Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

INDAGAÇÕES SOBRE VIAGENS EM DOBRA ESPACIAL

Reconheço que meus conhecimentos sobre Fisica são pequenas, por isso deixarei para os mais sabios daqui do Fórum suas observações se essas noticias tem algum ponto na realidade ou não.

Como seria uma verdadeira nave de dobra espacial

Por Cezar Ribas em 17.06.2009 as 20:00

Uma dobra espacial pode ser o jeito mais fácil para conseguirmos chegar às estrelas – apesar de uma recente especulação que elas poderiam causar um buraco negro que poderia engolir a Terra e destruir toda forma de vida que conhecemos. Richard Obousy e Alex Szames, pensando nesse jeito de viajar mais longe, criaram o design de como seria uma verdadeira nave de dobra – e não, ela não se parece com a Enterprise, de Star Trek.

O formato da nave foi criado para conseguir manipular a matéria escura e surfar pela bolha de espaço-tempo que seria criada. Proposta inicialmente pelo físico mexicano Miguel Alcubierre, uma nave de dobra é um veículo que não se move mais rápido que a velocidade da luz – pois isso é impossível, segundo a teoria da relatividade de Einstein. Em vez disso, ela manipula o espaço-tempo, criando uma bolha de dobra nas dimensões previstas pela teoria de cordas – que afirma que o universo tem três dimensões de espaço, além do tempo.

nave-dobra-espacial-1.jpg
nave dobra espacial

Contraindo o espaço à sua frente e expandindo o espaço atrás, a nave poderia viajar de um ponto a outro mais rapidamente, mantendo a velocidade inferior à da luz dentro da nave, mas viajando muito mais rapidamente pelo espaço. “Podemos usar a analogia de um surfista em uma “onda” de espaço-tempo”, afirma Obousy. Essa “onda” facilita a viagem mais rápida que a velocidade da luz sem quebrar nenhuma lei da física.

nave-dobra-espacial-2.jpg

Atualmente, as naves que existem são ineficientes para viagens espaciais de longa distância. A Voyager, por exemplo, mais rápida nave espacial existente, precisaria de 74 mil anos para alcançar Proxima Centauri, a estrela mais próxima ao nosso sistema solar, no sistema Alfa Centauri. [Gizmodo, Discovery]
http://hypescience.com/como-seria-uma-verdadeira-nave-de-dobra-espacial/
Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))

Comentários

• 7 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Velocidade de dobra é mortal

Por Luciana Galastri em 16.03.2010 as 14:56

enterprise
    enterprise-kirk.jpg

O capitão Kirk vai querer evitar a velocidade de dobra da Enterprise depois dessa, a não ser que ele esteja querendo que toda a sua tripulação seja bombardeada com uma radiação letal vinda de átomos de hidrogênio.

No espaço, há apenas dois átomos de hidrogênio por centímetro cúbico, o que não causa nenhuma ameaça para espaçonaves viajando a baixas velocidades. Mas eles se tornam verdadeiras minas para uma nave que viaja a uma velocidade próxima à da luz, de acordo com cálculos baseados na Teoria da Relatividade de Einstein.

A hipótese é que a velocidade da nave seria tão alta que os átomos de hidrogênio passariam diretamente por ela, atravessando não só a Enterprise como seus tripulantes e irradiando a todos.

Físicos mostram que uma nave viajando a 99% da velocidade da luz receberia dez vezes a dose fatal de radiação para um humano. E essa não está nem perto de ser a velocidade necessária para cruzar a Via Láctea em 10 anos.

Alguns trekkers protestam, dizendo que a Enterprise teria escudos para prevenir essa radiação, mas essa é outra história.

