Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Justiça obriga Universal a devolver dízimo

Mulher entra na Justiça e Igreja Universal do Reino de Deus devolverá dízimo

Uma mulher entrou na Justiça contra a Igreja Universal do Reino de Deus e conseguiu receber de volta seus dízimos. De acordo com uma publicação do jornal “Extra”, a mulher recebeu uma grande quantia de dinheiro após realizar um serviço e foi induzida pelo pastor a reverter o montante para a instituição religiosa. Pouco depois o homem fugiu da igreja, resultando em um processo de depressão na fiel, que ficou sem emprego e na miséria.

O processo, acompanhado pela 5ª Turma Cívil do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) confirmou a sentença, determinada pela 9ª Vara Cível de Brasília. Nela, a Igreja Universal do Reino de Deus deverá devolver os R$ 74.341,40 doados à antiga frequentadora, além de acrescer juros de mora de 1% ao mês.

A doação foi realizada a partir de dois cheques compensados em dezembro de 2003 e janeiro de 2004. Entretanto, a mulher decidiu acionar a Justiça somente em 2010, quando sua situação financeira já estava seriamente prejudicada.

Apesar de ter recorrido, a Igreja Universal do Reino de Deus não conseguiu cancelar a decisão. A igreja ainda chegou a afirmar que a mulher era uma empresária e que tinha rendimentos para poder se sustentar caso doasse o montante, na tentativa de se defender.

Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/mulher-entra-na-justiça-e-igreja-universal-do-reino-de-deus-devolverá-dízimo-171057363.html
Tags:

Comentários

• 15 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Pra mim, deveria ser análogo ao caso de um viciado roubando a pedrinha de outro viciado.

Vocês que são símios que se entendam.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Justiça obriga Igreja Universal a devolver doação de fiel

A 5ª Turma Cível do TJ-DFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) confirmou sentença da 9ª Vara Cível de Brasília, que determinou à Igreja Universal do Reino de Deus a devolução de R$ 74.341,40, doados por uma fiel que posteriormente se arrependeu de ter entregue a quantia.

O valor deverá ser restituído atualizado monetariamente pelo INPC desde as datas das compensações dos cheques e acrescidos de juros de mora de 1% ao mês. Os cheques foram compensados em dezembro de 2003 e janeiro de 2004, mas ela só entrou na Justiça, pedindo a nulidade da doação e a restituição do valor doado em 2010.

De acordo com os autos, a fiel frequentava a Igreja Universal do Reino de Deus, pagando seus dízimos em dia. Ao enfrentar um processo de separação judicial, ficou atordoada e fragilizada e teria sido induzida por um pastor a aumentar suas contribuições. Ao receber uma alta quantia por um serviço realizado, alega que passou a ser pressionada pelo Pastor para doar toda a quantia que havia recebido.

Ela acabou doando dois cheques totalizando o valor de mais de R$ 74 mil. Pouco tempo depois, ao perceber que o pastor sumira da igreja, a fiel entrou em depressão, perdeu o emprego e ficou na miséria. Por isso, pediu a nulidade da doação e a restituição de todo o valor.

A Igreja, por sua vez, afirma que a fiel sempre foi empresária, que não ficou sem rendimentos em razão da doação, e que ela tinha capacidade de reflexão e discernimento para avaliar as vantagens de frequentar a Igreja e de fazer doações. Afirmou, ainda, que “a liturgia da Igreja baseia-se na tradição bíblica, ou seja, que é a Bíblia que prevê a oferenda a Deus em inúmeras passagens, destacando, na passagem da viúva pobre, que doar tirando do próprio sustento é um gesto de fé muito mais significativo”.

Ao condenar a Igreja Universal do Reino de Deus a restituir os valores doados, a juíza considerou que a fiel teve o seu sustento comprometido em razão da doação realizada, até porque há testemunhos no processo de que houve carência de recursos até mesmo para alimentação. Segundo ela, a sobrevivência e a dignidade do doador é que são os bens jurídicos protegidos pelo artigo 548 do Código Civil (É nula a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador).

A Igreja Universal do Reino de Deus recorreu, mas a sentença foi confirmada por unanimidade pela Segunda Instância, não cabendo mais recurso de mérito no TJ-DFT.
    Fonte: http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/60355/justica+obriga+igreja+universal+a+devolver+doacao+de+fiel.shtml
  • Espero que vire jurisprudência.
    Se deus fosse bom, ama-lo não seria mandamento
  • este foi um investimento que não deu certo, gostaria que a igreja universal a levasse para dar o depoimento na tv, para alertar outros fieis do risco do negócio, onde nem sempre o retorno divino sera garantido pela igreja.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • É que ela esqueceu de ORDENAR e DESAFIAR a Deus para receber tudo em dobro.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Parece que hoje ela abandonou a IURD e está na igreja do Apostolo Valdemiro Santiago.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • da matriz para filial, tem gente que demora para aprender.
    sinto logo existo!
  • ENCOSTO disse: Parece que hoje ela abandonou a IURD e está na igreja do Apostolo Valdemiro Santiago.

Eu ia dizer isso agora. Quer apostar que o safado vai usar a imagem dela pra se auto-promover??
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Lucifer disse:
    ENCOSTO escreveu:
    Parece que hoje ela abandonou a IURD e está na igreja do Apostolo Valdemiro Santiago.
    Eu ia dizer isso agora. Quer apostar que o safado vai usar a imagem dela pra se auto-promover??
    Já ouvi certa vez um pastor comentando o 'testemunho' de uma fiel que tinha vindo de outra igreja: "Ela estava na 'igreja sem poder' e nada dava certo na vida dela. Agora ela está na igreja verdadeira e sua vida melhorou!"

• ENCOSTO disse: Parece que hoje ela abandonou a IURD e está na igreja do Apostolo Valdemiro Santiago.

Ou seja, é provável que tudo tenha sido arquitetado pelo próprio Apóstolo para prejudicar o rival.

E idiotas ateus comemorando.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • sim pode ter sido uma estrsgéia comercial pre meditada, gostari que numa transmissão ao vivo alguem falasse a verdade dizendo que depois que entrou para a igreja sua vida transformou-se num inferno, seria cômico.
    sinto logo existo!
  • Apatico disse: E idiotas ateus comemorando.

Onde você está vendo alguém comemorando?

Olha tem uns lances estranhos uma conhecida que frequenta a igreja do Shrek Santiago me contou que uma suposta Jornalista da IURD que foi em um dos cultos para poder escrever uma materia falando mal da tal seita diz que ocorreu um milagre com ela e agora era devota da Mundial.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• FuribundusFuribundus Membro
    edited fevereiro 2013 Vote Up0Vote Down
    Só vejo um aspecto bom, embora infactível: se virar "moda", essas igrejas vão falir. Principalmente essa miúdas que estão entrando na onda da Universal. Já ficariam pelo chão logo de início. Mas as "igrejas-empresas", bom, essas seriam difíceis de derrubar. O paredão jurídico deles é bem grosso, e vai depender do juiz também.

Gostaria de acreditar que, depois de uma mordida no bolso desse porte, ela não vai nem chegar perto de uma igreja dessas, do tipo do Porco Suarento (Santiago), mas sei lá. Não boto minha mão no fogo por ninguém, que se lasquem.
    Post edited by Furibundus on
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.