É perigoso para os cristãos terem amizade profunda com incrédulos?
Pr. Silas responde - 14/01/13 - 10:46
Pr. Silas Malafaia
Pr. Silas Malafaia é psicólogo clínico e conferencista internacional.
Fonte:
Verdade Gospel
Existe um ditado popular que diz: “diga-me com quem andas, e te direi quem és”. Antes de associar-se a alguém e ter amizade com essa pessoa, procure observar como ela se comporta sozinha e em grupo, como ela fala, do que gosta, como age quando está sob pressão. Mesmo que se diga cristã, avalie se ela observa ou não a Palavra de Deus, se tem temor a Ele.
De maneira alguma estou fazendo apologia ao isolamento total ou à inimizade com os que não professam a mesma fé que nós. Não somos do mundo, mas vivemos nele. Trabalhamos e estudamos com pessoas que não conhecem os preceitos bíblicos. Devemos falar e testemunhar do amor de Jesus a elas! Todavia, conviver é uma coisa; estabelecer uma amizade profunda, outra, porque amizade implica comunhão de ideias e práticas.
O apóstolo Paulo advertiu: Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes (1 Coríntios 15.33). Por que ele disse isso? Porque o ser humano é um ser social. Seu comportamento é influenciado por aquilo que ele vê, ouve, admira. As pessoas com quem andamos, conversamos e a quem abrimos nosso coração exercem uma forte influência sobre nós. Se não tiverem compromisso com Deus, vão falar de coisas vãs ou más; coisas que ofendem a santidade do Senhor e que, com o tempo, corromperão os costumes cristãos que adquirimos em nossa convivência com nossa família e/ou a Igreja.
Quando o cristão fica mais exposto aos valores mundanos do que à Palavra e à presença de Deus, com o tempo acaba esfriando na fé, adquirindo os mesmos hábitos que os incrédulos, frequentando os mesmos lugares que estes, adotando o mesmo vestuário e falando da mesma maneira, sobre os mesmos assuntos, segundo os mesmos pontos de vista.
Normalmente, quando chega a esse ponto, significa que o cristão já perdeu a sensibilidade quanto aos malefícios que aquela influência mundana pode representar em sua vida; já se submete tranquilamente ao aconselhamento daqueles que não têm qualquer comunhão com Deus, em vez de ouvir a orientação do Espírito Santo. Perdeu o referencial certo, Jesus, e sucumbiu à degradação moral e espiritual.
Por tudo isso, afirmamos que o cristão não deve ter amizade íntima, profunda, com os incrédulos, para não ter sua comunhão com Deus rompida. O contato com eles deve restringir- se à convivência social, profissional, e com o intuito de apontar a salvação em Cristo Jesus.
O cristão pode e deve ouvir, orientar e ajudar quem não é cristão, representando Jesus para essa pessoa, pois foi chamado para ser sal da terra e luz do mundo. Contudo, não deve aconselhar-se com quem não tem os mesmos valores e estilo de vida que ele, especialmente com quem pratica a iniquidade e tem uma vida contrária à Palavra de Deus. Antes, deve aprofundar sua comunhão com a Igreja, mantendo um maior relacionamento com os irmãos em Cristo, ajudando um ao outro e sendo alimentados com a Palavra. E ao relacionar-se com os ímpios, o cristão deve ter sempre em mente o objetivo de demonstrar e pregar o amor de Deus, para que eles também conheçam o evangelho e possam cooperar com Cristo para a salvação de sua alma.
Comentários
Capítulo 1 – Os crentes e o mundo e o mundo dos crentes
Publicado originalmente em 22/05/2005 00:09:00
...
Você pode conviver diariamente com crentes, trabalhar com eles, tê-los como vizinhos ou co-participantes de alguma atividade social, mas se você se considera um simples habitante do planeta Terra, sem pretensões a uma dupla cidadania cósmica, então mesmo o crente mais moderado o verá como representante do mundo que ele acredita odiá-lo, o que inspirará nele, no mínimo, alguma cautela no trato com você.
