Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Mandei um e-mail para um site criacionista e veja o que deu:

Mandei um e-mail para um site criacionista dizendo que não devíamos ficar divulgando mentiras na WEB. Este e-mail foi para todos os participantes do Site e veja o que descobri, não aconteceu só comigo,leiam o e-mail que recebi:
(não divulguei nomes para evitar confusão):

Ola Edson
Meu nome é xxxxxx, e recebi seu email ao professor xxxx sobre criacionismo pq desde meus tempo da faculdade de geografia faço parte de tal forum..
Olha, eu ja sabia que um dia ia ver acontecer com outros o que aconteceu comigo..
Em 2001 entrei para a faculdade de geografia totalmente achando que de uma forma geral eu tinha a verdade unica....Esbarrei nesse ambiente com sites ateistas que questionavam meus pressupostos e eu fiquei a Deus dará....Li de tudo..visitei varios sites mas mesmo assim fiquei parecendo um bobo no ninho...Meus argumentos ao menos serviam para mim...Debati no orkut, no face e em varios foruns, e em todos, era um coro que levava dos evolucionistas..
Passaram-se mais de 10 anos....Tive contato com a turma do D.I, do qual inclusive sou amigo pessoal do Enézio, tendo ate encontrado com ele no congresso das edicoes vida nova, na vinda do willian lane craig ao Brasil... Eu tive altas crises emocionais fruto do criacionismo, ate o dia em que encontrei Cristaos sérios, como: Alister Mcgrath, Francis Collins e outros, que nao compartilham a visao Criacionista dos 6 dias e muito menos deixaram de crer num Deus criador!!!! Comecei a ler livros deles, o que me fez abrir os olhos para o terror de crer que a terra tem menos 6 mil anos literais...NUNCA QUESTIONEI DEUS COMO CRIADOR....Depois li um livro teologico chamado COMO LER GENESIS do Tremper Longman III e foi aí que entendi o que é ler narrativas como as de genesis.....Acho que seria rico vc se abrir sem perder o foco do Deus criador!!! Temos antes de mais nada de separar o que é naturalismo filosofico, de teoria da evolucao!!! o que Dawkins e outros biologos fazem é introduzir naturalismo nessa teoria, mas alguns muitos outros nao fazem isso e sabem separar as coisas...
Aqui está o link do livro: http://www.vidanova.com.br/produtos.asp?codigo=103
E acho que o melhor que vc pode fazer é se permitir ir alem de uma leitura simplista do genesis...
Forte abraço...
Post edited by emmedrado on
A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif

Comentários

• 22 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    É possível ser cristão e aceitar o evolucionismo, basta não entender o Gênesis literalmente.
    Afinal, se tudo pode ser interpretado na Bíblia, por que não o Gênesis?
  • CameronCameron Membro
    edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    Fernando_Silva disse: É possível ser cristão e aceitar o evolucionismo, basta não entender o Gênesis literalmente.
    Afinal, se tudo pode ser interpretado na Bíblia, por que não o Gênesis?
    Por causa de alguns pressupostos dentro do próprio cristianismo.

Acredita-se que Jesus é Deus e como tal onisciente, se esse confirma em seus discursos ao longo dos evangelhos (que acredita-se serem relatos precisos a respeito dele) a historicidade de Adão e Eva não restam muitas opções para os cristãos, ou acreditam em Adão e Eva, ou consideram Jesus um mentiroso ou os evangelhos errados, principalmente pelo fato desses fazerem até mesmo a genealogia de Jesus até Adão.

Esse é o preço que pagam pelo carater absoluto com o qual imporam suas crenças ao longo do tempo, Deus sabe tudo, os evangelhos são inspirados por Deus, a igreja é representante inerrante das verdades absolutas do Senhor, o papa é infalível entre outros dogmas desse naipe.

Quando a realidade esmaga a fantasia não resta muita coisa a fazer, ou se comete suicídio intelectual ignorando os fatos em prol da crença ou a abandona.

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Cameron disse: Por causa de alguns pressupostos dentro do próprio cristianismo.

A Igreja Católica Romana já aceitou a evolução faz tempo, com ressalvas ao Darwinismo com o qual mantém uma birra ideológica.

The Catholic Encyclopedia - Catholics and Evolution
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • CameronCameron Membro
    Se o que a igreja católica disser tiver mais autoridade para os cristãos do que aquilo que (acredita-se) Jesus teria dito então isso deixa de ser cristianismo e passa a ser... sei lá o que...

O ponto é que a história da igreja e a estrutura dessas crenças não dão margem para que erros sejam revistos, foram apresentadas a título de revelação de um Deus onisciente, sob uma suposta representação inerrante, como verdades absolutas e incontestáveis ao longo de séculos.

