Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Família Alemã vive há três anos praticamente sem usar dinheiro

Um belo exemplo de família anti materialista que despertou sua consciência para Deus. Ela é melhor exemplo que o Criaturo que só fala fala e não toma ações de exemplo:
0225_dinheiro_1_mat.jpg

Um alemão de 29 anos conseguiu desenvolver um sistema de vida ao lado de sua família, cujo gasto de dinheiro é mínimo. Raphael Fellmer sustenta sua família há três anos com alimentos encontrados em caçambas de lixo de supermercados e adquire móveis e outros utensílios através da prática do escambo.

Fellmer mora de aluguel em um pequeno apartamento no porão de uma casa em Berlim, ao lado de sua esposa Nieve e seu filho. O casal paga as despesas de aluguel com serviços domésticos como jardinagem e reparos na residência. O único uso de dinheiro é para quitar contas de luz e água.

O casal utiliza dinheiro somente quando não há escolha. Uma dessas ocasiões foi durante a gestação do menino, quando Nieve teve que fazer um plano pré-natal. Raphael, nascido em uma família de classe média alta alemã e formado em Estudos Europeus, percebeu que há coisas mais importantes na vida do que o dinheiro.

0225_dinheiro_2_mat.jpg

Para ele, o dinheiro é uma invenção do homem e seu sistema pode entrar em colapso a qualquer instante. Desta forma, Fellmer adotou o modo de vida para proteger sua família dos efeitos negativos do sistema. A inspiração ocorreu após decidir realizar uma viagem para o México ao lado de amigos sem gastar um centavo. Prestando serviços em troca de transporte em navios e contando com caronas em caminhões, o alemão percebeu que o dinheiro não é fundamental para a vida do ser humano.

Já em relação aos alimentos, o Raphael encontra tudo o que precisa nas caçambas de lixo orgânico dos mercados do país. Segundo Fellmer, grande parte dos alimentos recolhidos na rua estão em perfeito estado. De acordo com a Organização de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas (FAO), 30% de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado.

Este novo modo de vida vem recebendo atenção de pessoas na Europa e fomentando discussões em fóruns na internet. Fellmer é tido como o líder do movimento, batizado de “vida-sem-dinheiro”.

0225_dinheiro_3_mat.jpg

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
― Winston Churchill

Comentários

• 21 Comentários sorted by Votes Date Added
  • LaraASLaraAS Membro
    edited março 2013 Vote Up0Vote Down
    Na verdade, esse tipo de gente que considera que está vivendo sem depender do que eles chamam de "sistema" acabam sendo paradoxalmente em algumas coisas com um pensamento aparentado ao mais caricato conservador-liberalismo de Von Mises, e nem sequer um mais razoável conservador-liberalismo de Hayek, nem muito menos um serio social-liberalismo como o de Raymond Aron e o Karl Popper das décadas de 1940, 1950 e 1960. Esses tipos medidos como esse cara da reportagem pensam que vivem numa ilha, que são uns Robbins Crusóes que não dependem de nada.
    Na verdade ele está vivendo de caridade, e para isso, ele depende das pessoas que conseguiram as coisas com o sistema.
    Post edited by LaraAS on
  • O dinheiro foi uma das mais bem sucedidas convenções sociais humanas da história.

Graças a ele conseguimos administrar uma variedade de interesses de uma forma na maioria das vezes pacífica.

Come with me if you wanna live.
  • Cameron disse: O dinheiro foi uma das mais bem sucedidas convenções sociais humanas da história.

Graças a ele conseguimos administrar uma variedade de interesses de uma forma na maioria das vezes pacífica.

Pode ate ser uma das mais bem sucedidos sistemas sociais humanos, mas que hoje o dinheiro é mal utilizado e administrado, isso não tenha dúvidas. No mais, o feitiço virou-se contra o feiticeiro.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Cientista1 disse: ode ate ser uma das mais bem sucedidos sistemas sociais humanos, mas que hoje o dinheiro é mal utilizado e administrado, isso não tenha dúvidas. No mais, o feitiço virou-se contra o feiticeiro.

