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Comentários
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
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http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Por exemplo, os princípios Aristotélicos de Identidade, Não Contradição e Terceiro Excluso.
A validade destes Princípios não pode ser determinada experimentalmente, pois todo experimento pede uma conclusão lógica e qualquer conclusão lógica depende da aplicação destes princípios, caindo-se num raciocínio circular.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Excelente complementação ao meu argumento inicial, Grande Acauan! :)
http://gilghamesh.blogspot.com/
Não me lembro de algum filósofo ter dito isto, mas o fato é que a Ciência Teórico-Experimental só é possível dentro de um paradigma e este paradigma é filosófico, vide o paradigma Popperiano, fundamento da Ciência Positiva atual.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Alguém pode ser um grande cientista pesquisando, teorizando e experimentando fenômenos específicos, o que por si só o torna competente nestes fenômenos, não no discurso científico.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Assim, não só a metafísica ou filosofia primeira (estudo da existência de Deus, da alma, do conhecimento em geral) e a moral são para Descartes, como para nós, disciplinas filosóficas. Mas "ciências" no sentido moderno (como a física, a mecânica ou mesmo as técnicas e ciências aplicadas como a medicina) fazem parte da filosofia. Aliás, as quatro partes de que se compõem os "Princípios de Filosofia" intitulam-se respectivamente: "Dos princípios do conhecimento humano", "Dos princípios das coisas materiais", "Do Mundo visível" etc. e, finalmente, "Da Terra".
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Apesar das breves palavras para assunto que requer reflexão profunda concordo 100%.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
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É como alguém que dirige muito bem um carro,mas pode ter problemas quando este enguiça.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
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Não se trata de superioridade ou inferioridade, mas de abrangência.
Tomando sua própria afirmação, o Naturalismo é um conjunto de conceitos filosóficos no qual os fundamentos orientativos da Ciência Teórico-Experimental moderna estão contidos.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
“Os exemplos precedentes, ao deslocarem a ênfase das funções cognitivas para as funções normativas dos paradigmas, ampliam nossa compreensão dos modos pelos quais os paradigmas dão forma à vida científica. Antes disso, havíamos examinado especialmente o papel do paradigma como veículo para a teoria científica. Nesse papel, ele informa ao cientista que entidades a natureza contém ou não contém, bem como as maneiras segundo as quais essas entidades se comportam. Essa informação fornece um mapa cujos detalhes são elucidados pela pesquisa científica amadurecida. Uma vez que a natureza é muito complexa e variada para ser explorada ao acaso, esse mapa é tão essencial para o desenvolvimento contínuo da ciência como a observação e a experiência. Por meio das teorias que encarnam, os paradigmas demonstram ser constitutivos da atividade científica. (...) Ao aprender um paradigma, o cientista adquire ao mesmo tempo uma teoria, métodos e padrões científicos, que usualmente compõem uma mistura inexplicável. Por isso, quando os paradigmas mudam, ocorrem alterações significativas nos critérios que determinam a legitimidade tanto dos problemas como das soluções propostas.
p. 144
Após ser treinado em um paradigma, o empreendimento do cientista “parece ser uma tentativa de forçar a natureza a encaixar-se dentro dos limites preestabelecidos e relativamente inflexíveis fornecidos pelo paradigma. Ciência normal não tem como objetivo trazer à tona novas espécies de fenômeno; na verdade, aqueles que não se ajustam aos limites do paradigma freqüentemente não são vistos. (...) “dirigida para a articulação de fenômenos e teorias já fornecidos pelo paradigma.”
p. 44-45
A Estrutura das Revoluções Científicas
Perspectiva, 9ed, 2006
continua...
Após citar Newton e o Principia, e outros evidentes progressos históricos, resume Khun: “Poucos desses complexos esforços teriam sido concebidos e nenhum teria sido realizado sem uma teoria do paradigma para definir o problema e garantir a existência de uma solução estável.”
p. 49
RESUMO- QUE A CIÊNCIA VEM DA OBSERVAÇÃO-CONVERSA MOLE...
Conferência na abertura do Congresso Internacional dos Matemáticos
Gênios da Ciência-A Vanguarda da Matemàtica e os limites da razão, p. 15
“(,,,) Todas as leis são retiradas da experiência, mas para enunciá-las torná-se necessária uma língua especial: a linguagem comum é demasiado pobre, além de vaga, para exprimir relações tão delicadas, ricas e precisas(...) Mas como generalizar? Toda a verdade particular pode, evidentemente, ser expandida de uma infinidade de maneiras. Entre esses mil caminhos que se abrem à nossa frente, deve-se fazer uma escolha, quem nos guiará? Não pode ser outra coisa senão a analogia (...) Quem nos ensinou a conhecer analogias verdadeiras, profundas, aquelas que os olhos não vêem, mas a razão adivinha?
Foi o espírito matemático, que desdenha da matéria para captar a forma pura. Foi ele quem nos ensinou a designar com o mesmo nome objetos que diferem somente pela matéria...”