Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Feliciano volta a afirmar que africanos são amaldiçoados

Feliciano volta a afirmar que africanos são amaldiçoados
05/04/2013 - 03h00

Em defesa protocolada no STF (Supremo Tribunal Federal), o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) reafirmou que paira sobre os africanos uma maldição divina e procurou justificar a fala com uma afirmação que, publicamente, tem rechaçado: a de que atrelou seu mandato parlamentar à sua crença religiosa.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara é alvo de inquérito no STF por preconceito e discriminação por uma declaração no microblog Twitter.

Em 2011, ele escreveu que "a podridão dos sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, à rejeição".

Na época, Feliciano também postou que africanos são amaldiçoados pelo personagem bíblico Noé. "Isso é fato", escreveu no microblog. O post depois foi deletado.

As declarações provocaram protestos que tomaram conta de redes sociais e das sessões da comissão. A Procuradoria Geral da República, o denunciou ao STF --onde também responde a uma ação acusado de estelionato.

Feliciano é acusado de induzir ou incitar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, sujeito a prisão de um a três anos e multa. Não existe tipificação penal para homofobia.

Em sua defesa no STF, protocolada no dia 21, Feliciano diz que não é homofóbico e racista. Reafirma, porém, a sua interpretação de que há a maldição contra africanos.

"Citando a Bíblia [...], africanos descendem de Cão [ou Cam], filho de Noé. E, como cristãos, cremos em bênçãos e, portanto, não podemos ignorar as maldições", afirmou, na peça protocolada em seu nome pelo advogado Rafael Novaes da Silva.

"Ao comentar [no Twitter] acerca da 'maldição que acomete o continente africano', diz sua defesa, o deputado quis afirmar que é "como se a humanidade expiasse por um carma, nascido no momento em que Noé amaldiçoou o descendente de Cão e toda sua descendência, representada por Canaã, o mais moço de seus filhos, e que tinha acabado de vê-lo nu".

A defesa do deputado diz ainda que há uma forma de "curar a maldição", entregando "os seus caminhos ao Senhor". "Tem ocorrido isso no continente africano. Milhares de africanos têm devotado sua vida a Deus e por isso o peso da maldição tem sido retirado", diz o texto.

Historicamente, interpretações distorcidas do trecho da Bíblia citado pelo pastor serviram como justificativa para atitudes e manifestações racistas, como as dos proprietários de escravos no Brasil e nos EUA no século 19.

Ao STF, Feliciano não entra em detalhes sobre sua afirmação sobre os gays --diz apenas que não há lei que criminalize sua conduta.

FÉ E MANDATO

O pastor também afirma que seu mandato está atrelado à religião, embora tenha dito durante a atual crise que sua crença não afeta sua atuação na Câmara. Usou esse argumento para se manter na presidência da comissão.

Ao STF, afirmou que suas manifestações no Twitter estão "ligadas ao exercício de seu mandato". As estratégia é vincular as declarações à imunidade parlamentar.

Feliciano foi eleito para a comissão em março. Após os protestos, o pastor conseguiu aprovar requerimento fechando-as para o público.

Comentários

• 23 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Algo me diz que esse sujeito não vai permanecer no cargo por muito tempo.
  • emmedradoemmedrado Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Neuromancer disse: Algo me diz que esse sujeito não vai permanecer no cargo por muito tempo.

Pelo menos não deveria.
    Post edited by emmedrado on
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Vai começar a lavagem de roupa suja, com dossiês para todo o lado.

http://oglobo.globo.com/pais/aliados-de-marco-feliciano-preparam-contra-ataque-8032081
    Aliados de Marco Feliciano preparam contra-ataque

‘Eu sonho com o Senado’, afirma deputado

7972471-binary.jpg

O deputado Pastor Marco Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara

BRASÍLIA — A bancada evangélica prepara uma ofensiva para desacreditar os algozes do deputado e pastor Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Parlamentares do PSC e aliados montaram dossiês contra os deputados que estão na linha de frente do movimento para derrubar Feliciano e pretendem, nos próximos dias, entrar com representações contra eles.

Os principais alvos são os deputados Domingos Dutra (PT-MA), Érika Kokay (PT-DF) e Jean Wyllys (PSOL-RJ). Parlamentares da bancada evangélica alegam ter encontrado processo no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em que Dutra seria acusado de incluir uma empregada doméstica na folha de pagamento do seu gabinete e ficar com a maior parte do salário.

