Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Afinal Jesus Cristo foi Criado ou existiu o Jesus Cristo histórico ?

O que vocês acham e as fontes por favor.
A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif

Comentários

• 18 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Bom, se acompanhar o tópico O Significado do Sacrifício de Animais perfigurava na figura de Jesus Cristo? Vai saber o que eu penso a respeito.

Até tem um livro muito bom sobre o tema:

21847281_4.jpg
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited dezembro 2012 Vote Up0Vote Down
    Na verdade as únicas fontes são mesmo os Evangelhos (canônicos ou apócrifos), que - ao contrário do que por vezes se pensa - são considerados fontes primárias pelos Historiadores.

Um dos métodos de interpretação historigráfica dos Evangelhos é a Exegese Histórica, que é diferente da Exegese Teológica.
    Os conteúdos dos textos são analisados criticamente contra outros documentos e registros históricos do mesmo período e assim feita uma gradação de credibilidade de cada passagem.

Narrativas sobrenaturais como as que contam que após a morte de Jesus muitos ressucitaram e circularam pela cidade recebem credibilidade mínima, uma vez que ninguém mais registrou tal evento que não passaria despercebido de outros cronistas.

Já passagens como o batismo de Cristo são consideradas plausíveis pelo método, uma vez que os seguidores de Jesus não teriam interesse em inventar uma cena em que seu líder assume um papel coadjuvante de um momento decisivo de sua identidade.

No mais, o silêncio de outras fontes sobre Jesus de Nazaré é considerado uma evidência de que o personagem não chamou muita atenção em vida, mas sua obra - o Cristianismo - é a principal evidência de que um líder espiritual carismático circulou pela Palestina e inspirou outros homens a propagar sua mensagem.

Tudo o mais é questão de Fé.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: Tudo o mais é questão de Fé.

Não tenha dúvidas. Até a própria bíblia entra em contradições. E não só ela, mas qualquer livro sagrado de qualquer religião também.
  • Acauan disse: Já passagens como o batismo de Cristo são consideradas plausíveis pelo método, uma vez que os seguidores de Jesus não teriam interesse em inventar uma cena em que seu líder assume um papel coadjuvante de um momento decisivo de sua identidade.
    Os seguidores de Jesus eram escravos e miseráveis, faz sentido eles inventarem e seguirem um Deus humilde, e tão próximo do povo.

E quem garante que essas passagens não foram colocadas no NT pela Igreja católica e seus monges copistas? Os originais são tão degradados e cheios de furos, não dá pra saber exatamente o que estava escrito, e o fato de ser antigo não garante a legitimidade do que tá escrito.
  • Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
    Fabi disse: E quem garante que essas passagens não foram colocadas no NT pela Igreja católica e seus monges copistas?

Assim como toda referência que temos de Sócrates foi nos dada por Platão, seu discípulo.
    Nem por isto consideramos Sócrates um personagem fictício, mas tentamos somar à imagem criada por Platão os elementos ambientais conhecidos que levam à construção de um Sócrates mais verossímel historicamente.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Acauan disse:
    Fabi escreveu:
    E quem garante que essas passagens não foram colocadas no NT pela Igreja católica e seus monges copistas?
    Assim como toda referência que temos de Sócrates foi nos dada por Platão, seu discípulo.
    Nem por isto consideramos Sócrates um personagem fictício, mas tentamos somar à imagem criada por Platão os elementos ambientais conhecidos que levam à construção de um Sócrates mais verossímel historicamente.
    A diferença é que, no caso de Sócrates, as ideias atribuídas a ele continuam sendo importantes caso se descubra que são de outros autores. A historicidade de Sócrates torna-se algo de interesse apenas dos historiadores.

Já a importância do que se atribui a Jesus depende de ele ter existido, realmente dito e feito aquilo tudo, e ressuscitado. Se, por exemplo, ele disse mesmo o que disse, mas não ressuscitou, talvez a maior parte possa ser jogada fora e o que sobra não passa de auto-ajuda (o que não impede que, através dos que acreditaram naquilo tudo, tenha modificado a história do mundo, mas o islamismo também fez isto, por exemplo).

Fernando_Silva disse: A diferença é que, no caso de Sócrates, as ideias atribuídas a ele continuam sendo importantes caso se descubra que são de outros autores. A historicidade de Sócrates torna-se algo de interesse apenas dos historiadores.
    Já a importância do que se atribui a Jesus depende de ele ter existido, realmente dito e feito aquilo tudo, e ressuscitado. Se, por exemplo, ele disse mesmo o que disse, mas não ressuscitou, talvez a maior parte possa ser jogada fora e o que sobra não passa de auto-ajuda (o que não impede que, através dos que acreditaram naquilo tudo, tenha modificado a história do mundo, mas o islamismo também fez isto, por exemplo).

Há paralelos, diferentes em grau e semelhantes na essência.
    Tanto Sócrates quanto Jesus validam suas filosofias com o auto-sacrifício.
    Sem esta validação, nem a Filosofia Socrática e nem o Cristianismo se desenvolveriam como força civilizacional ou o fariam em uma posição de autoridade muito menor.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Quando as pessoas forem tratar da história de Jesus, deve-se primeiro se atentar ao mais básico:

Jesus é uma coisa e Cristo é outra.

Naquela época se aguardava muito a vinda do Cristo e para os Judeus esse Cristo ainda não chegou e para os Cristãos é Jesus.

Não sei se a profecia que fala da vinda do Cristo está no Velho Testamento, só pode ser eu acho.

Uma vez eu li em algum lugar que na época em que são relatadas as histórias sobre Jesus, havia diversas pessoas que se diziam ser o Cristo, Jesus obviamente levou vantagem sobre os outros.