Isto não implica que amizade entre crentes e não crentes seja impossível, mas a amizade dedicada a um do mundo será, quase sempre, de natureza muito diferente daquela dedicada aos do mundo deles.
Esta restrição temerosa dos crentes ao mundo e tudo que vem dele, inclusive você, é a primeira barreira que dificulta as tentativas de entendê-los.
Além de primeira, é a barreira mais difícil de transpor, uma vez que não é pessoal. Você pode ser a melhor ou a pior pessoa do mundo, para os crentes não importa. Se você é do mundo, para eles é um alienígena.
O único modo de alguém do mundo penetrar o mundo dos crentes é deixando o próprio.
Como não emitem vistos de turista para o mundo deles, o único jeito de penetrá-lo é mudando-se para lá em definitivo, o que significa conversão.
...
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Pequeno Manual para Entender os Crentes
Capítulo 2 - A Guerra dos Mundos
Publicado originalmente em 24/05/2005 20:32:00
A aspiração dos crentes de se apartarem do que chamam "o mundo" já dificulta, por si só, o entendimento deles por quem não vê problema em ser um simples terráqueo.
Mas o mundo não é coisa fácil da qual se apartar e, gostem ou não, os crentes têm que viver nele e conviver com o que dele é.
Na vida cotidiana os crentes têm que interagir com "o mundo", cuja rejeição plena em prol de uma crida realidade mais alta só seria possível se o pio se tornasse um João Batista moderno, morando no deserto e comendo apenas gafanhotos e mel silvestre, alternativa que não é acolhida com entusiasmo naquela comunidade.
Nós, Indios.
Capítulo 4 – A Hierarquia Espiritual
Publicado originalmente em 31/05/2005 23:51:00
Entender os crentes (ou qualquer outro grupo) passa necessariamente pela compreensão de sua hierarquia.
Como os crentes, em tese, rejeitam "o mundo" e o Homem Natural que o habita, sua hierarquia é, ainda em tese, espiritual.
O topo desta hierarquia espiritual é ocupado (claro) pelos próprios crentes, de acordo com sua condição de salvos, santos, eleitos, sal da terra, luz do mundo e outros títulos tais que usam para se identificar entre si.
Nós, Indios.
Capítulo 14 - A Corporação dos Santos
Publicado originalmente em 20 Mai 2011, 18:48
Como é requerido de um ambiente que imita a fraternidade familiar que seus membros pratiquem a confiança e assistência mútua, frequentemente os laços congregacionais são extrapolados para relações pessoais, sociais, profissionais e de negócios. Uma espécie de network dos salvos, na qual os ímpios não se assentam à roda das oportunidades reservadas aos irmãos.
Nós, Indios.
Tenho vários amigos ateus e não cristãos (outros credos) e compartilho minha vida com eles, sim aceito conselhos e já fui até muito ajudados por tais.
Isso que o Silas propõe chama-se FARISAISMO.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Eu iria falar uma coisa parecida, mas o Acauan já falou da melhor maneira possível.
Isso me lembra aquela coisa de nações democráticas terem relacionamento com ditaduras porque uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, ou seja, não interessa se o país é uma merda, mas se tem alguma coisa (petróleo, mão de obra, minérios etc.) que interessa ao país democrático, tanto faz.
Esquizofrenia.
Eles são como Hannah Montana:
Se eles tivessem que escolher um só mundo, como seria?
― Winston Churchill
Escolheriam o pior dos mundos!
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Um cheio de crente. Isso sim seria o inferno.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
― Winston Churchill
So de imaginar já me deu ânsia....
ninguem em sã consciência aguentaria!
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Se ja no nosso mundo eles não se entendem, imagine em um mundo so deles.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
― Winston Churchill
Bom, mas a verdade é que quando as democracias deixam de comerciar com uma ditadura, como no caso do Iraque de Saddam entre 1991 e 2003, aí os anti-sistema também reclamam.