Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O paradoxo do som

.
.
.
O paradoxo do som.

Todo mundo aprende na escola, uma das fundamentações da física em relação ao som:

“O som não se propaga no vácuo espacial.”

Isso significa que, no espaço do universo, permeado de vácuo, não existe como o som se propagar, ele então, não existe, não pode ser ouvido, ou captado, pois não há no vácuo, nada que faça com que o som interaja, para ressonar e se propagar pelo espaço à distância, no vácuo, o som é natimorto, as suas ondas não existem, pois não podem se propagar em um ambiente sem matéria.

No entanto...

Volta e meia, aparecem notícias sobre pesquisadores que captaram o som do início do universo, ou o som de uma estrela explodindo...

Ou a teoria do som não se propagar no vácuo espacial está completamente errada, ou então, o que é muito mais provável, é que, aquilo que acreditamos ser vácuo espacial, não é vácuo realmente...

Alguém aí está disposto a resolver mais este paradoxo?

Sempre lembrando que: o som se propaga de forma mecânica, vibrações que interagem com a matéria, que, ao chegarem à nós, vindas pelo espaço, são captadas e traduzidas por nossos aparelhos amplificadores, é bem sabido que ondas eletromagnéticas de rádio transportam sinais "audíveis" por modulação de amplitude ou de frequência. Ou alguém imagina que o som que saia do seu rádio receptor tenha vindo da emissora na forma de onda sonora?...
.
.
.
Post edited by Gilghamesh on
O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

http://gilghamesh.blogspot.com/

Comentários

• 19 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Cientista1Cientista1 Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    A teoria do som de não se propagar no espaço não esta errada. O som não se propaga do Vácuo!

Quando os astrônomos ouvem uma estrela explodindo, eles analisam a freqüência de sua radiação e usam as ondulações de amplitude mais a técnica de sismologia estelar para reproduzir o som aqui na terra. Por isso volte e meia ouvimos noticias de que cientistas ouviram o som de estrelas, principalmente de pulsares quando seu pulso eletromagnético passa diretamente na terra.

Ja para o som do início do Universo eles usaram as ondulações da radiação cósmica de fundo em micro-ondas para reproduzir o mesmo.
    Post edited by Cientista1 on
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • .
    .
    .
    De novo, aí está alguém que precisa urgentemente fazer um curso de análise e interpretação de texto...
    .
    .
    .
    O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

• E ai esta alguém que esta precisando estudar!!! Mais um cara que fala besteiras.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • .
    .
    .
    Não é problema de interpretação e análise, eu estava errado, é analfabetismo funcional do vulgo cientista :P.

Leia o texto na integra,antes de falar qualquer coisa:
    Gilghamesh disse: Sempre lembrando que: o som se propaga de forma mecânica, vibrações que interagem com a matéria, que, ao chegarem à nós, vindas pelo espaço, são captadas e traduzidas por nossos aparelhos amplificadores, é bem sabido que ondas eletromagnéticas de rádio transportam sinais "audíveis" por modulação de amplitude ou de frequência. Ou alguém imagina que o som que saia do seu rádio receptor tenha vindo da emissora na forma de onda sonora?...
    .
    .
    .

• Mais um profeta do faz de conta no fórum, que não le os post que colocam......lamentável!
    E ainda se diz alfabetizado, só rindo mesmo.

Leia então o que escrevi:
    Cientista1 disse: Quando os astrônomos ouvem uma estrela explodindo, eles analisam a freqüência de sua radiação e usam as ondulações de amplitude mais a técnica de sismologia estelar para reproduzir o som aqui na terra. Por isso volte e meia ouvimos noticias de que cientistas ouviram o som de estrelas, principalmente de pulsares quando seu pulso eletromagnético passa diretamente na terra.

Ja para o som do início do Universo eles usaram as ondulações da radiação cósmica de fundo em micro-ondas para reproduzir o mesmo.

• GilghameshGilghamesh Membro
    Gilghamesh disse: Todo mundo aprende na escola, uma das fundamentações da física em relação ao som:

Cientista1 disse: A teoria do som de não se propagar no espaço não esta errada. O som não se propaga do Vácuo!

Gilghamesh disse: Isso significa que, no espaço do universo, permeado de vácuo, não existe como o som se propagar, ele então, não existe, não pode ser ouvido, ou captado, pois não há no vácuo, nada que faça com que o som interaja, para ressonar e se propagar pelo espaço à distância, no vácuo, o som é natimorto, as suas ondas não existem, pois não podem se propagar em um ambiente sem matéria.

