Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Estudo põe em dúvida imagem de Madre Teresa de Calcutá
Para pesquisadores canadenses, Igreja Católica construiu um mito em torno da religiosa
Pobres e doentes eram abrigados em más condições, dizem acadêmicos
Freira ficou conhecida pelo trabalho comunitário na Índia
Madre Teresa com um bebê durante visita a Johannesburgo, em 1988: altruísmo contestado AFP/8-11-1988
LONDRES - Um novo estudo feito por acadêmicos canadenses afirma que o altruísmo e generosidade atribuídos à Madre Teresa de Calcutá não passaram de um mito. Os pesquisadores concluíram que a imagem sacra da beata teria sido produto de uma forte campanha publicitária feita pela Igreja Católica. De acordo com o estudo, ela abrigava pobres e doentes em péssimas condições, apesar do acesso que tinha a milhões de dólares recebidos graças às doações para uma fundação criada por ela para ajudar ao próximo.
Os pesquisadores são Serge Larivee e Genevieve Chenard, do Departamento de Psicoeducação da Universidade de Montreal, e Carole Sénéchal, da Universidade de Ottawa. Eles chegaram a essa conclusão após a análise de quase 300 trabalhos publicados sobre Madre Teresa, além de boletins médicos e reportagens do jornalista britânico Christopher Hitchens, que já havia questionado a atuação da religiosa anteriormente. A pesquisa será publicada na íntegra este mês no jornal “Studies in Religion/Sciences Religieuses”.
Os autores do trabalho concluíram que Madre Teresa estava muito mais disposta a orar pelos pobres do que a oferecer atendimento médico prático. Eles ainda afirmam que o Vaticano deixou de lado as preocupações sobre a personalidade dela, suspeitos contatos e transações financeiras envolvendo a missionária. Tal como a "maneira duvidosa de cuidar dos doentes, suas questionáveis afiliações políticas, a suspeita gestão da grande soma de dinheiro que foi dado a ela e seus pontos de vista excessivamente dogmáticos sobre contracepção, aborto e do divórcio", afirma o site da Universidade de Montreal.
O estudo afirma que a freira mantinha 517 missões em mais de cem países no momento de sua morte, mas que a maioria desses pacientes não recebiam cuidados apropriados, e muitos eram deixados para morrer. A pesquisa questiona até mesmo um dos milagres atribuídos a ela, a cura de um cisto no ovário da indiana Monica Besra, que na verdade teria sido resultado de remédios dados por médicos.
O site do Prêmio Nobel, o qual Madre Teresa venceu em 1979, tem uma visão muito mais positiva sobre as ações da religiosa. Ele celebra seus primeiros trabalhos em favelas de Calcutá e o fornecimento de ajuda eficaz para os mais pobres em uma série de países. Mesmo os pesquisadores admitem que ela inspirou muitos outros trabalhadores humanitários, cujas ações foram tão significativas quanto, mas sem exaltação da mídia. Eles ainda afirmam que a cobertura da imprensa em relação à Madre Teresa de Calcutá poderia ter sido um pouco mais rigorosa.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
sem nenhuma consciência sem existências
Quem não deve, não teme. Se há controvérsias por que não as expor e por que não pintou alguém para rebater as afirmativas a respeito?
― Winston Churchill
PQP! A mulher era uma freira católico romana, queriam que ela fosse a favor destas coisas?
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Igual aquela vez dos estudantes italianos, se não me engano, que diziam que o papa colocava a religião (ou deus) na frente da ciência.
Além do que o redator do texto classifica os pontos de vista dela como "excessivamente dogmáticos".
Ô raios!
Como algo pode ser "excessivamente dogmático"?
Se é dogmático, por definição implica em aceitação incondicional, indiscutível e inflexível do dogma, como pode haver excesso que extrapole esta definição?
E há, de fato, muita propaganda em torno da Madre Tereza.
Aquele hospital dela era um campo de refugiados e as competências e recursos da Ordem para lidar com aquela situação extrema nem sempre se mostravam à altura. Só que os críticos não lembram que quem tinha obrigação de cuidar daquela gente era o governo da Índia, se nem o próprio país tava dando conta daquela encrenca, vá lá um bando de freiras fazer milagres - elas talvez acreditassem nisto, mas só elas.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
sem nenhuma consciência sem existências
Não faça drama.
O problema é tentar vê-la como uma santa. Os crentes tentam fazer isso o tempo todo, realmente acreditam que existem pessoas acima de qualquer valor e/ou fraqueza humana. Quando se mostra o quão humano são os tais santos deles, fazem cara de muxoxo dizendo que até cristo foi crucificado.
Quando a Irlanda organizou um referendo popular para decidir a continuidade ou não da proibição ao divórcio, Madre Teresa voou até lá e fez veementes discursos exortando o povo a votar a favor da proibição. Entretanto, quando sua amiga, a princesa Diana, se divorciou, ela declarou publicamente: “Foi melhor assim. Ela não era feliz nesse casamento”. Fica a dúvida se, neste caso, ela falou com o coração ou se, para os poderosos, tudo é permitido.
Bastava que ela fosse sempre contra.
O que não iria aliviar a barra dela aqui. Desceríamos o pau de qualquer forma.
― Winston Churchill
SE assim foi e eu não vou checar, então o autor do artigo falou mais bobagem ainda, pois então ela não seria "excessivamente dogmática" porra nenhuma, aliás, não seria sequer dogmática.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!