http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=alem-espaco-tempo-influencias-escondidas&id=010130121112
Influências escondidas podem existir além do espaço-tempo
Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/11/2012
Além do espaço-tempo podem existir
Pode não se tratar apenas de uma teoria mais fundamental, "por baixo" da Relatividade e da Mecânica Quântica, mas de uma outra realidade, "por baixo" da realidade do nosso próprio Universo.
Metafísica
Físicos estão propondo um experimento que pode nos obrigar a fazer uma escolha entre explicações radicais para descrever a natureza e o comportamento do Universo.
Explicações muito mais radicais do que a recentemente demonstrada natureza fundamental das partículas quânticas.
Se o resultado do experimento der um cabalístico 7, então o Universo segue as leis da relatividade de Einstein, tudo se move suavemente e a velocidade da luz continuará sendo o limite universal de velocidade - tudo continuará bem familiar.
Mas se o resultado superar o 7 - para ser mais exato, se ele chegar a 7,3 - então não apenas os físicos, mas também os filósofos terão que fazer uma convenção mundial para tentar traçar parâmetros para uma forma totalmente nova de pensar o mundo - e superar a velocidade da luz passaria a ser algo trivial.
Relatividade versus Mecânica Quântica
O experimento visa responder uma questão que desafia os físicos há um século: Qual é a explicação mais fundamental para a natureza do Universo?
Seria a Relatividade, seria a Mecânica Quântica, ou haveria algo mais fundamental por baixo de tudo?
Observatório desafia física pós-Einstein
O que Jean-Daniel Bancal e seus colegas agora estão cogitando é que pode não se tratar apenas de uma teoria mais fundamental, "por baixo" de tudo, mas de uma outra realidade, "por baixo" da realidade do nosso próprio Universo.
Além do espaço-tempo podem existir
Quando duas ou mais partículas ficam entrelaçadas, tudo o que acontecer a uma imediatamente afeta a outra, independentemente da distância que as separe. [img][img][/img]
Universo não-local
A Teoria da Relatividade está longe de ser simples, mas, em um campeonato de estranhices, a Mecânica Quântica ganha disparado.
Então, se a natureza quântica do mundo for confirmada, o que isso significaria?
Há duas possibilidades.
A primeira é confrontar a Relatividade de Einstein e aceitar que é possível mover informações, ou o que seja, mais rápido do que a luz.
O problema é que a Relatividade é uma teoria extremamente bem-sucedida, e não é fácil encontrar pesquisadores que a questionem frontalmente. Assim, para muitos físicos, esta seria a possibilidade mais radical.
Mas dificilmente se poderia negar à outra possibilidade de explicação do mundo o adjetivo "radical".
A opção restante seria aceitar que existe algum processo subjacente - por assim dizer, "fora" do nosso Universo - que tem um efeito sobre o nosso espaço-tempo equivalente a considerar que uma coisa pode afetar outra, independentemente da distância entre elas, em uma velocidade infinita.
Seria o efeito borboleta levado ao extremo dos extremos, no sentido de que alguma coisa poderia afetar outra, em qualquer parte do Universo, não como uma cadeia de acontecimentos sucessivos, mas direta e imediatamente.
Causalidade quântica questiona sequência de causa e efeito
Estaríamos então em um Universo marcado pelo que os físicos chamam de "não-localidade".
Em um Universo não-local, cada pedaço do Universo pode ser conectado a qualquer outro pedaço, em qualquer lugar, instantaneamente - seria algo como a abolição do movimento como fenômeno necessário para interligar dois pontos.
É claro que isso desafia a nosso senso comum sobre a realidade, representando uma outra solução radical.
Mas os físicos afirmam que é preferível aceitar essa opção do que a comunicação a uma velocidade mais rápida do que a da luz, porque então eles não teriam nenhum outro fenômeno, e os experimentos mostram que nem neutrinos superam a velocidade da luz.
Pulsos superluminais ludibriam física para viajar mais rápido que a luz
"Nosso resultado dá peso à ideia de que as correlações quânticas surgem, de alguma forma, de fora do nosso espaço-tempo, no sentido de que nenhuma história no espaço e no tempo conseguiria descrevê-las," explicou Nicolas Gisin, da Universidade de Genebra, na Suíça, membro da equipe internacional que está propondo esse desempate entre Relatividade e Mecânica Quântica.
