Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O Tabuleiro de Xadrez

AcauanAcauan Administrador, Moderador
O Tabuleiro de Xadrez

Por Acauan

Publicado originalmente em 16 de fevereiro de 2013, 18h45min

Se por algum destes motivos mais fáceis de encontrar na ficção, a última relíquia da civilização humana encontrada intacta por alienígenas inteligentes fosse um jogo de xadrez completo, que conclusões tirariam daquele conjunto de tabuleiro e peças?

O desenho geométrico do tabuleiro define um padrão matemático facilmente identificável.
Assim como pisos e azulejos.

Qual a probabilidade de que estes alienígenas, por mais avançados intelectualmente que fossem, deduzissem corretamente as regras do jogo de xadrez a partir da evidência material disponível?

Toda Ciência naturalista se fundamenta em observações de fenômenos. A partir das observações são desenvolvidas teorias que explicam os fenômenos observados e experimentos que testam as teorias.

A observação das peças e tabuleiro de um jogo de xadrez pode evidenciar a habilidade artesanal ou a tecnologia industrial utilizada na sua confecção. Peças torneadas por máquinas são facilmente distinguíveis de outras produzidas artesanalmente.
Pode-se tirar conclusões a partir dos materiais constitutivos das peças, se naturais ou sintéticos, avaliar sua idade através de métodos de datação e, por outros métodos, sua origem geográfica.

Ou seja, a competência técnica permite tirar muitas conclusões certas sobre o hardware do jogo de xadrez.
O problema é que nenhum método conhecido permite tirar conclusões sobre o software, a inteligência contida naquele jogo e que não é evidenciada por nenhum de seus elementos físicos constitutivos.

É impossível para quem nunca teve acesso às regras do xadrez deduzir que cavalos se movem em "L" e pulam outras peças ou que o Rei pode executar o movimento do "roque" uma única vez por partida.
Nenhuma teoria ou experimento poderia levar à reconstituição da dinâmica do jogo de xadrez a partir apenas da observação de suas peças e tabuleiro.

Se tal realidade existe para o jogo de xadrez, pode ser aplicável a outras evidências materiais que observamos e analisamos cientificamente.

Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!

Comentários

• 19 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Bom, a realidade é dinâmica, as peças estão em movimento. Daí podemos inferir com mais propriedade as regras (leis) do jogo no tabuleiro (universo).
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Acauan disse: Qual a probabilidade de que estes alienígenas, por mais avançados intelectualmente que fossem, deduzissem corretamente as regras do jogo de xadrez a partir da evidência material disponível?

o que caracteriza o ser como unico, é exatamente o poder de criar livres pensamentos.
    I.A.S são projetos possíveis porem sua criatividade estará sempre comprometida a falta de um maior sentido.
    Nunca deixaram de ser meras ferramentas do raciocínio humano, em casos de panes, seus objetivos serão sempre limitados se comparem ao dos homens.
    No caso do jogo, costumo dizer que vivemos dentro de um infinito lego divino, onde brincamos de ser deuses uns dos outros e quando finalmente conseguimos descobrir, onde uma pecinha se encaixa dentro do universo Deus, nos damos o titulo de criadores.
    no caso do jogo, provavelmente quando não sabemos jogar um jogo de baralho conhecido, criamos outro usando as mesmas cartas.
    na pratica o conhecimento se manifesta no conjunto de pensamentos humanos, o resultado final ou a constante evolução se faz com uma nova criação baseada nas idéias de outros.
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
  • Marcio disse: Bom, a realidade é dinâmica, as peças estão em movimento. Daí podemos inferir com mais propriedade as regras (leis) do jogo no tabuleiro (universo).
    Márcio, essa resposta se encaixaria melhor em outro tópico que criei que aborda a analogia dessa forma: http://religiaoeveneno.com.br/discussion/658/o-universo-e-o-jogo-de-xadrez-#Item_1

No caso desse a premissa é de que o desenvolvimento da partida não pode ser observado, apenas os elementos físicos utilizados para tal.

Come with me if you wanna live.
  • CameronCameron Membro
    edited fevereiro 2013 Vote Up0Vote Down
    Se a premissa se alargasse mais um pouco, digamos, todas as referências das regras do jogo estivessem perdidas mas eles tivessem alguns dados sobre guerras de sociedades medievais, talvez os aliens poderiam se aproximar da posição inicial das peças com base nas analogias históricas que tais se serviram.

As torres na extremidade servindo de ideia que as outras peças representariam seus habitantes, cavaleiros ao lado delas como vigilantes, bispos mais próximos do rei e da rainha como seus conselheiros e no centro do castelo o rei e a rainha (as casas corretas desses seria impossível) com os peões na linha de frente como os soldados a pé.

