Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O quê vocês acham do livro "O presidente negro" de Monteiro Lobato?

LaraASLaraAS Membro
Então, o quê vocês acham desse livro?
No meu caso, eu tenho dúvidas sobre o que significa, tenho dúvidas sobre se eu gosto ou não, da historia dessa livro.
O interessante é que nesse livro de ficção científica escrito em 1926 e prevendo como seria o mundo, um século depois, como seria em 2016, o Monteiro Loboto previu a Internet (com outro nome, mas era a Internet, era igual à Internet, só que com outro nome)e previu a enorme importância de movimentos seguimentados como o enorme aumento de importância posterior à época dele, dos movimentos feministas e negros (ele só não previu os movimentos gays, mas para isso seria impossível prever naquela época, mesmo para as pessoas com mais imaginação, naquela época os próprios movimentos a favor da liberação sexual (que já existiam) usavam o argumento de que com a liberação sexual entre os homens e as mulheres, a homossexualidade acabaria, pois achavam que era só um efeito da falta de liberdade sexual entre os homens e as mulheres, em suma, o argumento que se usa hoje em relação ao celibato clerical e a pedofilia e inclusive esse era um dos argumentos dos movimentos para a liberação sexual, para defender a necessidade de uma liberação sexual para as relações sexuais heterossexuais. Agora, o Monteiro Lobato, previu que esses movimentos de liberação sexual conseguiriam seus objetivos de liberar sexualmente o sexo entre os homens e as mulheres patrão, nesse caso o Monteiro Lobato, também previu uma coisa que aconteceu, mas não o movimento homossexual, nem a liberação da homossexualidade.
No entanto, o que é polemico nesse livro não é isso, mas sim aquela historia de prever a extinção dos negros e mulatos dos EUA por causa de uma maquila "descarapitadora" de cabelos e definitiva, que alisa os cabelos para sempre, e que secretamente daria esterilidade nos negros e mulatos, e que no livro, foi uma armadilha branca,sem contar para os negros e mulatos que daria esse efeito, e quando todos os negros e mulatos dos EUA já tinham feito essa operação, é que os que tinham feito a armadilha contaram que era isso, e foi isso que compensou a eleição do primeiro presidente negro dos EUA, que estava disputando com uma mulher a presidência dos EUA, e justo quando ele tinha acabado de ser eleito, os que tinham feito a armadilha contaram isso.
Alguns críticos e leitores tiveram e têm a interpretação de que Monteiro Lobato queria que acontecesse isso, e que por isso esse livro é racista, e ainda têm a interpretação de que é racismo imaginar uns negros e mulatos meio burros desse jeito.
Eu tenho dúvidas sobre se essa interpretação está certa ou não.
Bom, em todo caso, até existem métodos de alisamento, e já existiam na década de 1920, mas são temporários, só duram 3 meses, e mesmo alguns mais modernos mais duradouros só duram no máximo 1 ano e evidentemente não são nada esterilizadores, algumas carecas que antes tinham cabelos encarapitado ou mesmo encaracolados caucasianos, fazem implantes de cabelo liso.
Mas na verdade, não há tantos negros e mulatos querendo mudar de aparência, é só uma minoria dos negros e mulatos que usam esses alisadores e chapinhas (se bem que na década de 1950 eram em maior proporção) e é uma proporção ainda menor de negros e mulatos que embranquecem a pele (coisa também citada nesse livro, só que essa já acontecendo há uns 50 anos antes de quando se passa a historia)que no livro foi citada como sendo feita por todos os negros e mulatos dos EUA e que na verdade, só é feita por um ou outro Miquel Jachson da vida.
Agora, o que o Monteiro Lobato quis dizer com essa historia? Que os negros e mulatos ao quererem imitar a aparência dos brancos, estão se auto-extinguindo por si mesmos? Ou será que ele quis dizer que ele quer que aconteça essa matança física?
Post edited by LaraAS on

Comentários

• 2 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    O 'orgulho negro' é uma coisa recente, acho eu. E a cabeça das pessoas em geral, naquela época, também era diferente, portanto não dá para fazer comparações diretas. Lembro que, até o fim da década de 50, as revistas femininas ainda estavam cheias de dicas sobre como tratar bem o marido para evitar que ele arranjasse amante - por culpa dela, esposa.

É até possível que Monteiro Lobato considerasse que os negros eram inferiores e não visse nenhum problema nisto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.