O Tabuleiro de Xadrez
Por Acauan
Publicado originalmente em 16 de fevereiro de 2013, 18h45min
Se por algum destes motivos mais fáceis de encontrar na ficção, a última relíquia da civilização humana encontrada intacta por alienígenas inteligentes fosse um jogo de xadrez completo, que conclusões tirariam daquele conjunto de tabuleiro e peças?
O desenho geométrico do tabuleiro define um padrão matemático facilmente identificável.
Assim como pisos e azulejos.
Qual a probabilidade de que estes alienígenas, por mais avançados intelectualmente que fossem, deduzissem corretamente as regras do jogo de xadrez a partir da evidência material disponível?
Toda Ciência naturalista se fundamenta em observações de fenômenos. A partir das observações são desenvolvidas teorias que explicam os fenômenos observados e experimentos que testam as teorias.
A observação das peças e tabuleiro de um jogo de xadrez pode evidenciar a habilidade artesanal ou a tecnologia industrial utilizada na sua confecção. Peças torneadas por máquinas são facilmente distinguíveis de outras produzidas artesanalmente.
Pode-se tirar conclusões a partir dos materiais constitutivos das peças, se naturais ou sintéticos, avaliar sua idade através de métodos de datação e, por outros métodos, sua origem geográfica.
Ou seja, a competência técnica permite tirar muitas conclusões certas sobre o hardware do jogo de xadrez.
O problema é que nenhum método conhecido permite tirar conclusões sobre o software, a inteligência contida naquele jogo e que não é evidenciada por nenhum de seus elementos físicos constitutivos.
É impossível para quem nunca teve acesso às regras do xadrez deduzir que cavalos se movem em "L" e pulam outras peças ou que o Rei pode executar o movimento do "roque" uma única vez por partida.
Nenhuma teoria ou experimento poderia levar à reconstituição da dinâmica do jogo de xadrez a partir apenas da observação de suas peças e tabuleiro.
Se tal realidade existe para o jogo de xadrez, pode ser aplicável a outras evidências materiais que observamos e analisamos cientificamente.
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Comentários
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
o que caracteriza o ser como unico, é exatamente o poder de criar livres pensamentos.
I.A.S são projetos possíveis porem sua criatividade estará sempre comprometida a falta de um maior sentido.
Nunca deixaram de ser meras ferramentas do raciocínio humano, em casos de panes, seus objetivos serão sempre limitados se comparem ao dos homens.
No caso do jogo, costumo dizer que vivemos dentro de um infinito lego divino, onde brincamos de ser deuses uns dos outros e quando finalmente conseguimos descobrir, onde uma pecinha se encaixa dentro do universo Deus, nos damos o titulo de criadores.
no caso do jogo, provavelmente quando não sabemos jogar um jogo de baralho conhecido, criamos outro usando as mesmas cartas.
na pratica o conhecimento se manifesta no conjunto de pensamentos humanos, o resultado final ou a constante evolução se faz com uma nova criação baseada nas idéias de outros.
sem nenhuma consciência sem existências
No caso desse a premissa é de que o desenvolvimento da partida não pode ser observado, apenas os elementos físicos utilizados para tal.
As torres na extremidade servindo de ideia que as outras peças representariam seus habitantes, cavaleiros ao lado delas como vigilantes, bispos mais próximos do rei e da rainha como seus conselheiros e no centro do castelo o rei e a rainha (as casas corretas desses seria impossível) com os peões na linha de frente como os soldados a pé.
É claro que nessa hipótese muitos erros poderiam ser cometidos, como a conclusão de que as torres não poderiam se mover e que cavaleiros teriam um movimento mais longo que bispos por disporem de um meio de transporte animal, ou ainda, poderiam chegar a conclusão que cavalos representam cavalos no jogo (que seria o mais óbvio) ao invés dos cavaleiros.
.
.
Perfeito, Grande Acauan! :)
Às vezes, tenho a impressão que você já nasceu dando xeque mate...
.
.
.
http://gilghamesh.blogspot.com/
0,0000000000000000000000001%
Pesquisas e experiencias todos podem fazer, o problema é como voce mesmo disse: o software pré estabelecido.
Pena que eu não saiba jogar xadrex, é um dos meus erros não aprender!!!
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Se quiser baixe e instale o jogo no seu PC, como é uma versão antiga dificilmente seu hardware estará fora dos requisitos.
Esse jogo tem o melhor tutorial de todos os tempos, ele ensina desde de "O que é um tabuleiro?" até "Partidas dos grandes mestres."
Um pouco de dedicação é só o que precisa.
Se preferir sites como esse podem ser bons para aprender também: http://www.chess.com/
― Winston Churchill
É um curso completo.
― Winston Churchill
Valeu Cameron, irei baixar e aprender!!!!!
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
.
.
Publiquei o link deste texto do Acauan em vários fóruns sobre física e matemática.
As visitas ao texto, foram muitas, já os comentários... silêncio sepulcral...
:P :P :P
.
.
.
http://gilghamesh.blogspot.com/
Não sei como postar vídeos aqui.
Até
Basta copiar e colar a url do youtube.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Depois de muita reflexão Cheguei a seguinte opinião :
A conclusão que eles chegariam é que já podiam jogar xadrez .
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Só vc mesmo, excelente.