Como explicar o entrelaçamento quântico
O experimento propriamente dito consiste em medir as interações não-locais entre quatro partículas quânticas entrelaçadas.
O entrelaçamento quântico - ou emaranhamento quântico - já está muito bem demonstrado experimentalmente, sendo utilizado, entre outros, na busca pela construção dos computadores quânticos.
Quando duas ou mais partículas ficam entrelaçadas, tudo o que acontecer a uma imediatamente afeta a outra, independentemente da distância que as separe.
E, como isso não é teoria, mas realidade, a questão é como elas fazem isso.
Aqui também há duas possibilidades.
A primeira é que elas "combinariam" de antemão a modificação e, por algum processo desconhecido, saberiam exatamente quando sofrer a alteração. Essa proposta tem sido sistematicamente rejeitada por experimentos que mostram violações da chamada inequalidade de Bell.
A outra opção é que as duas partículas trocariam um "sinal" para que uma soubesse que a outra foi afetada, e alterar-se igualmente.
Além do espaço-tempo podem existir
Autores da proposta (da esquerda para a direita): primeira fila, Yeong-Cherng Liang e Jean-Daniel Bancal; fila do meio, Antonio Acín e Nicolas Gisin; fila superior, Valerio Scarani e Stefano Pironio.
Influências escondidas
O problema é aceitar que esse "sinal" - essencialmente uma informação, que seria usada pela segunda partícula para alterar-se em resposta a uma alteração da primeira - possa viajar mais rápido do que a luz.
Por exemplo, se há mesmo uma troca de sinais, no experimento agora proposto, essa informação teria que viajar mais de 10.000 vezes mais rápido do que a velocidade da luz.
Então a equipe de físicos que propôs o teste embalou junto uma nova teoria: a de que os sinais não seriam informação, mas "influências escondidas" que não seriam usadas para nada - assim, elas não violariam a Teoria da Relatividade.
Se essas influências escondidas existirem de fato, elas poderiam ser deduzidas de um sistema de quatro partículas quânticas entrelaçadas, que estariam conectadas por influências absolutamente fantasmagóricas - de fora do nosso espaço-tempo.
É bom lembrar que Einstein chamou o "mero" entrelaçamento quântico de "ação fantasmagórica à distância" - seria interessante saber como ele chamaria essas influências quânticas escondidas, que seria algo como "úteis, mas inservíveis".
80 dimensões
Matematicamente, o sistema quântico do experimento proposto é descrito por um objeto de 80 dimensões.
A inequalidade escondida - cujo resultado poderá ser até 7, ou até 7,3 - é o limite da sombra que esse objeto de 80 dimensões projeta sobre 44 dimensões.
Dimensões evaporam-se na gravidade quântica
O grupo mostrou que as previsões quânticas podem estar fora desse limite, o que significa que elas estariam indo contra um dos pressupostos.
Fora do limite, ou as influências não podem ficar escondidas, ou elas devem ter uma velocidade infinita.
Entrelaçar quatro partículas é algo já feito por vários grupos experimentalistas, o que torna o teste agora proposto viável em um futuro próximo.
Antes, porém, a precisão dos experimentos terá de melhorar para tornar a diferença mensurável.
Comentários
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_EPR
.
.
É o roto, apontando o dedo acusador para o esfarrapado...
A teoria da relatividade é tão incompleta, quanto a teoria quântica...
Eu diria, inclusive que, além de incompletas, baseiam-se em conceitos totalmente equivocados, devido a análises conclusivas erradas, sobre as observações de fenômenos naturais...
Esperemos o desenrolar de novas teorias, sendo desenvolvidas por novos pesquisadores não atrelados aos dogmas científicos enfiados goela abaixo como "experimentalmente comprovados"...
.
.
.
http://gilghamesh.blogspot.com/
Não sei porque sua dificuldade em acetitar tal.
