A instituição do regime da Progressão Continuada em escolas publicas promove alunos desinteressados pelo aprendizado, por consequência tornam-se analfabetos funcionais da primeira a oitava serie, mas o governo paternalista procurando sempre incentivar os mais acomodados e irresponsáveis, acha certo reservar metade das vagas das poucas escolas técnicas publicas para alunos que não conseguem ter um aproveitamento mínimo de 50% quando avaliados.
50% da vagas habilitando Técnico credenciados para assumirem responsabilidades profissionais , para alunos considerados: “afro descendente, baixa renda e estudantes da escola publica” com um aproveitamento abaixo do 50% ?
Voce contrataria um Tecnico em Edificações sabendo que em um teste de nivel fundamental num total de 50 questões ele por fazer jus a sua cota “social” conquistou seu ingresso em uma escola federal acertando apenas 09 questões ?
Foi isso que aconteceu no ultimo vetibular do IFSP- INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
Confira abaixo a lista de convocações com esse e outros absurdos:
http://www.vestibularifsp.com.br/classificacao/lista.asp
CAMPUS SÃO PAULO
CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS
Na convocação para a matrícula dos candidatos aprovados será obedecida a divisão de vagas constante na Lei Nº 12.711 de 29 de agosto de 2012, que trata da RESERVA DE 50 % DAS VAGAS PARA CANDIDATOS QUE CURSARAM O ENSINO FUNDAMENTAL INTEGRALMENTE EM ESCOLA PÚBLICA.
Curso: EDIFICAÇÕES - NOITE
011199-6 JOSE IVANILDO DIAS VIANA 9 acertos Convocado
004485-5 JULIANNA VIEIRA PARREIRA 26 acertos Não convocado
ELETROTÉCNICA INTEGRAL
010921-4 MANOEL MESSIAS XAVIER SOUZA 10 acertos Convocado
011807-7 GUILHERME ARAKAKI DO NASCIMENTO 36 acertos Não convocado
INFORMATICA INTEGRAL
003291-4 VICTOR VIEIRA RUFINO SANTOS 19 acertos Convocado
003687-9 RUBENS DOUGLAS ROCCIA 40 acertos Não convocado
MECANICA INTEGRAL
007538-2 AMANDA DA SILVA MELO 19 acertos Convocado
002743-7 TAMILYN SAITO 38 acertos Não convocado
Não sou totalmente contra o favorecimento da entrada no acesso de pessoas de baixa renda aos cursos profissionalizantes publicos, mas sou totalmente contra ao nivelamento por baixo, permitindo o acesso sem o mínimo de conhecimento, ou abaixo dos 50% de aproveitamento na avaliação.
No caso mais gritante do candidato ter se classificado para o curso de Eletrotécnica acertando apenas 10 questões enquanto o outro fora da cota sendo DESCLASSIFICADO acertando 36 questões, então é para ser revista essa lei 12 711 ou não , ta bom assim ?
Ja que o governo faz questão de discriminar ricos e pobres , escola particulares e publicas e os afros descendentes, democraticamente como todos pagam impostos, todos tem o mesmo direito publico, então que o governo mantenha uma discriminação mais democrática, fazendo uma escola técnica para cotistas “discriminados” sociais e outra para não cotista, dessa forma todos serão beneficiados pelo seus impostos .
E terão direito a ser um profissional conforme a sua capacidade.
O que não pode é continuar fazendo leis imbecis capaz de aprovar candidato publico com índice de aproveitamento igual 20% e reprovar candidato com índice de aproveitamento igual a 72%.
Repare que teve um candidato cotista aprovado com apenas 09 questões certas, ou seja qualquer criança que saiba assinalar um x dificilmente acertaria no chute menos que 09 questões, se for uma “cotista” ja taria sendo habilitada a frequentar um curso de Técnico de Edificações em uma escola publica federal, na minha visão esta lei tem que ser no mínimo revista?
Para mim esta é a politica do "quanto pior melhor".
Comentários
O objetivo da escola não é dar diplomas a incapazes, como se estivesse reparando alguma injustiça, é garantir que haverá cidadãos devidamente capacitados para desempenhar as funções necessárias à sobrevivência e ao progresso da sociedade.
Impedir que aqueles que seriam capazes de aproveitar os cursos tenham acesso a eles é um tiro no pé. Todos acabam prejudicados, inclusive os "coitadinhos".
.
.
Prevejo para um futuro bem próximo, uma avalanche imigratória de profissionais capacitados, para preencher milhares de vagas de trabalho no Brasil...
.
.
.
http://gilghamesh.blogspot.com/
Infelizmente é o nosso país. É a realidade governamental brasileira.
Só lamento....
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Enquanto os índices de brasileiros cursando faculdades engorda, omite-se o fato que a grande maioria deles é formada em escolas que não habilitam o aluno sequer a participar do BBB.
Com dinheiro público do Pró-UNI, também na grande maioria dos casos.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
A turma que defende as cotas raciais e outras gosta de citar estatísticas que emparelham o desempenho acadêmico de cotistas e não cotistas.
Deixando-se de lado, por enquanto, quais cursos concentram a maioria dos cotistas, logo definem os padrões de desempenho médio, cabe perguntar:
Se os cotistas tiram as notas requeridas nas avaliações regulares dos cursos, por que não tiram as notas requeridas no vestibular?
Possibilidade 1: Os critérios de avaliação são mais exigentes na admissão dos alunos do que na sua qualificação;
Possibilidade 2: Nos meses entre o vestibular e as primeiras avaliações os cotistas elevam o seu desempenho ao nível médio;
Possibilidade 3: Nos meses entre o vestibular e as primeiras avaliações os demais alunos reduzem seu desempenho ao nível mínimo.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
― Winston Churchill
E, ao pular degraus, são cometidas várias injustiças. Sou CONTRA cotas raciais e tenho ressalvas com as cotas para estudantes oriundos de escolas públicas. A meritocracia deve ser o único critério, do contrário, estaremos jogando estudantes semianalfabetos em universidades ruins, tão ruins que, como disse o Acauan, não preparam nem para o BBB. Daí um monte de engenheiros civis projetando prédios que caem, médicos cometendo erros crassos, ortodontistas que fazem barbeiragens e coisas do gênero...