Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Silas Malafaia confirmando o Pequeno Manual para Entender os Crentes

AcauanAcauan Administrador, Moderador
É perigoso para os cristãos terem amizade profunda com incrédulos?

Pr. Silas responde - 14/01/13 - 10:46
Pr. Silas Malafaia
Pr. Silas Malafaia é psicólogo clínico e conferencista internacional.

Fonte: Verdade Gospel

Existe um ditado popular que diz: “diga-me com quem andas, e te direi quem és”. Antes de associar-se a alguém e ter amizade com essa pessoa, procure observar como ela se comporta sozinha e em grupo, como ela fala, do que gosta, como age quando está sob pressão. Mesmo que se diga cristã, avalie se ela observa ou não a Palavra de Deus, se tem temor a Ele.

De maneira alguma estou fazendo apologia ao isolamento total ou à inimizade com os que não professam a mesma fé que nós. Não somos do mundo, mas vivemos nele. Trabalhamos e estudamos com pessoas que não conhecem os preceitos bíblicos. Devemos falar e testemunhar do amor de Jesus a elas! Todavia, conviver é uma coisa; estabelecer uma amizade profunda, outra, porque amizade implica comunhão de ideias e práticas.

O apóstolo Paulo advertiu: Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes (1 Coríntios 15.33). Por que ele disse isso? Porque o ser humano é um ser social. Seu comportamento é influenciado por aquilo que ele vê, ouve, admira. As pessoas com quem andamos, conversamos e a quem abrimos nosso coração exercem uma forte influência sobre nós. Se não tiverem compromisso com Deus, vão falar de coisas vãs ou más; coisas que ofendem a santidade do Senhor e que, com o tempo, corromperão os costumes cristãos que adquirimos em nossa convivência com nossa família e/ou a Igreja.

Quando o cristão fica mais exposto aos valores mundanos do que à Palavra e à presença de Deus, com o tempo acaba esfriando na fé, adquirindo os mesmos hábitos que os incrédulos, frequentando os mesmos lugares que estes, adotando o mesmo vestuário e falando da mesma maneira, sobre os mesmos assuntos, segundo os mesmos pontos de vista.

Normalmente, quando chega a esse ponto, significa que o cristão já perdeu a sensibilidade quanto aos malefícios que aquela influência mundana pode representar em sua vida; já se submete tranquilamente ao aconselhamento daqueles que não têm qualquer comunhão com Deus, em vez de ouvir a orientação do Espírito Santo. Perdeu o referencial certo, Jesus, e sucumbiu à degradação moral e espiritual.

Por tudo isso, afirmamos que o cristão não deve ter amizade íntima, profunda, com os incrédulos, para não ter sua comunhão com Deus rompida. O contato com eles deve restringir- se à convivência social, profissional, e com o intuito de apontar a salvação em Cristo Jesus.

O cristão pode e deve ouvir, orientar e ajudar quem não é cristão, representando Jesus para essa pessoa, pois foi chamado para ser sal da terra e luz do mundo. Contudo, não deve aconselhar-se com quem não tem os mesmos valores e estilo de vida que ele, especialmente com quem pratica a iniquidade e tem uma vida contrária à Palavra de Deus. Antes, deve aprofundar sua comunhão com a Igreja, mantendo um maior relacionamento com os irmãos em Cristo, ajudando um ao outro e sendo alimentados com a Palavra. E ao relacionar-se com os ímpios, o cristão deve ter sempre em mente o objetivo de demonstrar e pregar o amor de Deus, para que eles também conheçam o evangelho e possam cooperar com Cristo para a salvação de sua alma.
Post edited by Acauan on
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!

Comentários

• 16 Comentários sorted by Votes Date Added
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    Pequeno Manual para Entender os Crentes

Capítulo 1 – Os crentes e o mundo e o mundo dos crentes
    Publicado originalmente em 22/05/2005 00:09:00

...
    Você pode conviver diariamente com crentes, trabalhar com eles, tê-los como vizinhos ou co-participantes de alguma atividade social, mas se você se considera um simples habitante do planeta Terra, sem pretensões a uma dupla cidadania cósmica, então mesmo o crente mais moderado o verá como representante do mundo que ele acredita odiá-lo, o que inspirará nele, no mínimo, alguma cautela no trato com você.

Isto não implica que amizade entre crentes e não crentes seja impossível, mas a amizade dedicada a um do mundo será, quase sempre, de natureza muito diferente daquela dedicada aos do mundo deles.

Esta restrição temerosa dos crentes ao mundo e tudo que vem dele, inclusive você, é a primeira barreira que dificulta as tentativas de entendê-los.
    Além de primeira, é a barreira mais difícil de transpor, uma vez que não é pessoal. Você pode ser a melhor ou a pior pessoa do mundo, para os crentes não importa. Se você é do mundo, para eles é um alienígena.
    O único modo de alguém do mundo penetrar o mundo dos crentes é deixando o próprio.
    Como não emitem vistos de turista para o mundo deles, o único jeito de penetrá-lo é mudando-se para lá em definitivo, o que significa conversão.
    ...
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Silas Malafaia disse: Não somos do mundo, mas vivemos nele. Trabalhamos e estudamos com pessoas que não conhecem os preceitos bíblicos. Devemos falar e testemunhar do amor de Jesus a elas! Todavia, conviver é uma coisa; estabelecer uma amizade profunda, outra, porque amizade implica comunhão de ideias e práticas.