Segundo relatam, ela constaria como doadora da campanha de Dutra. Os evangélicos prometem protocolar uma representação contra ele por quebra de decoro. Dutra diz que tudo é chantagem de seus adversários:

— Aproveitaram para passar essa história para o PSC. Estão tentando desviar a atenção. Essa moça trabalhou três meses comigo e foi aliciada pelos meus inimigos. Mas o caso já está arquivado. O que o PSC tem que se preocupar é com a defesa de Feliciano — disse Dutra.

Contra Érika, os evangélicos alegam ter denúncias de funcionários do gabinete dela afirmando que a deputada estaria cobrando “dízimo” dos salários recebidos e sonegaria impostos. A bancada afirma que vai entrar com representação contra Érika na Corregedoria da Câmara. A deputada nega as acusações e afirma ter sofrido, em 2007, processo pelos fatos relatados, enquanto era deputada distrital.

— Sofri processos nesse sentido quando era deputada distrital porque era da Comissão de Ética e comandei a cassação de três deputados na Câmara Distrital. A Polícia Civil descobriu que o servidor denunciante estava recebendo dinheiro do deputado que eu estava acusando na comissão. Fui inocentada por falta de provas. Eles estão tentando utilizar a velha tática de tirar o foco da discussão — diz a deputada.

Deputados evangélicos dizem estar pesquisando a vida de Jean Wyllys, mas dizem não ter encontrado ainda fatos que possam usar contra ele. A única parlamentar na linha de frente das manifestações contra Feliciano que deverá ser preservada é Luiza Erundina (PSB-SP), apontada como deputada “acima de qualquer suspeita” pela bancada.

Feliciano recorreu a uma frase da presidente Dilma Rousseff para tentar amenizar a declaração que o pôs ainda mais na corda bamba. Há uma semana, num culto evangélico, ele disse que a Comissão de Direitos Humanos era “dominada por Satanás” antes de sua chegada à presidência do colegiado. Dilma, há um mês, disse que os políticos podem “fazer o diabo” em época de eleição. Para Feliciano, as duas afirmações se assemelham. Ele afirmou que sonha ser eleito senador:

— Eu sonho com o Senado. Mas tenho os pés no chão, o estado de São Paulo é muito grande, é difícil. Vou citar a presidente Dilma, que disse que, na hora da eleição, se faz o diabo. Citei Satanás e a nossa presidente falou diabo. Acho que os dois significam a mesma coisa. Eu não faço diabos na eleição.
    Post edited by Fernando_Silva on
  • Neuromancer disse: Algo me diz que esse sujeito não vai permanecer no cargo por muito tempo.

Esperemos.......
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Cientista1 disse: Esperemos.......

...deitados....
  • Defesa muito infeliz a dele, puta que pariu. Fica difícil tentar defendê-lo quando ele mesmo se acusa de forma tão estúpida.
  • A lei pode ser laica, mas a população não é. É necessário muita cautela nestes casos....
  • O Lewandowisk aí no mínimo deveria lembrar o tal Feliciano de duas coisas:
    1 - Só o criminoso é que deve pagar pelo seus crimes e não seus filhos, netos ou qualquer outro parente que não estejam metidos nas falcatruas. Por esse motivo, jogar a culpa de um pecador ancestral sobre sua descendência é absurdo em termos de Direito.

2 - Essa suposta maldição, injusta inclusive, pois em vez de cair sobre o "culpado" o filho Cã, que apenas viu o pai nu porque se despiu por estar bêbado, caiu sobre o neto, Canaã. E se a maldição foi sobre o neto, deveria estar restrita a ele. Não me lembro de o texto dizer que TODA a descendência de Canaã estaria amaldiçoada também.

Mas é aí que entra o malabarismo exegético e hermenêutico...
  • Botanico disse:
    2 - Essa suposta maldição, injusta inclusive, pois em vez de cair sobre o "culpado" o filho Cã, que apenas viu o pai nu porque se despiu por estar bêbado, caiu sobre o neto, Canaã. E se a maldição foi sobre o neto, deveria estar restrita a ele. Não me lembro de o texto dizer que TODA a descendência de Canaã estaria amaldiçoada também.

Mas é aí que entra o malabarismo exegético e hermenêutico...

