Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Terra pode ter tido duas luas, indica estudo

ReidReid Membro
São Paulo- Dois satélites naturais podem ter orbitado o planeta Terra há bilhões de anos- e a destruição de um deles explicaria a estranha topografia observada hoje na Lua.

Segundo um novo estudo realizado pela Universidade da Califórnia, Santa Cruz, nos Estados Unidos, as regiões montanhosas existentes no chamado “lado escuro” da Lua poderiam ter surgido a partir de uma colisão com um corpo menor.
leia também

O trabalho, publicado na edição de hoje da Nature, tenta explicar as grandes diferenças observadas entre os dois lados da lua – o próximo, voltado para a Terra, e o distante, ou “escuro”, sempre voltado para o outro lado. Enquanto a topografia do primeiro é baixa e plana, a do segundo é alta e montanhosa, com uma crosta dezenas de quilômetros mais grossa.

A partir de modelos de computador, Erik Asphaug e Martin Jutzi expandem a ideia do impacto gigante, teoria bastante aceita para explicar o surgimento da Lua. Segundo ela, há cerca de 4,5 bilhões de anos, nos primórdios do sistema solar, um objeto do tamanho de Marte se chocou com a Terra, ejetando material para formar nosso satélite. O novo estudo, no entanto, supõe que duas luas teriam se formado dessa colisão.

Os dois corpos dividiam a mesma órbita em alguns pontos, porém um deles era menor - possuía apenas 1/30 da massa da Lua. Devido ao afastamento da Lua da Terra, a corpo menor acabou colidindo com o maior no lado “distante”, deixando sua crosta mais espessa e formando as montanhas observadas.

Modelo de colisao da Lua
Modelo-de-colisao-da-Lua-20110804125158.jpg

As simulações feitas sugerem que este cenário é bastante possível, mas exige algumas condições específicas – como baixa velocidade no momento da colisão. Nos modelos, a baixa velocidade faz com que o impacto não forme uma cratera e nem cause derretimento grande de material.

No lugar, a maior parte do material que forma uma camada de crosta solida, criando regiões montanhosas – exatamente como as que existem no lado escuro hoje. O modelo ainda explicaria mais sobre a atual aparência do nosso satélite: os restos expelidos dessa colisão poderiam ter caído novamente, formando a superfície esburacada que vemos hoje na Lua.

Os pesquisadores ressaltam, no entanto, que se trata de um modelo – e que é preciso investigar mais para obter certezas. Afinal, outras simulações também explicam a formação das montanhas – como a ação da gravidade.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/terra-pode-ter-tido-duas-luas-indica-estudo-04082011-24.shl

Bem que podia ter 2 luas a terra, talvez fosse interessante :)

Comentários

  • 13 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Reid disse:
    Bem que podia ter 2 luas a terra, talvez fosse interessante :)

    As marés seriam bastante confusas, entre outras coisas.
  • Fernando_Silva disse: As marés seriam bastante confusas, entre outras coisas.

    Ou seriam normais e o cenário atual é que seria confuso. Enfim, tudo seria diferente.

    Já li estudos de que a Lua provavelmente foi resultado da colisão de um corpo celeste com a Terra.
  • Gosto desta notícia!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    claracampos disse:
    Gosto desta notícia!

    Por que?
  • Raphael disse: Ou seriam normais e o cenário atual é que seria confuso. Enfim, tudo seria diferente.

    Já li estudos de que a Lua provavelmente foi resultado da colisão de um corpo celeste com a Terra.

    E eu ja vi que a lua se formou de um pedaço da Terra sem colisão numa época que a Terra girava a uma velocidade tão alta a ponto de desprender um pedaço dela... teoria bem estranha essa :-))
  • Reid disse: E eu ja vi que a lua se formou de um pedaço da Terra sem colisão numa época que a Terra girava a uma velocidade tão alta a ponto de desprender um pedaço dela... teoria bem estranha essa :-))

    http://en.wikipedia.org/wiki/Giant_impact_hypothesis
  • Raphael disse: Ou seriam normais e o cenário atual é que seria confuso. Enfim, tudo seria diferente.

    Exatamente. Eu sempre imaginei como seria o mundo se houvesse dois sóis, ou duas luas, ou se as folhas fossem vermelhas, etc. Depois, percebi que seria normal. Nós estaríamos acostumados a ver aquilo e não haveria nada de extraordinário.

  • Alternate hypotheses
    Main article: Lunar origins hypotheses

    Other mechanisms which have been suggested at various times for the Moon's origin are that the Moon was spun off from the Earth's molten, blobular surface by centrifugal force,[6] that it was formed elsewhere and later captured by the Earth's gravitational field,[25] or that the Moon formed at the same time and place as the Earth from the same accretion disk. Each of these hypotheses is claimed to lack a mechanism to account for the high angular momentum of the Earth–Moon system.[26]

    Interessante as informaçoes desse link :)
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Ayyavazhi disse: ou se as folhas fossem vermelhas,

    Há plantas com folhas vermelhas. E o caranguejo ferradura tem sangue azul (à base de cobre, em vez de ferro, como os vulcanos).
  • Fernando_Silva disse: Há plantas com folhas vermelhas. E o caranguejo ferradura tem sangue azul (à base de cobre, em vez de ferro, como os vulcanos).

    É verdade, mas eu imaginava algo mais dramático, como olhar o imenso tapete verde amazônico e ver ali uma outra cor. Seria uma visão fantástica, mas apenas por ser novidade. Se essa cor diferente fosse a condição normal, que estaríamos acostumados a ver, não seria extraordinário.


  • Fernando_Silva disse: Gosto desta notícia!


    Por que?

    Porque é uma coisa que nunca tinha pensado!
  • Ayyavazhi disse: Fernando_Silva disse: Há plantas com folhas vermelhas. E o caranguejo ferradura tem sangue azul (à base de cobre, em vez de ferro, como os vulcanos).


    É verdade, mas eu imaginava algo mais dramático, como olhar o imenso tapete verde amazônico e ver ali uma outra cor. Seria uma visão fantástica, mas apenas por ser novidade. Se essa cor diferente fosse a condição normal, que estaríamos acostumados a ver, não seria extraordinário.

    Quem sabe em um universo paralelo....
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

    Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.