Para deixar bem claro, eu falo de questões sociais gerais e não individuais!
    Sou a favor do capitalismo, mas não da desigualdade social.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • While Fellmer himself lives exclusively with no money, his wife uses the equivalent of around $280 per month (made up from savings and a government child subsidy) to pay for transportation, health care and food for their child.

http://www.huffingtonpost.com/2013/02/28/raphael-fellmer-no-money_n_2782543.html

Ainda bem. Se estivessem alimentando uma criança com comida do lixo por opção seriam criminosos.

O idiota é um playboy vagabundo, formado em um curso inútil ímã de gente tão sem cérebro quanto ele, que possui a peculiar característica de preferir viver na merda do que assumir uma rotina de trabalho.

Que sirva de exemplo ao mundo sobre os riscos da preguiça e de ser incapaz de assumir responsabilidades.

• NeotribalistaNeotribalista Membro
    O caso confirma apenas que ninguém vive com 0 de dinheiro, a não ser um eremita ou membro de uma sociedade de caçadores-coletores. US$280 é uma renda invejável em alguns lugares do planeta.

O dinheiro é só um facilitador do escambo. Ao invés de ter que achar alguém que tem o item que deseja disposto a trocar pelo item que você tem para troca, todos trocam suas mercadorias e serviços por dinheiro e trocam dinheiro por qualquer serviço e mercadoria. Claro, quando dinheiro se torna apenas um papel, torna-se bastante criticável se ele vale o que está impresso.

Se o dinheiro é uma invenção humana, tudo que ele consome também é, assim como o escambo. Nunca vi chimpanzés usando talheres, copos e panelas, como mostrado na foto. Hipoteticamente, a distribuição de comida para as redes de supermercado que ele depende pode entrar em colapso assim como o dinheiro, de uma hora para outra. Além disso, ele só pode recolher os alimentos que sobram por conta da superprodução do sistema. Vivesse num mundo de produção de alimentos estatizada e não teria comida nem pra quem tem dinheiro pra pagar.

Não conheço ninguém que ache que dinheiro é a coisa mais importante do mundo. Talvez alguns comunistas e olhe lá. Ele não foi o primeiro a descobrir isso. O fato de ele ser de uma família abastada de um país rico não surpreende. É esperado que quem tem esse tipo de comportamento "desapegado" nunca tenha sentido o estômago roncar por necessidade, e saiba que caso a coisa aperte, ele tem a quem recorrer. Ficaria surpreso é se algum miserável faminto de Serra Leoa se abdicasse de algum dinheiro que recebeu.

Como decisão individual dele, ou dos seus seguidores adultos mentalmente sãos, é só uma esquisitice. Eu não o sustento, eu não ligo. Quanto ao filho dele, que é criado assim, bem... é o caso mais discutível, mas pessoalmente não vejo motivo para retirada da custódia da criança.
    Post edited by Neotribalista on
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Percival disse: Para ele, o dinheiro é uma invenção do homem e seu sistema pode entrar em colapso a qualquer instante.
    Certo, certo, a qualquer instante.
    Cameron disse: O dinheiro foi uma das mais bem sucedidas convenções sociais humanas da história.

E serve de referência de valor, facilitando a troca de riquezas entre os indivíduos. Quantas bananas eu pago por um sapato? Mas ... será que o sapateiro está precisando de bananas?
    E quantos sapatos o sapateiro paga por um quilo de carne?
    Percival disse: Já em relação aos alimentos, o Raphael encontra tudo o que precisa nas caçambas de lixo orgânico dos mercados do país. Segundo Fellmer, grande parte dos alimentos recolhidos na rua estão em perfeito estado.
    Este sistema funciona se todo mundo quiser viver assim? Esse cara teria como viver isolado no meio do mato? Ou ele precisa do capitalismo funcionando para que ele aproveite as sobras?

• Apatico disse: O caso confirma apenas que ninguém vive com 0 de dinheiro, a não ser um eremita ou membro de uma sociedade de caçadores-coletores.

O engraçado é pessoas te apontar como materialista e ter que viver no mesmo sistema: ninguém sobrevive sem dinheiro fato.

