Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Evangelizadores católicos e evangélicos estão perseguindo os pajés de etnias do interior do Amazonas, na região do rio Solimões, com a intenção de substituí-los para impor aos índios a cultura cristã.
A denúncia é do antropólogo Ademir Ramos, coordenador do NCPAM (Núcleo de Cultura Política do Amazonas), que é uma entidade ligada à Universidade Federal do Amazonas.
Para ele, o que está ocorrendo nas aldeias da região é uma interferência de fora para dentro com o propósito de “matar” a cultura indígena, descaracterizando-a a partir da criação de outros chefes espirituais.
Ele falou que os religiosos disputam entre si quem exerce maior controle sobre os índios. “Há a demarcação, tendo de um lado os católicos e de outro os evangélicos”, disse em entrevista ao Portal Amazônia.
Missionários católicos e evangélicos contestaram a denúncia do antropólogo.
Francisco Loebens, do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), Regional Norte 1, negou que a Igreja Católica esteja querendo acabar com a liderança dos pajés. Argumentou que o Cimi respeita a diversidade e que tem atuado para fortalecer a cultura indígena. “ Destruir ou agredir [essa cultura] afronta o Evangelho”, disse.
O pastor José Soares, da Omeam (Ordem dos Missionários Evangélicos do Amazonas), afirmou que a denúncia “não tem fundamento”, porque há respeito pela “crendice” dos índios e pelo direito deles de manifestação religiosas.
O que ocorre, falou, é uma “conversa” sobre algumas práticas espiritualistas dos índios e o que diz a Bíblia. “Quando mostramos a palavra de Deus, alguns [índios] acabam por entender o Evangelho”, afirmou.
Com informação do Portal Amazônia.
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/#ixzz2IES3pypD
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Missionário: "Não. Se não soubesse, não iria".
Esquimó: "Então por que você me contou?"
Uma conversa reflexiva e direta ao tópico.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
A primeira gravíssima e urgente são a exposição descontralada de tribos primitivas como os Ianomâmis a doutrinadores treinados em técnicas de controle de massas às quais os Índios são completamente indefesos. Se multidões urbanas já caem na lábia de um Valdemiro Santiago da Vida, como índios isolados do mundo moderno resistirão a especialistas custeados por grandes organizações internacionais?
Organizações estas que devem ser vistas com extrema cautela. Não há porque confiar que suas intenções sejam simplesmente salvar almas, quando a região oferece uma infinidade de interesses lucrativos.
Por mim deviam dar um pé na bunda nos missionários estrangeiros que assediam tribos primitivas e controlar rigorosamente as missões religiosas brasileiras que tem contato com eles.
O outro lado da questão, também grave tem sua complexidade particular.
Como lidar com as tribos aculturadas ou semi-aculturadas, a grande maioria das populações indígenas remanescentes?
Faz sentido proteger os Inamomâmis, uma gente indefesa em uma luta desigual contra agressores de sua cultura.
Agora Índios que já fazem parte da sociedade brasileira e interagem com ela social, cultural e economicamente devem ser tutelados quanto às suas preferências religiosas?
Eu, claro, não morro de amores pela idéia de pregadores evangélicos circulando pelas tribos, mas também não defendo a manutenção de costumes bárbaros a título de defesa incondicional da cultura indígena.
A resposta clara é que nestes casos deve valer o princípio da liberdade religiosa, da qual não devem ser privados Índios que já conhecem outros modos de vida o suficiente para poder escolher por si só.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
E não é que é mesmo?
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
"É proíbido a todas as naves e membros da Frota Estelar interferir com o desenvolvimento normal de uma cultura ou sociedade. Essa diretiva é mais importante do que a proteção das naves ou membros da Frota Estelar. Perdas são toleradas ao longo se forem necessárias para a observação dessa diretiva. "
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Pena que isso só esteja na ficção!
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)