― Winston Churchill
Segunda Emenda à Constituição dos Estados Unidos
"Sendo necessária à segurança de um Estado livre a existência de uma milícia bem organizada, o direito do povo de possuir e usar armas não poderá ser impedido."
E lá eles levam a Constituição MUITO a sério.
E enquanto existir gente disposta a cometer crimes (e eu duvido que isso algum dia deixe de existir), as armas vão existir. E pessoas precisarão de meios para se proteger daqueles dispostos a lhes fazer mal.
Esse é o problema. Ter armas em casa não significa segurança, pois muita gente morre por disparos de armas de fogo acidentalmente em suas casas, especialmente crianças.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Até mesmo cães de guarda podem atacar os próprios donos. Mas nem por isso se pensa em bani-los.
Lembro ter lido em um livro, não faz muito tempo, que acidentes com armas em casa são menores que acidentes com piscinas domésticas. Devemos proibir piscinas em casa?
Eu entendo que o sujeito tenha o direito de ter armas em casa, mas não consigo entender que alguém justifique ter um fuzil para proteção pessoal.
Esse conversa de versão civil é pra boi dormir. A arma pode atravessar paredes mais frágeis. É uma arma militar com poder de fogo um pouco reduzido. Se o projétil atingisse uma velocidade menor, consequentemente, não atravessando alguns tipos de blindagem, poderíamos até aceitar, mas da forma como é apresentada não dá.
Aí que está o absurdo. Me fez lembrar isto:
― Winston Churchill
Parece que a arma tem boa aceitação entre os malucos de lá.
Ou seja, a coisa tende a piorar.
Se esses ataques fossem eventos isolados por tempo e espaço, os americanos poderiam até tentar ignorar e continuar da forma como estão, mas como esses massacres tem se tornado cada vez mais comuns então não dá pra fingir que não estão acontecendo e algo precisa ser feito.
Como eu disse anteriormente. O comércio vai tentar vender ao máximo. Cabe ao Estado perceber que não se pode vender armas como se fossem celulares, sem ter nenhum tipo de controle. O Estado tem que por limites mais rígidos.
De acordo com alguns sites o controle de vendas de armas não permite vendas a quem já tem histórico criminal, menores de idade e doença mental (malucos).
Para mim, parece que não tem respeitado muito a última restrição.
Como você controlar vendas em sites de internet quanto a isto, as próprias redes sociais deixam claro que só podem participar maiores de 18 e não é respeitado.
― Winston Churchill
Pelo que pude entender, a pessoa pode comprar pela internet, mas a arma é entregue em uma casa de armas local onde o sujeito vai buscar, nesse local ele mostra os documentos e comprovantes necessários. No caso do engano relatado por você a arma iria para uma casa de armas.
Eles não entregam a arma diretamente na casa de quem comprou.
Entendi. Mas isso não impede de haver uma burlação nesse sistema, não?
― Winston Churchill
É algo que eu não tenho como responder.
Acredito que se for alguém disposto a fazer tem, pelo menos para se fazer uma matança nos Estados Unidos tem que ser muito planejado. Pelo menos os crimes que ocorrem são assim. Não é gente burra.
― Winston Churchill