Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Contabilidade criativa - Governo manipula dados e Brasil perde confiança dos investidores

Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
E o ministro Mantega ainda tem a cara de pau de questionar a confiabilidade dos dados do IBGE quando estes não confirmam suas previsões delirantes...

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?cod_post=481430&ch=n
Governo manipula dados e reduz confiança no país

A conquista da estabilidade econômica não foi instantânea. Levou tempo para o Brasil passar a ser considerado como alternativa para grandes investidores globais. E entre os fatores de atração com que passou a contar o país incluem-se, além da estabilidade política, a seriedade e a transparência na condução da política econômica.

Pois esta seriedade e transparência estão seriamente abaladas depois de uma série de artifícios usados para melhorar as contas públicas, culminando com um pacote baixado no último dia útil do ano.
Não fossem a atenção de analistas e até mesmo a sofisticação da contabilidade pública brasileira, o “jeitinho” para fazer o superávit primário de 2012 formalmente atingir a meta de 3,1% do PIB teria passado despercebido.

Do pacote constaram dois decretos, uma medida provisória - assinados, portanto, pela presidente Dilma - e quatro portarias do Ministério da Fazenda, de responsabilidade de Guido Mantega.
Pouco antes, foram transferidos R$ 12,4 bilhões do Fundo Soberano com o mesmo objetivo de inflar o superávit primário, como se fosse dinheiro derivado de corte de despesas ou acréscimo de arrecadação.

Os decretos, a MP e as portarias, em linguagem cifrada, trataram de algumas operações, incluída a emissão de títulos públicos, pelas quais o BNDES e a Caixa Econômica, como já ocorreu no passado, anteciparam o pagamento de dividendos à União.

No jogo de maquiagem, para justificar essas transferências, a CEF recebeu do BNDES, a fim de se capitalizar, ações de empresas das quais o banco participa. Assim, a instituição financeira estatal voltada à construção civil e projetos de saneamento se tornou sócia de um frigorífico (JBS), entre outras empresas. Tanto que a Caixa passou a ser chamada de “BNDESdoB”.
A situação é tão esdrúxula que se espera com certa ansiedade a publicação das respectivas exposições de motivos dos atos baixados no dia 28. É grande a curiosidade sobre como a manobra será justificada.

Não é de hoje que o Tesouro faz operações de lançamento e entrega de títulos a bancos públicos para alavancá-los, sendo que parte dos recursos volta na forma de dividendos. Como estas capitalizações não são consideradas despesas primárias, na prática cria-se um “orçamento paralelo” à margem do Congresso, sem visibilidade. E, como há um subsídio embutido nas operações — os juros que o Tesouro paga pela dívida que contrai são maiores que os cobrados pelos bancos —, surgiu uma fonte de gastos fora de controle (R$ 15 bilhões em 2012).

Ao pacote soma-se a intenção do Planalto de flexibilizar a Lei de Responsabilidade Fiscal para facilitar a desoneração de setores escolhidos a dedo, e durante um prazo longo.
O resultado de tudo é arranhar de maneira séria a credibilidade do Brasil no exterior, com reflexos em decisões de investimentos de longo prazo.
Se a contabilidade pública não é confiável, tudo o mais perde credibilidade. Teria sido melhor justificar o fato de os 3,1% do superávit não terem sido alcançados.
Post edited by Fernando_Silva on

Comentários

  • 9 Comentários sorted by Votes Date Added
  • O autismo desse Mantega chega a me assustar.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Ele é mais um otário seguindo as ordem do PT imundo.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

    "A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

    "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

    "O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: Governo manipula dados e reduz confiança no país

    Seria Dilma a Cristina Kirchner brasileira? Espero sinceramente que a moda não pegue, elas estão queimando o filme das mulheres na política.
    Post edited by Neuromancer on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    A Cristina e o Chávez manipulam os índices de inflação e a cotação do dólar. Aqui no Brasil, pelo menos até agora, só questionaram a seriedade do IBGE (embora, no primeiro mandato, o Lula tenha tentado aprovar uma lei submetendo os números do IBGE a uma censura prévia).

    Na Argentina, estão imprimindo tanto dinheiro que a casa da moeda deles não deu conta e tiveram que importar pesos argentinos do Brasil.

    Na Venezuela, o dólar oficial está tão defasado que os importadores não querem mais fornecer e anda faltando comida (o país importa 85% do que consome, inclusive comida).

    http://oglobo.globo.com/mundo/venezuela-vive-problema-de-abastecimento-de-alimentos-7227640
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Neuromancer disse: Seria Dilma a Cristina Kirchner brasileira? Espero sinceramente que a moda não pegue, elas estão queimando o filme das mulheres na política.

    Ética não tem sexo, cor nem religião.

    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • Fernando_Silva disse: Na Argentina, estão imprimindo tanto dinheiro que a casa da moeda deles não deu conta e tiveram que importar pesos argentinos do Brasil.

    Você tá de sacanagem!? O que aquela louca acha que vai acontecer?
  • NeuromancerNeuromancer Membro
    edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: Governo manipula dados e reduz confiança no país

    O que esperar de um governo que muda a definição de classe média para aumentar a tal classe no país e fazer o maior estardalhaço sobre o "feito"?
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Neuromancer disse:
    Fernando_Silva escreveu:
    Na Argentina, estão imprimindo tanto dinheiro que a casa da moeda deles não deu conta e tiveram que importar pesos argentinos do Brasil.

    Você tá de sacanagem!? O que aquela louca acha que vai acontecer?

    Este link é de 2010, mas a coisa vem se repetindo:
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,argentina-importa-pesos-do-brasil,634367,0.htm
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.