Não dá para depois de tudo isso simplesmente dizer algo do tipo "Foi mal aí, estavamos enganados a respeito disso, disso e daquilo..."
    Cameron disse: Se o que a igreja católica disser tiver mais autoridade para os cristãos do que aquilo que (acredita-se) Jesus teria dito então isso deixa de ser cristianismo e passa a ser... sei lá o que...

Nem tanto.
    Isto só se aplica aos fundamentalistas literalistas, o que não é o caso da Igreja Católica.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • CameronCameron Membro
    Não entendo tanto assim de religião católica, mas se supõe que a autoridade máxima de quem siga uma religião cristã seja Jesus Cristo já que seus fiéis lhe atribuem status de divindade, dependendo da vertente católica o papa teria uma autoridade maior? É isso?
    Cameron disse: Não entendo tanto assim de religião católica, mas se supõe que a autoridade máxima de quem siga uma religião cristã seja Jesus Cristo já que seus fiéis lhe atribuem status de divindade, dependendo da vertente católica o papa teria uma autoridade maior? É isso?

Não. A Igreja Católica apenas faz interpretação não literal dos textos, assim a posição dela quanto à evolução é que Deus criou diretamente a alma do Homem como no relato bíblico, enquanto o corpo pode ser produto de um processo evolutivo determinado também pelo próprio Deus, mas conduzido por forças naturais.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Não. A Igreja Católica apenas faz interpretação não literal dos textos, assim a posição dela quanto à evolução é que Deus criou diretamente a alma do Homem como no relato bíblico, enquanto o corpo pode ser produto de um processo evolutivo determinado também pelo próprio Deus, mas conduzido por forças naturais.
    Ainda existem alguns redutos catolicos que não aceitam a evolução.
    Aqui um dos mais radicais:
    http://www.montfort.org.br/evolucionismo-dogma-cientifico-ou-tese-teosofica-2/
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Click aqui :
  • Cameron disse: Acredita-se que Jesus é Deus e como tal onisciente, se esse confirma em seus discursos ao longo dos evangelhos (que acredita-se serem relatos precisos a respeito dele) a historicidade de Adão e Eva não restam muitas opções para os cristãos, ou acreditam em Adão e Eva, ou consideram Jesus um mentiroso ou os evangelhos errados, principalmente pelo fato desses fazerem até mesmo a genealogia de Jesus até Adão.

É isso mesmo, por isso o amontoado de sites e Blogues criacionistas na WEB.
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
    Cameron disse: Não entendo tanto assim de religião católica, mas se supõe que a autoridade máxima de quem siga uma religião cristã seja Jesus Cristo já que seus fiéis lhe atribuem status de divindade, dependendo da vertente católica o papa teria uma autoridade maior? É isso?
    Teoricamente, o papa tem autoridade para definir a doutrina: "O que ligares na Terra, será ligado no Céu", disse Jesus a Pedro.
    emmcri disse: Ainda existem alguns redutos catolicos que não aceitam a evolução.
    Aqui um dos mais radicais:
    http://www.montfort.org.br/evolucionismo-dogma-cientifico-ou-tese-teosofica-2/

A Montfort é um reduto sedevacantista, um nome bonitinho que inventaram prá sua condição de rebelados contra a Santa Sé ou pelo menos a atual Santa Sé.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Fernando_Silva disse: Teoricamente, o papa tem autoridade para definir a doutrina: "O que ligares na Terra, será ligado no Céu", disse Jesus a Pedro.

O Papa tem autoridade para definir a doutrina dentro de limites.
    Na Igreja Católica a interpretação bíblica tem que ser consistente com a Tradição Apostólica que inclui a Patrística e os decretos sobre moral e Fé dos papas anteriores.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • CameronCameron Membro
    Só gostaria que alguém me explicasse como um papa infalível em questões de dogmas, esses considerados como Verdade absoluta (com V maiúsculo), revogou o limbo, um suposto local para onde iriam as almas das crianças não batizadas, dogma esse estabelecido por outro papa igualmente infalível representante supremo da mesma igreja inerrante...

Quer dizer que o destino eterno das almas das crianças dependem de canetadas do papa em exercício? Se no futuro outro papa decidir retornar o dogma as almas delas sairão do céu e voltarão para lá?

Cameron disse: Só gostaria que alguém me explicasse como um papa infalível em questões de dogmas, esses considerados como Verdade absoluta (com V maiúsculo), revogou o limbo, um suposto local para onde iriam as almas das crianças não batizadas, dogma esse estabelecido por outro papa igualmente infalível representante supremo da mesma igreja inerrante...

Quer dizer que o destino eterno das almas das crianças dependem de canetadas do papa em exercício? Se no futuro outro papa decidir retornar o dogma as almas delas sairão do céu e voltarão para lá?

Até onde eu sei a questão do limbo era uma controvérsia teológica que perdurava séculos na Igreja Católica, mas que nunca recebeu uma chancela papal documentada, o que define o status de infalibilidade ao dogma.