Acima deixo claro o que significa, o que é considerado oficialmente, o vácuo espacial.

Cientista1 disse: Quando os astrônomos ouvem uma estrela explodindo, eles analisam a freqüência de sua radiação e usam as ondulações de amplitude mais a técnica de sismologia estelar para reproduzir o som aqui na terra. Por isso volte e meia ouvimos noticias de que cientistas ouviram o som de estrelas, principalmente de pulsares quando seu pulso eletromagnético passa diretamente na terra.

Gilghamesh disse: Sempre lembrando que: o som se propaga de forma mecânica, vibrações que interagem com a matéria, que, ao chegarem à nós, vindas pelo espaço, são captadas e traduzidas por nossos aparelhos amplificadores, é bem sabido que ondas eletromagnéticas de rádio transportam sinais "audíveis" por modulação de amplitude ou de frequência. Ou alguém imagina que o som que saia do seu rádio receptor tenha vindo da emissora na forma de onda sonora?...
    .

Notem que o que o cientista disse, foi exatamente o que eu disse, só que utilizando outros termos.

Gilghamesh disse: Ou a teoria do som não se propagar no vácuo espacial está completamente errada, ou então, o que é muito mais provável, é que, aquilo que acreditamos ser vácuo espacial, não é vácuo realmente...

E acima, eu faço a alegação de que o vácuo espacial, não é exatamente aquilo que nós consideramos oficialmente, ser vácuo espacial.

Parece que o cientista, não entendeu a premissa sobre o conceito oficial sobre o que é vácuo espacial, e a minha afirmação de que esta premissa, pode não ser exatamente correta, para descrever o que seria um vácuo espacial, uma vez que, ondulações de frequência não podem propagar no vácuo...
    .
    .
    .

• emmedradoemmedrado Membro
    Giga porque tu não faz o seguinte , escreve tudo que você tem contra a física moderna , monta suas próprias teorias e leva ela para análise científica , depois vem aqui e conta pra gente o que aconteceu .
    Afinal você acredita em que ? Em um universo estático ?
    Posta pra gente aqui no fórum saber as suas teorias pelo menos.
    Atacar sem dar alternativas é mole .
    Caraca mais parece um criacionista maluco...
    Post edited by emmedrado on
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • .
    .
    .
    Se eu for escrever tudo o que eu tenho contra a física moderna, vou passar o resto da vida fazendo isso...
    .
    .
    .

• Gilghamesh disse: Volta e meia, aparecem notícias sobre pesquisadores que captaram o som do início do universo, ou o som de uma estrela explodindo...

Ou a teoria do som não se propagar no vácuo espacial está completamente errada, ou então, o que é muito mais provável, é que, aquilo que acreditamos ser vácuo espacial, não é vácuo realmente...

Amigos ele escreveu esta pergunta esperando uma resposta. Quem souber ler vera o que coloquei:

Se voce observarem bem o que ele tinha colocado, tem estrutura linguistica diferente do que eu havia postado

Eu apenas disse COMO os cientistas ouvem o som espacial:

Eu não repeti o que ele disse e sim respondi o que ele havia perguntado.

• emmcri disse: Giga porque tu não faz o seguinte , escreve tudo que você tem contra a física moderna , monta suas próprias teorias e leva ela para análise científica , depois vem aqui e conta pra gente o que aconteceu .
    Caraca mais parece um criacionista maluco...

Quando debatemos contra alguem que não tem argumentos teóricos ou práticos e sim só criticas ao que é estudado atualmente, o sujeito se transforma num criacionista.

• .
    .
    .
    E o analfabetismo funcional do cientista1 continua...
    .
    .
    .

• emmcri disse: Giga porque tu não faz o seguinte , escreve tudo que você tem contra a física moderna , monta suas próprias teorias e leva ela para análise científica , depois vem aqui e conta pra gente o que aconteceu .

[2]

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Gilghamesh disse: O paradoxo do som.

Todo mundo aprende na escola, uma das fundamentações da física em relação ao som:

Isso significa que, no espaço do universo, permeado de vácuo, não existe como o som se propagar, ele então, não existe, não pode ser ouvido, ou captado, pois não há no vácuo, nada que faça com que o som interaja, para ressonar e se propagar pelo espaço à distância, no vácuo, o som é natimorto, as suas ondas não existem, pois não podem se propagar em um ambiente sem matéria.

No entanto...