Capítulo 2 - A Guerra dos Mundos
    Publicado originalmente em 24/05/2005 20:32:00

A aspiração dos crentes de se apartarem do que chamam "o mundo" já dificulta, por si só, o entendimento deles por quem não vê problema em ser um simples terráqueo.

Mas o mundo não é coisa fácil da qual se apartar e, gostem ou não, os crentes têm que viver nele e conviver com o que dele é.

Na vida cotidiana os crentes têm que interagir com "o mundo", cuja rejeição plena em prol de uma crida realidade mais alta só seria possível se o pio se tornasse um João Batista moderno, morando no deserto e comendo apenas gafanhotos e mel silvestre, alternativa que não é acolhida com entusiasmo naquela comunidade.
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Silas Malafaia disse: O cristão pode e deve ouvir, orientar e ajudar quem não é cristão, representando Jesus para essa pessoa, pois foi chamado para ser sal da terra e luz do mundo.

Capítulo 4 – A Hierarquia Espiritual
    Publicado originalmente em 31/05/2005 23:51:00

Entender os crentes (ou qualquer outro grupo) passa necessariamente pela compreensão de sua hierarquia.
    Como os crentes, em tese, rejeitam "o mundo" e o Homem Natural que o habita, sua hierarquia é, ainda em tese, espiritual.

O topo desta hierarquia espiritual é ocupado (claro) pelos próprios crentes, de acordo com sua condição de salvos, santos, eleitos, sal da terra, luz do mundo e outros títulos tais que usam para se identificar entre si.
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Silas Malafaia disse: Contudo, não deve aconselhar-se com quem não tem os mesmos valores e estilo de vida que ele, especialmente com quem pratica a iniquidade e tem uma vida contrária à Palavra de Deus. Antes, deve aprofundar sua comunhão com a Igreja, mantendo um maior relacionamento com os irmãos em Cristo, ajudando um ao outro e sendo alimentados com a Palavra.

Capítulo 14 - A Corporação dos Santos
    Publicado originalmente em 20 Mai 2011, 18:48

Como é requerido de um ambiente que imita a fraternidade familiar que seus membros pratiquem a confiança e assistência mútua, frequentemente os laços congregacionais são extrapolados para relações pessoais, sociais, profissionais e de negócios. Uma espécie de network dos salvos, na qual os ímpios não se assentam à roda das oportunidades reservadas aos irmãos.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • emmedradoemmedrado Membro
    O Silas deve achar que Jesus era um pecador , visto que andou,viveu e comungou com prostitutas , cobradores de impostos etc..
    Tenho vários amigos ateus e não cristãos (outros credos) e compartilho minha vida com eles, sim aceito conselhos e já fui até muito ajudados por tais.
    Isso que o Silas propõe chama-se FARISAISMO.
    Post edited by emmedrado on
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Acauan disse: Na vida cotidiana os crentes têm que interagir com "o mundo", cuja rejeição plena em prol de uma crida realidade mais alta só seria possível se o pio se tornasse um João Batista moderno, morando no deserto e comendo apenas gafanhotos e mel silvestre, alternativa que não é acolhida com entusiasmo naquela comunidade.

Eu iria falar uma coisa parecida, mas o Acauan já falou da melhor maneira possível.

Isso me lembra aquela coisa de nações democráticas terem relacionamento com ditaduras porque uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, ou seja, não interessa se o país é uma merda, mas se tem alguma coisa (petróleo, mão de obra, minérios etc.) que interessa ao país democrático, tanto faz.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Os crentelhos querem desfrutar dos benefícios do "mundo", querem ficar ricos etc., mas, ao mesmo tempo, afirmam que "não são do mundo".
    Esquizofrenia.
  • Fernando_Silva disse: Os crentelhos querem desfrutar dos benefícios do "mundo", querem ficar ricos etc., mas, ao mesmo tempo, afirmam que "não são do mundo".
    Esquizofrenia.

Eles são como Hannah Montana:

cd-hannah-montana-miley-cyrus-show-o-melhor-dos-dois-mundos_MLB-O-217188964_9936.jpg

Se eles tivessem que escolher um só mundo, como seria?

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Se eles tivessem que escolher um só mundo, como seria?

Escolheriam o pior dos mundos!
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Cientista1 disse: Escolheriam o pior dos mundos!

Um cheio de crente. Isso sim seria o inferno.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Sera que o mundo idealizado por eles fosse real eles mesmos aguentariam? Eu duvido.
    ― Winston Churchill

• Lucifer disse: Um cheio de crente. Isso sim seria o inferno.

So de imaginar já me deu ânsia....
    Percival disse: Sera que o mundo idealizado por eles fosse real eles mesmos aguentariam? Eu duvido.

ninguem em sã consciência aguentaria!
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Percival disse: Sera que o mundo idealizado por eles fosse real eles mesmos aguentariam? Eu duvido.

Se ja no nosso mundo eles não se entendem, imagine em um mundo so deles.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Engraçado: eles fazem a distinção do mundo deles ao nosso, mas ao mesmo tempo necessitam interagir com as pessoas "do mundo". Porque sabem que não tem poder influente a todos, e lutam por direitos para eles, afim de tornar todos compatíveis ao mundo deles. Não falo no sentido de que eles sejam os únicos a fazer isso.
    ― Winston Churchill

• Sobre o comentário do Moises do fórum:
    Bom, mas a verdade é que quando as democracias deixam de comerciar com uma ditadura, como no caso do Iraque de Saddam entre 1991 e 2003, aí os anti-sistema também reclamam.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.