Petrobras, a ação “patinho feio” entre petroleiras mundiais
Quando comparada às grandes empresas petroleiras, os papéis da brasileira são as que têm o pior desempenho
Antes favorita, Petrobras é hoje o patinho feio entre as petroleiras mundiais
ão Paulo - Para a Forbes, a Petrobras (PETR3; PETR4) é o patinho feio quando comparada às outras empresas de petróleo e gás do mundo. Mas não deveria ser: em 2007, a petroleira brasileira descobriu 40 bilhões de barris de petróleo e novas descobertas, apesar de menores, são quase anuais. A empresa é uma das mais experientes em perfuração de águas profundas nas Américas.
A verdade é que, apesar de toda a experiência e das novas descobertas, a Petrobras tem sido uma grande decepção para os investidores. A empresa é a maior responsável pelas perdas do ETF iShares MSCI Brazil (EWZ) e quando olhamos apenas para suas ações, a desvalorização chega a 16,92% neste ano.
Ao olhar para o mercado brasileiro, é fácil entender a opção dos investidores pela Petrobras, já que não há competição para ela. Mesmo em um ambiente internacional, a Petrobras já foi a favorita. Em 2008, o Goldman Sachs estipulou preço-alvo de 60 reais paras as ações da empresa – hoje, o valor está em 16 reais.
Mas o cenário para a brasileira mudou e várias empresas internacionais com presença no Brasil têm melhores desempenho no mercado: é o caso da Chevron (CVX) que acumula alta de 6,67% em 2013, da BP (BP) e da ExxonMobil (XOM), com alta de aproximadamente 3%. “É difícil encontrar uma empresa envolvida com exploração e produção de petróleo e gás que esteja tendo uma performance tão ruim quanto a da Petrobras”, diz a Forbes.
Na semana passada, o Barclays Capital preocupado com o fraco desempenho da ação no curto prazo – mas mais confiante no longo prazo -, recomendou uma posição de alocação em linha com média (Equalweight) para a Petrobras. Em 2011, o banco recomendava a ação como alocação acima de média e os papéis caíram mais de 34%.
"In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
A Petrobras está sem dinheiro para investir, a produção vem caindo há anos e cada vez mais combustíveis e derivados têm que ser importados, apesar da tal 'auto-suficiência' que o Bestalhão anunciou.
A Petrobras não tem concorrentes no território nacional por ser monopolista... Mas esqueceram de avisar aos investidores que ela é moeda de troca política, seus dirigentes não apitam nem jogo de bolinha de gude: quem manda e desmanda nela é o partido no pudê e se este manda que se lasque com prejuízos sob a desculpa de controlar a inflação, então é assim que as coisas são. Se manda que gaste com coisas que não tem nada a ver a título de "apoio cultural" (como montar um museu do Sarney), que gaste. Como querem que as ações da empresa não caiam?
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Comentários