A realidade pode ser mais estranha do que a ficção. Na ciência, os efeitos quânticos, que aparecem quando estudamos objetos muito pequenos, certamente são mais estranhos do que podemos imaginar. Um objeto pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, atravessar obstáculos, ter dois estados incompatíveis, como o gato de Schrödinger, morto e vivo ao mesmo tempo.
Mas como sabemos que esses efeitos de fato ocorrem? E por que não vemos isso normalmente? Qual a fronteira entre a realidade quântica, com seus efeitos bizarros, e a nossa realidade comum?
Essas respostas só podem ser dadas através de experimentos. Foi assim que ficou determinada a mais estranha das propriedades quânticas, que está por trás de todo esse mistério: a dualidade partícula-onda. Desde os atomistas gregos, costumamos visualizar a matéria como feita de partículas, objetos minúsculos e indivisíveis. O elétron, que gira em torno do núcleo atômico, é um exemplo popular. Mas em 1924, Louis de Broglie propôs algo inusitado: o elétron é também uma onda. E não só ele, como todas as outras partículas; as entidades fundamentais da matéria têm dupla identidade, a dualidade partícula-onda.
O estranho disso é que partículas e ondas têm propriedades muito diferentes: partícula são localizadas, ocupam pouco volume no espaço; ondas se espalham. Em 1927, Clinton Davisson e Lester Germer observaram a difração de elétrons ao passarem por um cristal de níquel, um efeito típico de ondas. A difração ocorre, por exemplo, quando ondas passam por duas fendas.
Imagine ondas de água passando por uma barragem com apenas duas portinholas, ou ondas de luz passando por uma parede com duas fendas. Elas interferem e criam um padrão de estrias claras e escuras num anteparo. Se repetíssemos o experimento atirando balas (partículas) através das fendas, elas iriam se amontoar no anteparo bem atrás das fendas: balas não interferem entre si, não sofrem difração.
No experimento de Davisson-Germer, o cristal de níquel fazia o papel da parede com fendas. Em 1989, Akira Tonomura, do Japão, conseguiu fazer o experimento de elétrons passando por fendas. Os resultados foram bizarros. Ele mostrou que um elétron, passando sozinho pelas fendas, interfere com ele mesmo: ou seja, o elétron se comporta como uma onda passando pelas duas fendas ao mesmo tempo!
O que ocorre com "partículas" maiores? Qual o limite de tamanho em que as características de onda são "perdidas"? Devido a incríveis avanços tecnológicos, experimentos de difração foram feitos com nêutrons, átomos, e até moléculas, centenas de vezes maiores do que átomos. Um exemplo é o experimento de Anton Zeilinger e seu grupo da Universidade de Viena, que em 1999 demonstrou a interferência de moléculas com 60 átomos de carbono, as "bolas de Bucky", que parecem bolas de futebol.
Quanto maior o objeto, mais sutil é sua interferência, que fica difícil de demonstrar. Imagine uma bola de futebol fazendo dois gols ao mesmo tempo. Isso ocorre no mundo quântico. A próxima etapa é tentar experimentos com vírus. O que ocorre quando seres (quase) vivos passam por duas fendas ao mesmo tempo? E seres vivos?
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelogleiser/1217802-questionando-a-realidade.shtml
"Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Comentários
A Face Oculta da Natureza de Anton Zeilinger
Editora Globo
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
A sua realidade é igual a minha ?
penso que tudo seja energias em movimento, que o homem tenta visualizar através das suas convenções.
eu gostaria de entender a "Face oculta do ser".
sem nenhuma consciência sem existências
Não sei qual é a sua.
O que o homem faz é propor uma explicação lógica para a realidade, através de formulações matemáticas e experimentos físicas.
Eu também!
A realidade dele é um conjunto de lego que ele monta e desmonta a bel prazer.
― Winston Churchill
O Sonho de Uma Borboleta
Qual a definição de ficção, de sonho, de realidade? Como diferenciá-los?
O antigo sábio chinês Chuang-Tsu sonhou certa vez que era uma borboleta. Quando acordou, Chuang-Tsu se perguntou se era um homem que tinha sonhado que era uma borboleta ou era uma borboleta que agora estava sonhando que era um homem.
O filósofo René Descartes, por sua vez, achava que não podíamos confiar nem mesmo no que nos diziam os nossos sentidos, afinal, podia muito bem ser que eles nos enganassem o tempo todo.
Mesmo quando sonhamos, acreditamos viver algo de real. Mas, existe algo que marque a diferença entre as sensações que experimentamos no sonho das que vivemos quando estamos acordados? “Quando penso com cuidado no assunto, não encontro uma única característica capaz de marcar a diferença entre o estado acordado e o sonho (...) Tanto eles se parecem, que fico completamente perplexo e não sei se estou sonhando neste momento”, escreveu Descartes.
E estabelecendo este ponto como marco zero para sua reflexão, ele chegou à conclusão de que a única coisa sobre a qual podia ter certeza era a de que duvidava de tudo. Se ele duvidava, isto significava que ele pensava. E se ele pensava, isto significava que ele era um ser pensante. Ou como ele próprio dizia: “Cogito, ergo sun”.
René, assim como Platão, passa, então, a considerar mais real a existência daquilo que percebemos com nossa razão do que aquilo que percebemos com nossos sentidos.