É claro que nessa hipótese muitos erros poderiam ser cometidos, como a conclusão de que as torres não poderiam se mover e que cavaleiros teriam um movimento mais longo que bispos por disporem de um meio de transporte animal, ou ainda, poderiam chegar a conclusão que cavalos representam cavalos no jogo (que seria o mais óbvio) ao invés dos cavaleiros.
    Post edited by Cameron on
  • Acauan disse: Qual a probabilidade de que estes alienígenas, por mais avançados intelectualmente que fossem, deduzissem corretamente as regras do jogo de xadrez a partir da evidência material disponível?
    Eu diria que zero ou muito próximo disso.

• GilghameshGilghamesh Membro
    .
    .
    .
    Perfeito, Grande Acauan! :)

Às vezes, tenho a impressão que você já nasceu dando xeque mate...
    .
    .
    .
    Post edited by Gilghamesh on
    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

http://gilghamesh.blogspot.com/

0,0000000000000000000000001%

Acauan disse: A observação das peças e tabuleiro de um jogo de xadrez pode evidenciar a habilidade artesanal ou a tecnologia industrial utilizada na sua confecção. Peças torneadas por máquinas são facilmente distinguíveis de outras produzidas artesanalmente.
    Pode-se tirar conclusões a partir dos materiais constitutivos das peças, se naturais ou sintéticos, avaliar sua idade através de métodos de datação e, por outros métodos, sua origem geográfica.

Ou seja, a competência técnica permite tirar muitas conclusões certas sobre o hardware do jogo de xadrez.
    O problema é que nenhum método conhecido permite tirar conclusões sobre o software, a inteligência contida naquele jogo e que não é evidenciada por nenhum de seus elementos físicos constitutivos.

Pesquisas e experiencias todos podem fazer, o problema é como voce mesmo disse: o software pré estabelecido.

Pena que eu não saiba jogar xadrex, é um dos meus erros não aprender!!!
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • CameronCameron Membro
    Cientista1 disse: Pena que eu não saiba jogar xadrex, é um dos meus erros não aprender!!!
    http://www.theisozone.com/downloads/pc/windows-games/chessmaster-9000-updated/

Se quiser baixe e instale o jogo no seu PC, como é uma versão antiga dificilmente seu hardware estará fora dos requisitos.

Esse jogo tem o melhor tutorial de todos os tempos, ele ensina desde de "O que é um tabuleiro?" até "Partidas dos grandes mestres."

Um pouco de dedicação é só o que precisa.

Se preferir sites como esse podem ser bons para aprender também: http://www.chess.com/

• Eu tentava jogar o Chessmaster de Super Nintendo.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• CameronCameron Membro
    Percival disse: Eu tentava jogar o Chessmaster de Super Nintendo.
    Não é ruim mas a versão de PC que postei, ou a do PS2 que é excelente também, tem um tutorial completo dividido em várias etapas com exercícios bem didáticos.

É um curso completo.

• Opa vou pegar essa quando consertar o meu.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Cameron disse: Se quiser baixe e instale o jogo no seu PC, como é uma versão antiga dificilmente seu hardware estará fora dos requisitos.

Esse jogo tem o melhor tutorial de todos os tempos, ele ensina desde de "O que é um tabuleiro?" até "Partidas dos grandes mestres."

Um pouco de dedicação é só o que precisa.

Se preferir sites como esse podem ser bons para aprender também: http://www.chess.com/

Valeu Cameron, irei baixar e aprender!!!!!
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • GilghameshGilghamesh Membro
    .
    .
    .
    Publiquei o link deste texto do Acauan em vários fóruns sobre física e matemática.

As visitas ao texto, foram muitas, já os comentários... silêncio sepulcral...

:P :P :P
    .
    .
    .
    Post edited by Gilghamesh on
    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

http://gilghamesh.blogspot.com/
  • TachyonTachyon Membro
    Lembrei dessa entrevista do Feynman: http://goo.gl/P9je2 (A partir de 27:17)

Não sei como postar vídeos aqui.
    Até

Post edited by Acauan on
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Tachyon disse:
    Não sei como postar vídeos aqui.

Basta copiar e colar a url do youtube.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: Se por algum destes motivos mais fáceis de encontrar na ficção, a última relíquia da civilização humana encontrada intacta por alienígenas inteligentes fosse um jogo de xadrez completo, que conclusões tirariam daquele conjunto de tabuleiro e peças?

Depois de muita reflexão Cheguei a seguinte opinião :
    A conclusão que eles chegariam é que já podiam jogar xadrez .
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Acauan disse: O Tabuleiro de Xadrez

Só vc mesmo, excelente.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.