Volta e meia, aparecem notícias sobre pesquisadores que captaram o som do início do universo, ou o som de uma estrela explodindo...

Não estou compreendendo aonde você quer chegar caro Gilgha. Imagino que o "som" que eles estão se referindo seja o equivalente sonoro das manifestações eletromagnéticas, radiação de partículas, etc, que atravessam o vácuo e chegam até nós vindos do cosmo e são decodificadas para a forma de som por aparelhos específicos.
    O som não viaja no vácuo, no caso é usado como forma de expressão final na saída do amplificador para ser percebida por nossos ouvidos.

Não percebi o paradoxo que você mencionou.

Quando ao vácuo. Modernamente me parece que já se fala que o mesmo não é um vazio total e que tem suas propriedades que podem interagir com a matéria à nível micro.

Abraços!
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • GilghameshGilghamesh Membro
    Marcio disse: Não estou compreendendo aonde você quer chegar caro Gilgha. Imagino que o "som" que eles estão se referindo seja o equivalente sonoro das manifestações eletromagnéticas, radiação de partículas, etc,

Sim, foi isso o que eu escrevi:

A questão que proponho é que:

Gilghamesh disse: A premissa sobre o conceito oficial sobre o que é vácuo espacial, e a minha afirmação de que esta premissa, pode não ser exatamente correta, para descrever o que seria um vácuo espacial, uma vez que, ondulações de frequência não podem propagar no vácuo...

Ou seja, ondulações de frequência, ou manifestações eletromagnéticas, não podem trafegar no vácuo, então, o vácuo não é realmente um vácuo.

E essa afirmação, vai contra a física moderna que afirma que ondas independentes de suas respectivas partículas físicas, ou sem origem em partículas, possam ter uma existência real.

Toda onda, provém de sua determinada partícula, não existindo sem a partícula que a gerou.

É a partícula que transita no espaço, e não a sua onda, a sua onda é apenas o efeito ao transitar no espaço.

Entenda-se por partícula, algo físico, algo real, que possui massa, tamanho e peso.

.
    .
    .

• JohnnyJohnny Membro
    Gilghamesh disse: Ou seja, ondulações de frequência, ou manifestações eletromagnéticas, não podem trafegar no vácuo, então, o vácuo não é realmente um vácuo.

Epa, de onde você tirou que manifestação eletromagnética não se propaga no vácuo, Gilgha??

"As oscilações dos campos magnéticos e elétricos são perpendiculares entre si e podem ser entendidas como a propagação de uma onda transversal, cujas oscilações são perpendiculares à direção do movimento da onda (como as ondas da superficie de uma lâmina de água), que pode se deslocar através do vácuo. Dentro do ponto de vista da Mecânica Quântica, podem ser entendidas, ainda, como o deslocamento de pequenas partículas, os fótons."
    Post edited by Johnny on
  • Já quanto ao espaço ser preenchido por algo diferente do vácuo, há muitas teorias como a do Eter, Fluido Universal, etc...
  • Gilghamesh disse: Ou seja, ondulações de frequência, ou manifestações eletromagnéticas, não podem trafegar no vácuo, então, o vácuo não é realmente um vácuo.

Semelhante ao som, não. Ele precisa de um meio material para propagar o movimento mecânico.

Vibrações eletromagnéticas se referem ao campo elétrico e magnético inerentes ao fóton que se desloca. Talvez o fóton seja um oscilador excitado, onde o campo eletromagnético expandindo e contraindo ao longo da trajetória à velocidade da luz produz um efeito de onda.
    Gilghamesh disse: É a partícula que transita no espaço, e não a sua onda, a sua onda é apenas o efeito ao transitar no espaço.

Sim, o foton leva junto(tem associado à ele) os campos elétricos e magnéticos. Campos elétricos e magnéticos se propagam no vácuo evidentemente.
    Acho que é isso. Foi assim que eu entendí pelo menos.

Resta saber como funcionam os campos elétricos, magnéticos e inclusive o gravitacional no vácuo, ou em qualquer meio.
    Você não fica maravilhado ao brincar com dois imãs? Não fica intrigado como se dá o poder de atração e repulsão de campos magnéticos? Não parece uma magia que ninguém até hoje soube explicar como funciona essa interação instantânea à distância sem toque material?

Pois é!
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Johnny disse: Já quanto ao espaço ser preenchido por algo diferente do vácuo, há muitas teorias como a do Eter, Fluido Universal, etc...

Coisas antigas que estão voltando com uma nova roupagem quântica.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.