Vide: Limbo.

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • CameronCameron Membro
    Eu tinha lido já faz tempo que havia sido um papa que tinha decretado isso depois de um intenso debate teológico, o site em questão era católico e estava se posicionando contra a abolição do dogma do limbo, vou ver se acho outra vez posto aqui.
    Cameron disse: Eu tinha lido já faz tempo que havia sido um papa que tinha decretado isso depois de um intenso debate teológico, o site em questão era católico e estava se posicionando contra a abolição do dogma do limbo, vou ver se acho outra vez posto aqui.

Teólogos Católicos consagrados, como Santo Agostinho, emitiram suas opiniões a respeito, mas como Agostinho nunca foi Papa, para todos os efeitos a opinião dele, por mais respeitada que seja, é apenas isto para a Igreja Católica.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Outro e-mail que recebi dos mesmo irmão em Cristo:
    Edson
    na verdade, num primeiro momento o criacionismo serviu como consolo intelectual para mim..isso ja na faculdade.....mas eu me aferrava nisso com ferro e fogo!!! ate descobrir a furada..Ainda bem que tive amigos por perto, gente seria em Deus para me ajudar!!! Eu ate acho interessante quem se apega a isso de forma sincera como eu fiz, mas chega uma hora que nao dá mais!!! Presenciei um irmao aqui da igreja ter uma crise que quase o levou a sair da Igreja por conta desse trosso de criacionismo, darwin e etc...Ele é simplesmente um Doutor em geografia la da UFMG, o cara é cientista!!!! Mas hj ta com a fé totalmente reformada!!!
    So para deixar claro, que no inico da faculdade eu ate achei as ideias bacanas, e me consolei nelas, mas depois fui vendo os furos...
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    O grande problema do criacionismo científico para os crentes é que se agarram a ele com todas as sua forças e fé.
    Quando descobrem a "verdade" ficam sem chão e sem teto. Isso aconteceu comigo que assim como esse meu irmão tentei o suicídio .
    Se não tivéssemos contato com o criacionismo científico, sendo ensinados a acreditar apenas por fé, não teríamos tal baque em nossas vidas
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
    emmcri disse: O grande problema do criacionismo científico para os crentes é que se agarram a ele com todas as sua forças e fé.
    Quando descobrem a "verdade" ficam sem chão e sem teto. Isso aconteceu comigo que assim como esse meu irmão tentei o suicídio .
    Tudo depende da importância que a religião tem para a pessoa. Para algumas, como eu, ela é apenas uma informação. Quando descobrimos que é falsa, a descartamos. Para outros, entretanto, ela serve de muleta psicológica e é traumático quando elas descobrem que acreditam numa ilusão.
  • emmedradoemmedrado Membro
    Fernando_Silva disse: Tudo depende da importância que a religião tem para a pessoa. Para algumas, como eu, ela é apenas uma informação. Quando descobrimos que é falsa, a descartamos. Para outros, entretanto, ela serve de muleta psicológica e é traumático quando elas descobrem que acreditam numa ilusão.

Sim Fernando eu te entendo , mas se já somos orientados em crer em coisas impossíveis de ser verificadas naturalmente , como a existência de Deus, a ressurreição dos mortos,o arrebatamento da igreja, etc...
    Porque então ter que aceitar que a ciência vai comprovar nossa fé no caso de Gêneses?? Isso é contraditório.
    É ingênua a percepção de que se a tese Criacionista não é verdadeira, então Deus não existe ,há muito mais nuances nessa discussão .
    A ciência é de certa forma o oposto da fé, visto que a fé a religião quase sempre trabalham com a hipótese de milagres ou seja, a quebra de leis naturais.
    Esses criacionistas só fazem é confundir a cabeça de alguns.

Post edited by emmedrado on
    Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
    emmcri disse: É ingênua a percepção de que se a tese Criacionista não é verdadeira, então Deus não existe ,há muito mais nuances nessa discussão .
    Sim, provar que o criacionismo é uma lenda não prova nada sobre o deus bíblico. Prova apenas que a Bíblia não pode ser entendida ao pé da letra (mas deixa toda a Bíblia sob suspeita de não ser verdade o que está escrito).

Lembrando que o criacionismo bíblico não é o único. Existem 'trocentos' mitos da criação. Cada povo, cada cultura tem o seu.
  • Fernando_Silva disse: Sim, provar que o criacionismo é uma lenda não prova nada sobre o deus bíblico. Prova apenas que a Bíblia não pode ser entendida ao pé da letra (mas deixa toda a Bíblia sob suspeita de não ser verdade o que está escrito).

Lembrando que o criacionismo bíblico não é o único. Existem 'trocentos' mitos da criação. Cada povo, cada cultura tem o seu.

Concordo 100%

Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.