Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

A recepção antidemocrática de alguns brasileiros a Yoani Sánchez

A recepção antidemocrática de alguns brasileiros a Yoani Sánchez

Posted by Mário César on fev 20, 2013

A blogueira cubana Yoani Sánchez chegou ao Brasil na madrugada da última segunda-feira, dia 18 de fevereiro, e já teve de encarar, logo ao desembarcar, um protesto de “revolucionários” tupiniquins. Como se não fosse suficiente, mais protestos aconteceram pelos locais que visitou.

protestos_esquerdistas

Não me entendam mal. Protestar contra aquilo que se discorda é plenamente válido e permitido. Mas o que é contraditório é que só temos tais direitos, ou liberdades se preferir, graças às nossas “reacionárias” democracia e liberdade de expressão. Que é exatamente pelo que Yoani Sánchez luta, ou ao menos tenta lutar, em seu país.

O que não é legítimo, contudo, é que se proteste contra pessoas, como foi o caso. O que é menos legítimo ainda é que se tente calar, censurar, outras pessoas. Ou, ainda pior, que se levante falso sobre as pessoas (mas, hei, não foi exatamente isto que a esquerda brasileira sempre fez enquanto estava na oposição?). Acusações como a de que a moça seria “agente da CIA” e coisas parecidas seriam legítimas se, e apenas se, fossem apresentadas evidências. O que, por óbvio, não é o caso.

Ainda assim, com tudo o que ocorreu, a blogueira cubana disse:

“Foi um banho de democracia e pluralidade, estou muito feliz e queria que em meu país pudéssemos expressar opiniões e propostas diferentes com esta liberdade.”

– Yoani Sánchez

O interessante é que nem mesmo presidentes dos EUA jamais foram recebidos aqui. E mesmo que ela realmente fosse uma “agente norte-americana infiltrada”, como muitos alegam, nada justifica tal tratamento. Em nosso país todos têm voz, incluindo marqueteiros de regimes indesejados (como o da ditadura militar).

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

– Evelyn Beatrice Hall

O fato da moça receber dinheiro de órgãos de imprensa internacionais não é evidência de nada além de que ela trabalha e, aparentemente, bem. Ou seria algum crime determinada pessoa receber um salário? Se fosse, estaríamos todos perdidos no Brasil, poderíamos ser processados criminalmente e pagar por um crime continuado.

yoani_sanchez

A questão toda, no fim, se limita à velha e mofada briga comunismo vs. capitalismo. Ideologias políticas, nada além disto. Coisas pelas quais se matou mais na história humana do que por motivações religiosas. O que, cá entre nós, é uma pena.

Apenas um detalhe adicional, não tão importante (ao menos na cabeça dos “revolucionários” tupiniquins), é que Yoani Sánchez vai receber um prêmio por defesa dos direitos humanos nos EUA.

Em suma, minha crítica é apenas quanto à forma dos protestos e quanto ao tipo de acusações, desacompanhadas de evidências, que foram feitas online. Em outras palavras, não passa de uma chamada ao bom-senso, tão abandonado ultimamente, ainda mais quando paixões ideológicas estão envolvidas.

http://livrespensadores.net/artigos/a-recepcao-antidemocratica-de-alguns-brasileiros-a-yoani-sanchez-3/

Queria ver se estes que fizeram tal protesto , teriam coragem de fazer protestos contra o Governo em Cuba.
Post edited by emmedrado on
A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif

Comentários

• 9 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Queria saber o que havia no papel que os manifestantes estavam segurando. Instruções sobre o que fazer (babar, agitar os braços) e o que gritar?
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited fevereiro 2013 Vote Up0Vote Down
    Como venho sempre repetindo, o Partido dos Trabalhadores e aliados são hoje a maior ameaça à Democracia brasileira.

Se esta corja conquistar mais poder, farão com todas as vozes discordantes o que fizeram com Yoani Sánchez.
    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: Como venho sempre repetindo, o Partido dos Trabalhadores e aliados são hoje a maior ameaça à Democracia brasileira.

Se esta corja conquistar mais poder, farão com todas as vozes discordantes o que fizeram com Yoani Sánchez.

Pode crer. E pior!!!!!
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Fico só imaginando o quanto os petistas deste fórum estão ansiosos para aqui passar o rodo.
  • Como disse no outro topico: Se esses merdas gostam tanto de Cuba, que se mudem pra la e se fuedem.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Lucifer disse: Como disse no outro topico: Se esses merdas gostam tanto de Cuba, que se mudem pra la e se fuedem.

Não conheço um petista que passe as férias em Cuba.
    Todos vão aos EUA e Europa.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Click aqui :
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    emmcri disse:
    Não conheço um petista que passe as férias em Cuba.
    Todos vão aos EUA e Europa.
    Cuba pode ser um bom lugar para se passarem as férias, desde que você tenha dinheiro para os hotéis de luxo, as lojas onde só se compra em dólar etc.

Nada disto é acessível ao povo.

Mas não tente sair andando por aí e fazendo perguntas inconvenientes ao povo. Você será vigiado o tempo todo.
  • Fernando_Silva disse: Mas não tente sair andando por aí e fazendo perguntas inconvenientes ao povo. Você será vigiado o tempo todo.

Também por isso preferm ir para Europoa e EUA, além de que tem muito mais opoções afinal há mais progresso por lá.

Eu quero a Verdade .
    Click aqui :
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.