Fernando_Silva disse: Esse cara teria como viver isolado no meio do mato? Ou ele precisa do capitalismo funcionando para que ele aproveite as sobras?

Ele precisa do capitalismo, então ele precisa do sistema mesmo que indiretamente.

― Winston Churchill

• sybok disse: Não me entendam mal, acho até que o escambo tem seu lugar e deveria ser mais utilizado em alguns casos

Sim, muitas vezes você tem algo em casa que não usa e o outro também e coincide de precisarem das coisas as quais não uso. Acho legal essa prática, principalmente para livros, mas quando se trata de comércio o pessoal quer lucro. Sebos de livros fazem escambos de dois livros por um, já outros avaliam os exemplares oferecidos e dão um valor para ser adquirido em exemplares do local. Depende muito da prática.

― Winston Churchill

• Fiquei sabendo que tem um evento em São Paulo chamado Mercado de Pulgas com trocas de quadrinhos, mangás e relacionados.
    ― Winston Churchill

• {quote]Cientista1 disse: Sou a favor do capitalismo, mas não da desigualdade social.[/quote]

Eu sou a favor da desigualdade social mas totalmente contra o capitalismo.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • Percival disse: Raphael, nascido em uma família de classe média alta alemã e formado em Estudos Europeus, percebeu que há coisas mais importantes na vida do que o dinheiro.

Catar lixo na rua e ter uma morada sem conforto, por exemplo.
    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • HuxleyHuxley Membro
    Se esse casal alemão não tem como não manter um gasto mensal num nível ínfimo, eles ao menos poderiam tentar maximizar a receita mensal e investir bem a poupança. Num mundo imprevisível, despesas médicas ou alguns meses de desemprego podem levar a vida de alguém saudável ao colapso. Esse casal alemão se esquece da maior virtude do pensamento materialista: servir como um minimizador para a possibilidade de nosso prejuízo material crescer exponencialmente, assim como nosso desespero. Dinheiro é como saúde: tê-lo não é garantia de felicidade, mas a sua ausência leva à miséria. Falta de dinheiro já matou muitos ex-endinheirados.
    Post edited by Huxley on
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Querem ser caçadores-coletores urbanos?
  • Huxley,

Muito provavelmente a família dele tem uma poupança gigantesca que ele sabe que pode contar em momentos de emergência.

Levar uma vida austera enquanto se acumula uma grande poupança não é novidade alguma. A idéia que ele quer vender é que dinheiro é inútil. Se ele tentar vender isso enquanto constrói uma pequena fortuna em poupança seria contraditório.

Aliás, você não era anti-poupança?
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • sybok disse: O que eu já ouvi o pessoal chamar de mercado de pulgas, foram feirinhas onde tem objetos usados, mas lá só se compra com dinheiro.

Nem sempre, por vezes no papo já consegui fazer rolo.

sybok disse: Agora, sebos e similares isso tem bastante, não é só no centro não, mas também nas zonas comerciais de bairros residenciais.

As que tem aqui elas fazem rolos geralmente com uma certa vantagem, como dois exemplares por um. Algumas estipulam valor em suas peças que são trocadas por exemplares nos valores cobrados pelos mesmos.

― Winston Churchill

• Apatico disse: Aliás, você não era anti-poupança?

Eu jamais emiti uma opinião de aconselhamento anti-poupança para qualquer pessoa neste ou em qualquer outro fórum.
  • Desculpe, devo ter feito confusão.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Darkside disse: O idiota é um playboy vagabundo, formado em um curso inútil ímã de gente tão sem cérebro quanto ele, que possui a peculiar característica de preferir viver na merda do que assumir uma rotina de trabalho.

Ele é formado na Fefeleche?

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Acauan disse:
    Darkside disse: O idiota é um playboy vagabundo, formado em um curso inútil ímã de gente tão sem cérebro quanto ele, que possui a peculiar característica de preferir viver na merda do que assumir uma rotina de trabalho.

Ele é formado na Fefeleche?

Ou professor de lá?

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.