O tópico do Nelson Magrine no antigo fórum explicava bem o fenomeno.
Você chegou a ler ?
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
.
. .
.
Explicar bem um fenômeno não significa nada, sem a apresentação das experimentações necessárias para a comprovação daquilo que se tenta explicar.
Nesse sentido, apenas parte da teoria do big bang, condiz com as experimentações, escrevi em meu blog, um artigo sobre isso:
http://gilghamesh.blogspot.com.br/2013/01/teoria-do-big-bang-uma-teoria-muito.html
Se apenas parte dela pode ser confirmada por evidências, ela não pode ser considerada como teoria científica plena...
http://gilghamesh.blogspot.com/
É uma pena o tópico do Big Bang postado pelo Nelson, (que é graduado em física se não me engano) , não estar disponível neste fórum.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
A maioria das pessoas da Alemanha eram a favor do Nazismo. Logo, elas estavam corretas. Por Thor, pare com estes apelos a maioria.
E? Só porque uma ciência se destacou primeiro não quer dizer nada. E afinal, o que você quis dizer com esta sentença? Não tem lógica.
"seus adeptos então devem ser bem cautelosos com suas afirmações."
Você não leu ?
De onde foi que você tirou isso ? Quando eu falei em verdades já que a ciência é impossível decretar verdades??
O que insisto é que a maioria dos especialistas na area aceita o Big Bang como uma explicação cientifica.
Veja o que um amigo meu que é físico comentou sobre o que o Giga está falando:
"NOSSA... Todo o tópico é uma montanha de bobagens, inclusive a maioria das respostas. Típica diferença entre conhecimento de fato e... ACHISMO!!"
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
E depois sou eu que fico criticando esse tal de giga sobre o que ele escreve. Ai ta uma prova de que não estou sozinho...
Certissimo! Foi o que eu já tinha argumentado em outros tópicos.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
A verdade foi dita aqui.
― Winston Churchill
Ele ainda está disponível no fórum antigo.
http://www.antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?f=1&t=958&hilit=física+quântica&sid=f875806ec6df41691507cfc0bf8e9c9f
Abçs.
― Winston Churchill
É isso mesmo. Como as pessoas mudam hein!!!
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Só para constar, a maluca da psiquiatra que me tratou como bipolar me medicou assim:
Doses diárias:
Venlafaxina a dose máxima recomendada na bula é 225 mg eu tomava 300mg , paroxetina eu tomava 3 comprimidos não me lembro a dosagem Tergetrol 600mg ,Lexotan 24 mg, Rivotril era uma dosagem bem alta também , Pamelor não lembro a dosagem e falta mais um anti depressivo que não me lembro.
O psiquiatra que me tratou depois diminuiu gradualmente , mas passei a só ser medicado com :
Venlafaxina 150 mg, lexotan 6 mg e pamelor 50 mg
Engraçado foi que a Lídia(Najma) uma forista daqui me disse que não sabia como eu continuava teísta tomando Paroxetina, mal sabia ela que eu já estava ateu só não dava o braço a torcer e para continuar zuando no fórum.
A paroxetina na dosagem que eu tomava me deixou compulsivo fiz um monte de besteiras na vida o que custou meu casamento.
Não tenho nenhum orgulho das coisas que fiz no tempo, só me envergonho. O lado "bom" foi que eu dava muitas gargalhadas das besteiras que fazia.
O krlos foi um forista que percebeu como eu estava dopado, foi até disciplinado por me tratar como tal no tempo.Ele estava certo.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
O Giga devia dar uma olhada aí.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
.
.
Os seguintes físicos, professores e cosmólogos, contestam a teoria do Big Bang:
Dr. Halton C. Arp, Andre Koch Assis, Geoffrey Burbidge, Margaret Burbidge, John Dobson, Professor Truls Hansen, Fred Hoyle, Eric Lerner, Martin Lopez-Corredoira, Kary B. Mullis, Jayant V. Narlikar, Jean-Claude Pecker, Anthony Peratt, Kristoffer Rypdal and Jack Sulentic.
Abaixo, os vídeos onde eles apresentam suas contestações:
http://gilghamesh.blogspot.com/