O fato é que, por mais que procuremos a solução, por mais que alternemos o paradigma, deparamo-nos sempre com um grande paradoxo, o da incerteza.A constatação da real, bem como da existência de uma entidade superior ou da vida após a morte, resume-se à inconstância do mistério.Cabe a nós humanos, peças desse incrível e colossal maquinário que é o Universo, ter fé, ou não; dando asas à imaginação, ou talvez resguardando-se à luz da razão.
Novalis, um jovem poeta do Romantismo, certa vez disse: “O mundo se transforma em sonho e o sonho se transforma em mundo.” Um contemporâneo seu, o inglês Coleridge, expressou assim o mesmo pensamento: “E se você dormisse? E se você sonhasse? E se, em seu sonho, você fosse ao Paraíso e lá colhesse uma flor bela e estranha? E se, ao despertar, você tivesse a flor entre as mãos? Ah, e então?”.
Arconte
http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/647837
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Cheguei humildemente a conclusão de que o que nós achamos que é real é que nos é real.
Quanto a realidade de outros nada podemos saber.
Já houve um momento na vida em que pensei estar louco, eu me policiava em tudo que falava,para as pessoas não percebessem que eu era louco e me internassem num hospício.
Em um outro momento eu pensava que era louco e que as pessoas escondiam isso de mim, para que eu não piorasse.
Eu procurava nas coisas de meus pais alguma coisa que atestasse minha suposta loucura.
Nesse tempo eu estava lendo algumas coisas de Nietzsche.
Muita loucura rsrsrsrs.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Click aqui :
.
.
Os seguintes físicos, professores e cosmólogos, contestam a teoria do Big Bang:
Dr. Halton C. Arp, Andre Koch Assis, Geoffrey Burbidge, Margaret Burbidge, John Dobson, Professor Truls Hansen, Fred Hoyle, Eric Lerner, Martin Lopez-Corredoira, Kary B. Mullis, Jayant V. Narlikar, Jean-Claude Pecker, Anthony Peratt, Kristoffer Rypdal and Jack Sulentic.
Abaixo, os vídeos onde eles apresentam suas contestações:
http://gilghamesh.blogspot.com/
penso logo existo ?
eu digo o seguinte:" sinto logo existo" em outras palavras antes da consciência do ser eu, vem o sentimento do ser .
penso que uma planta embora não raciocine ela é capaz de sentir-se viva.
e se voce estivesse com a razão ? isto provaria que os os loucos estão com a razão!
pelo visto deu certo.
faz sentido :
"em terra de loucos aja como louco e eles te trataram como sendo normal"
sabia que suas idéias confusas tinha uma causa justa.
brincadeira, Edson!
loucura ou falta de razão é comum a todos os seres vivos em maior ou menor grau, existe sempre uma oscilação, pessoas extremamente racionais podem praticar atos totalmente irracionais, pois todos são passiveis de uma pertubação mental, passageira e infelizmente em alguns casos duradoura.
eu costumo dizer que não consulto psicólogos para preservar a sanidade mental deles, ninguem merece, né ?
― Winston Churchill
seja bem vindo, Percival!
― Winston Churchill
"sinto logo existo".
Legal comcordo 100%.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Giga meu caro você sabe que isso não quer dizer muita coisa.
É um número insignificante perto dos que aceitam o Big Bang como uma teoria científica.
Continuo achando que você está atacando uma teoria conforme ela esta na sua cabeça e não tal qua ela é.
Conheço uma turma que faz isso e você sabe quem são.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
.
.
Estou com a nítida impressão de que estamos vivendo numa nova fase do: “Roma locuta, causa finita”, só que agora, na versão Ciência...
.
.
.
http://gilghamesh.blogspot.com/
beleza! você é o primeiro a concordar com isso, mas fica difícil conseguirmos a distinguir uma coisa da outra, talvez sentimento seja alguma forma de pensamento ou um principio de raciocínio.
penso que a morte inicia-se como um sonho e aos poucos a lucidez da vida consciente vai retornando, então aquilo que nos parecia apenas um sonho desconexo volta a ser uma realidade consciente.
A questão é que se não houver algum nível de consciência (pensar) para definir o que se sente sequer se poderia elaborar a frase "sinto, logo existo". Assim, "penso, logo existo".
Ainda que ter consciência não seja condição necessária para se existir.
Aquilo que existe sem consciência, obviamente não sabe disso.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
como ensinou jesus" o homem não foi feito para o mundo e sim o mundo foi feito para o homem" entendo isso assim: a matéria não foi feita para dar existência a consciência, mas a consciência existe para dar formas a matéria.
na minha visão não ha razão na matéria sem consciência.
O pensamento puro em simples.
― Winston Churchill
Ok mas os sentimentos chegam antes que a razão.
Uma criança recém nascida ´só tem sentimentos .
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Algumas vezes eu sei que foram criadas, mas tem algumas coisas que acho difícil ter acontecido mas a minha memória/percepção diz que aconteceu.
Até hoje tenho eventos da minha vida que não sei se aconteceram ou não.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :
Isto é comum a partir de certa idade.
Há literatura científica a respeito, basta pesquisar.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Perfeito.
― Winston Churchill
Nunca ouvi falar de tal fato.
Vou pesquisar , quanto a idade isso acontece desde que tinha 18 anos.
Eu quero a Verdade .
Click aqui :