Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Opinião de César Lattes sobre o Big Bang...

docdeozdocdeoz Membro
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/ago2001/unihoje_ju165pag10.html
JU – Qual a avaliação que o senhor faz da discussão de teorias recentes sobre a origem do universo nas universidades?
Lattes – Charlatanice! Porque falam de coisas sobre as quais não se pode fazer experiência. O conhecimento vem da observação. E, mediante a observação, a gente faz medidas em geral para chegar às leis. O que se pratica nas universidades é muito limitado. Para se abrir a observação é preciso trabalhar.

Comentários

• 13 Comentários sorted by Votes Date Added
  • docdeoz disse: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/ago2001/unihoje_ju165pag10.html
    JU – Qual a avaliação que o senhor faz da discussão de teorias recentes sobre a origem do universo nas universidades?
    Lattes – Charlatanice! Porque falam de coisas sobre as quais não se pode fazer experiência. O conhecimento vem da observação. E, mediante a observação, a gente faz medidas em geral para chegar às leis. O que se pratica nas universidades é muito limitado. Para se abrir a observação é preciso trabalhar.

Não acho charlatanice como disse o Cesar, primeiro porque a ciência é composta de teorias que confirmamos através de experiencias e observações. No caso do Big Bang, exemplos claros deste fenômeno são a radiação cósmica de fundo em micro-ondas, a expansão do Universo, etc. O big Bang é a teoria mais aceita e a que melhor explica a origem do universo.
    Claro que se aparecer teorias que, a exemplo do que disse o Cesar, melhor observadas e explicadas, excluiremos a teoria do Big Bang e incluiremos estas novas teorias.

A Ciência é variável, ou seja, muda de foco conforme as descobertas e observações no tempo. É a que mais se aproxima da verdade absoluta.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • E é totalmente isenta de preconceitos e interesses financeiros...

É o amor ao conhecimento...

No melhor dos mundos...
  • Cientista1 disse: A Ciência é variável, ou seja, muda de foco conforme as descobertas e observações no tempo. É a que mais se aproxima da verdade absoluta.

X Percival.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Eu não reclamo disso. É a vendagem pública e nos livros escolares como algo líquido e certo...
  • docdeoz disse: Eu não reclamo disso. É a vendagem pública e nos livros escolares como algo líquido e certo...

Ah, então por isso que em cada esquinaa abre livrarias Evangélicas aqui.

― Winston Churchill

• Percival disse: Ah, então por isso que em cada esquinaa abre livrarias Evangélicas aqui.

Este é um problema a ser discutido!
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • docdeozdocdeoz Membro
    edited janeiro 2013 Vote Up0Vote Down
    troll_web3.jpg
    Post edited by docdeoz on
  • docdeoz disse: JU – Qual a avaliação que o senhor faz da discussão de teorias recentes sobre a origem do universo nas universidades?

Charlatanice? Houve uma época em que certas pessoas disseram que o mundo era redondo, que o sol não girava em torno da terra, que não havia um penhasco sem fim quando acabava-se o mar, etc etc... isso também foi chamado de charlatanice, tanto que algumas dessas pessoas foram queimadas vivas por tais 'charlatanices'.

Charlatanice, na minha opinião, é criar teorias sob coisas que não se pode fazer experiência (deus), que não se pode observar, coisas limitadas... como bem disse Lattes.

A resposta dele encaixa perfeitamente na seguinte pergunta:
    JU: Qual a avaliação que o senhor faz da discussão de teorias recentes sobre as religiões nas igrejas/templos?

• docdeoz disse: Lattes – Charlatanice! Porque falam de coisas sobre as quais não se pode fazer experiência. O conhecimento vem da observação.

Sim, mas há também a extrapolação e predições matemáticas que podem ou não serem comprovadas posteriormente com o avanço dos aparatos observacionais.
    Quando ele disse isso não havia o LHC que talvez agora possa validar ou invalidar certos aspectos da teoria (hipótese) do big bang.
    "Charlatanice" em ciência geralmente é desmascarada pela própria ciência. Em outras praças, charlatanice é denominada de dogma, dogmas são difíceis de serem invalidados, ainda mais se derem lucro.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • docdeoz disse: Lattes – Charlatanice! Porque falam de coisas sobre as quais não se pode fazer experiência.

Aliás! Não se pode fazer experiências com deuses. Logo...
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Marcio disse: "Charlatanice" em ciência geralmente é desmascarada pela própria ciência. Em outras praças, charlatanice é denominada de dogma, dogmas são difíceis de serem invalidados, ainda mais se derem lucro.

Exatamente.

― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.