A passagem do gênesis 9 diz o seguinte:
    "24-27 Quando Noé se refez dessa embriaguez e soube o que tinha acontecido e a forma como o seu filho mais novo, Cam, tinha agido, amaldiçoou os descendentes de Cam: Maldito sejam os cananeus. Que se tornem escravos dos descendentes de Sem e de Jafete. E acrescentou: Que Deus abençoe Sem. Que os cananeus o sirvam. Que Deus abençoe Jafete e que partilhe da prosperidade de Sem, e que os cananeus o sirvam igualmente."

Ou seja, a maldição é extensiva a todos os descendentes de Canaã. O lance é que os cananeus NÃO SÃO AFRICANOS, e sim asiáticos (do oriente-médio). Os "ancestrais" dos africanos seriam mais provavelmente Mizraim e Cuche.
  • Credo! Quanta maldição por tão pouco.
    Isso me faz pensar que deus acaba subordinado aos desejos de Noé o bêbado.
    Deus em pessoa decidiu quem ia amaldiçoar ou abençoar?
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Uma vez eu li uma interpretação de que na verdade a expressão 'ver a nudez do pai" nesse caso, significaria que ele fez um "estupro bichoso' contra seu pai (o nome técnico não é esse mas dá para entender.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Não sei quem é pior, o Feliciano ou a Comissão de Direitos Humanos.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Ou, antes desta onda toda, alguém se lembra daquela comissão fazendo alguma coisa que prestasse?
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • LaraAS disse: Uma vez eu li uma interpretação de que na verdade a expressão 'ver a nudez do pai" nesse caso, significaria que ele fez um "estupro bichoso' contra seu pai (o nome técnico não é esse mas dá para entender.

Bom! Coisas bem claras não ficam sujeitas à interpretações variadas. A bíblia falha grotescamente nesse quesito.

Sobre o Cam. No mínimo Noé não soube educa-lo. E nem às filhas.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Acauan disse: Não sei quem é pior, o Feliciano ou a Comissão de Direitos Humanos.

Eles se merecem.

Acauan disse: Ou, antes desta onda toda, alguém se lembra daquela comissão fazendo alguma coisa que prestasse?

A maioria que reclama tanto hoje nem sequer sabia que havia a tal comissão. Hahaha!

Enquanto isso outras coisas mais cabulosas de outros departamentos ficam "esquecidas".
  • Marcio disse: Sobre o Cam. No mínimo Noé não soube educa-lo. E nem às filhas.

No caso das filhas embebedadores do pai e que transaram com ele nessa situação (e nesse caso a narrativa é clara) foram as filhas de Ló e que fizeram isso com o seu pai Ló, não é a historia de Noé, é a de Ló.
  • LaraAS disse: No caso das filhas embebedadores do pai e que transaram com ele nessa situação (e nesse caso a narrativa é clara) foram as filhas de Ló e que fizeram isso com o seu pai Ló, não é a historia de Noé, é a de Ló.

Pois então Ló não soube educar as filhas.
    Aliás, foi ele que inventou o pão-de-ló? Rsrsrs!
  • NeotribalistaNeotribalista Membro
    Marcio disse: A maioria que reclama tanto hoje nem sequer sabia que havia a tal comissão.

A visao mais madura que vi sobre o tema foi ironicamente a do humorista Danilo Gentili, que ja sofreu perseguicao do Imperio e provavelmente sabe que esta gente nao e santa.

O caso de um deputado inexpressivo de um partido ainda mais inexpressivo assumir uma comissao ainda mais inexpressiva tomou muito mais espaco da midia do que um mensaleiro condenado do partido governista assumir a Comissao de Justica.

Coincidencia?
    Nao acredito.

No Brasil, humor e coisa seria e coisa seria e piada.
    Post edited by Neotribalista on
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Apatico disse: O caso de um deputado inexpressivo de um partido ainda mais inexpressivo assumir uma comissao ainda mais inexpressiva tomou muito mais espaco da midia do que um mensaleiro condenado do partido governista assumir a Comissao de Justica.

Coincidencia?
    Nao acredito.
    Ué? Mas a militância petista não vive dizendo que a imprensa é golpista e não faz outra coisa além de tentar manchar a reputação de ilibados representantes da democracia? O que eles tem a dizer sobre isso?

Come with me if you wanna live.
  • Acauan disse: Ou, antes desta onda toda, alguém se lembra daquela comissão fazendo alguma coisa que prestasse?

Tem gente que nem sabe quando essa comissão foi criada.

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Ou para que serve. Alguém se lembra de algo importante que essa tal comissão decidiu, investigou ou defendeu?
  • Causas nenhuma isso sim.
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.