Eu acredito em duas hipóteses:
    1 - Existiu uma homem chamado Jesus e esse cara fez uma revolução religiosa e cultural na época. Pois naquela época acreditava-se em diversos deuses. Jesus foi o cara que deu a cara a tapa e o cristianismo foi crescendo com o tempo.
    2 - Foi uma armação ou conspiração para formar a sempre poderosa igreja católica.

=)
  • rfrigotto disse: rfrigotto

Procure o topico "As Varias Faces de Jesus" aqui no RV.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • sybok disse: Fico eu pensando como será contada a historia do grande Valdomiro Santiago daqui 2000 mil anos...
    Eu apostaria na não existência dela, o sujeito cairia no completo esquecimento depois de tanto tempo dada as características de informação presente em nossa era e a estrutura dos cultos que visam os lucros fáceis e imediatos e não a criação de uma nova mitologia em torno do sujeito.

Mas eu concordo com o Cabeção quando diz que as pessoas são péssimas futurólogas, posso estar falando uma grande bobagem.

Come with me if you wanna live.
  • Acauan disse: Sem esta validação, nem a Filosofia Socrática e nem o Cristianismo se desenvolveriam como força civilizacional ou o fariam em uma posição de autoridade muito menor.
    Como cristianismo é uma força civilizacional? A Bíblia dita regras sobre escravidão, houve a inquisição, o extermínio de povos americanos. Não consigo ver essa religião como uma força civilizacional.
    edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    Fabi disse: Como cristianismo é uma força civilizacional? A Bíblia dita regras sobre escravidão, houve a inquisição, o extermínio de povos americanos. Não consigo ver essa religião como uma força civilizacional.

Mas é exatamente isto.
    Há muitos clichês de propaganda anti-cristã que foram incorporados ao imaginário ideológico do Ocidente atual, mas o fato histórico fala por si.

O Ocidente tem duas fundações civilizacionais que são a cultura greco-romana e a moral judaico-cristã.
    Ninguém nega a paternidade helênica clássica do Ocidente por conta do fato de os gregos e romanos terem sido escravagistas e aqueles últimos se divertido jogando gente prá ser comida pelos leões.

Quase tudo que consideramos certo ou errado, nosso modo de pensar o mundo de forma racional mas com uma moralidade que extrapola a lógica (por que seria errado matar um inocente para salvar dois?) e PRINCIPALMENTE nossa visão da realidade centrada no INDIVÍDUO HUMANO são criações do amálgama filosofia socrática + cristianismo.

Qualquer dúvida, basta comparar com o desenvolvimento das civilizações do extremo oriente, nas quais o Hinduísmo, Budismo e Confucionismo priorizaram o ideal da Harmonia sem destacar o conceito do Indivíduo.

E tantas coisas mais que eu poderia dizer sobre assunto, dentro do óbvio que eu passo longe léguas de ser um propagandista cristão.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Fabi disse: Como cristianismo é uma força civilizacional? A Bíblia dita regras sobre escravidão, houve a inquisição, o extermínio de povos americanos. Não consigo ver essa religião como uma força civilizacional.
    Independente de gostarmos ou não do cristianismo, ele foi e ainda é uma das bases da civilização ocidental.

De qualquer modo, o cristianismo não foi criado por monstros e psicopatas e sim por gente como a gente, com seus defeitos e virtudes e sua herança cultural, que inclui escravidão e extermínio.
  • E por que o cristianismo e não as religiões pagãs?
    Acauan disse: Qualquer dúvida, basta comparar com o desenvolvimento das civilizações do extremo oriente, nas quais o Hinduísmo, Budismo e Confucionismo priorizaram o ideal da Harmonia sem destacar o conceito do Indivíduo.
    As religiões pagãs também eram individualistas. Qual é a vantagem do cristianismo?

edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    Fabi disse: E por que o cristianismo e não as religiões pagãs?

Abordei este tema em Roma, a Religião da República Sagrada.

Fabi disse: As religiões pagãs também eram individualistas. Qual é a vantagem do cristianismo?

Na verdade as religiões pagãs só enxergavam a condição humana coletivamente dentro dos sistemas de castas que sustentavam.
    Um indivíduo não era mais do que a fração da casta a qual pertencia e não poderia ser outra coisa.

O individualismo filosófico no Ocidente se desenvolve com a Filosofia Socrática, o pensador solitário perante a realidade.

Na literatura, Homero destaca o arquétipo do Herói, o homem solitário que desafia os deuses para tentar construir seu próprio destino, com final trágico na maioria das vezes.

É a Filosofia Cristã, particularmente a Escolástica, que funde a Cultura Clássica com a cosmogonia Judaica e praticamente cria a definição filosófico-teológica de indivíduo: O conceito do Homem só diante de Deus, que responde por suas decisões e atos, seja ele um rei ou escravo.

O conceito de individualidade estava implícito no Judaísmo, mas nele Israel, um coletivo, é o protagonista da relação com Deus.

Nas religiões Orientais - Hinduísmo, Budismo, Confucionismo é sacralizado o conceito de harmonia, no qual o individualismo é praticamente uma anomalia a ser eliminada, vide o conceito de Nirvana.

Obviamente que os indivíduos humanos, em si, sempre souberam em qualquer tempo e lugar se reconhecer como tal, mas este reconhecimento não tinha expressão cultural ou social antes do Cristianismo, que a primeira filosofia a dar formato intelectual e colocar o conceito de Indivíduo como fundamento da Civilização que erigiu.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Abordei este tema em Roma, a Religião da República Sagrada.
    Vou dar uma lida.
    Acauan disse: O conceito do Homem só diante de Deus, que responde por suas decisões e atos, seja ele um rei ou escravo.
    Interessante. Esse conceito está tão enraizado que parece que sempre existiu.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.