A conclusão dos pesquisadores foi que a radiação pode ser a causa da Terra ainda não ter sido visitada por nenhuma raça de alienígenas. [MSNBC]

http://hypescience.com/viajar-na-enterprise-pode-ser-mortal/
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
  • Nosso universo pode estar dentro de um “Buraco de Minhoca”, que estaria dentro de um Buraco Negro

Por Luciana Galastri em 11.04.2010 as 21:54
    buraconegro.jpg

Você acha que as teorias dos astrofísicos são malucas? Espere até ler essa: um físico está tentando provar que nosso Universo fica no interior de um “buraco de minhoca” e esse buraco de minhoca estaria em um buraco negro que, por sua vez, faria parte de um Universo muito maior.

E o pior é que a teoria do sujeito, chamado Nikodem Poplawski (não, não estamos brincando) até faz sentido. Usando um sistema euclidiano chamado de coordenadas isotrópicas, ele descreveu o campo gravitacional de um buraco negro para fazer um modelo de movimento radial geodésico de partículas massivas em um buraco negro.

Estudando o movimento radial em dois tipos de buracos negros – Schwarzchild e Einstein-Rosen (as duas soluções matematicamente aceitáveis pela relatividade) – e aceitando que apenas experimentação ou observação podem revelar o comportamento de uma partícula em um buraco negro, Poplawski diz que, como só podemos ver o exterior de um buraco negro o interior pode ser apenas visto se um observador adentrar no buraco negro.

“Essa condição seria satisfeita se nosso universo estivesse no interior de um buraco negro que, por sua vez, estaria dentro de um universo ainda maior” diz Poplawski.

A teoria dele é que o buraco negro seria conectado por uma ponte Einstein-Rosen (conhecida como Buraco de Minhoca) a um buraco branco – o reverso do buraco negro. Cada ponte teria um universo, como o nosso, residindo nela.

Logo, a conclusão de Poplawski é que o nosso universo pode estar
    dentro de um buraco negro. O modelo pensado por ele explicaria, até mesmo, o fenômeno conhecido por expansão cósmica.

Fonte: LiveScience

http://hypescience.com/nosso-universo-pode-estar-dentro-de-um-“buraco-de-minhoca”-que-estaria-dentro-de-um-buraco-negro/

Total de Mensagens:
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Cultura Star Trek:

- 1 dobra = 36c (ou seja, 36 vezes a velocidade da luz).

- O campo de dobra 'encapsula' a nave de forma a que ela não é afetada por efeitos relativísticos como a passagem do tempo se alterar.
  • Cara o conceito da formação das naves espaciais pode ate estar certo, com sua estrutura ovalada, para centralizar energia na parte frontal a fim de dobrar o espaço a sua frente e expandir energia na parte traseira para "aumentar" o campo espacial atrás.

Mas o conceito de o universo ser um buraco de minhoca e dentro do mesmo ser um buraco negro, isto precisa ser estudado e comprovado Sendo, creio eu, que não passa de uma teoria sem sentido, pois a estrutura do macrocosmos é infinitamente energética tal qual a energia escura atua contra a gravidade descentralizando toda a matéria, apagando o conceito de buraco de minhoca.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Sei não, considerando possível a manipulação do suposto tecido espaço-temporal para se criar um atalho para uma nave inteira e sua tripulação. Quanto de energia seria necessária para realizar a façanha? Essa energia toda poderia ser produzida e/ou armazenada em uma nave?
    Essa energia toda não seria equivalente à de um buraco negro?
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Marcio disse: Sei não, considerando possível a manipulação do suposto tecido espaço-temporal para se criar um atalho para uma nave inteira e sua tripulação. Quanto de energia seria necessária para realizar a façanha? Essa energia toda poderia ser produzida e/ou armazenada em uma nave?
    Essa energia toda não seria equivalente à de um buraco negro?

Po marcio pesquisas e estudos dizem que seria necessário energia infinitesimal, ou seja, para um universo não governados pela física quântica seria quase impossível. Uma nave não poderia centralizar toda esta energia.

Por isso que isso só está na ficção científica.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.