Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Feliciano volta a afirmar que africanos são amaldiçoados
05/04/2013 - 03h00
Em defesa protocolada no STF (Supremo Tribunal Federal), o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) reafirmou que paira sobre os africanos uma maldição divina e procurou justificar a fala com uma afirmação que, publicamente, tem rechaçado: a de que atrelou seu mandato parlamentar à sua crença religiosa.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara é alvo de inquérito no STF por preconceito e discriminação por uma declaração no microblog Twitter.
Em 2011, ele escreveu que "a podridão dos sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, à rejeição".
Na época, Feliciano também postou que africanos são amaldiçoados pelo personagem bíblico Noé. "Isso é fato", escreveu no microblog. O post depois foi deletado.
As declarações provocaram protestos que tomaram conta de redes sociais e das sessões da comissão. A Procuradoria Geral da República, o denunciou ao STF --onde também responde a uma ação acusado de estelionato.
Feliciano é acusado de induzir ou incitar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, sujeito a prisão de um a três anos e multa. Não existe tipificação penal para homofobia.
Em sua defesa no STF, protocolada no dia 21, Feliciano diz que não é homofóbico e racista. Reafirma, porém, a sua interpretação de que há a maldição contra africanos.
"Citando a Bíblia [...], africanos descendem de Cão [ou Cam], filho de Noé. E, como cristãos, cremos em bênçãos e, portanto, não podemos ignorar as maldições", afirmou, na peça protocolada em seu nome pelo advogado Rafael Novaes da Silva.
"Ao comentar [no Twitter] acerca da 'maldição que acomete o continente africano', diz sua defesa, o deputado quis afirmar que é "como se a humanidade expiasse por um carma, nascido no momento em que Noé amaldiçoou o descendente de Cão e toda sua descendência, representada por Canaã, o mais moço de seus filhos, e que tinha acabado de vê-lo nu".
A defesa do deputado diz ainda que há uma forma de "curar a maldição", entregando "os seus caminhos ao Senhor". "Tem ocorrido isso no continente africano. Milhares de africanos têm devotado sua vida a Deus e por isso o peso da maldição tem sido retirado", diz o texto.
Historicamente, interpretações distorcidas do trecho da Bíblia citado pelo pastor serviram como justificativa para atitudes e manifestações racistas, como as dos proprietários de escravos no Brasil e nos EUA no século 19.
Ao STF, Feliciano não entra em detalhes sobre sua afirmação sobre os gays --diz apenas que não há lei que criminalize sua conduta.
FÉ E MANDATO
O pastor também afirma que seu mandato está atrelado à religião, embora tenha dito durante a atual crise que sua crença não afeta sua atuação na Câmara. Usou esse argumento para se manter na presidência da comissão.
Ao STF, afirmou que suas manifestações no Twitter estão "ligadas ao exercício de seu mandato". As estratégia é vincular as declarações à imunidade parlamentar.
Feliciano foi eleito para a comissão em março. Após os protestos, o pastor conseguiu aprovar requerimento fechando-as para o público.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Pelo menos não deveria.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
http://oglobo.globo.com/pais/aliados-de-marco-feliciano-preparam-contra-ataque-8032081
Esperemos.......
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
...deitados....
1 - Só o criminoso é que deve pagar pelo seus crimes e não seus filhos, netos ou qualquer outro parente que não estejam metidos nas falcatruas. Por esse motivo, jogar a culpa de um pecador ancestral sobre sua descendência é absurdo em termos de Direito.
2 - Essa suposta maldição, injusta inclusive, pois em vez de cair sobre o "culpado" o filho Cã, que apenas viu o pai nu porque se despiu por estar bêbado, caiu sobre o neto, Canaã. E se a maldição foi sobre o neto, deveria estar restrita a ele. Não me lembro de o texto dizer que TODA a descendência de Canaã estaria amaldiçoada também.
Mas é aí que entra o malabarismo exegético e hermenêutico...
A passagem do gênesis 9 diz o seguinte:
"24-27 Quando Noé se refez dessa embriaguez e soube o que tinha acontecido e a forma como o seu filho mais novo, Cam, tinha agido, amaldiçoou os descendentes de Cam: Maldito sejam os cananeus. Que se tornem escravos dos descendentes de Sem e de Jafete. E acrescentou: Que Deus abençoe Sem. Que os cananeus o sirvam. Que Deus abençoe Jafete e que partilhe da prosperidade de Sem, e que os cananeus o sirvam igualmente."
Ou seja, a maldição é extensiva a todos os descendentes de Canaã. O lance é que os cananeus NÃO SÃO AFRICANOS, e sim asiáticos (do oriente-médio). Os "ancestrais" dos africanos seriam mais provavelmente Mizraim e Cuche.
Isso me faz pensar que deus acaba subordinado aos desejos de Noé o bêbado.
Deus em pessoa decidiu quem ia amaldiçoar ou abençoar?
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Bom! Coisas bem claras não ficam sujeitas à interpretações variadas. A bíblia falha grotescamente nesse quesito.
Sobre o Cam. No mínimo Noé não soube educa-lo. E nem às filhas.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Eles se merecem.
A maioria que reclama tanto hoje nem sequer sabia que havia a tal comissão. Hahaha!
Enquanto isso outras coisas mais cabulosas de outros departamentos ficam "esquecidas".
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
No caso das filhas embebedadores do pai e que transaram com ele nessa situação (e nesse caso a narrativa é clara) foram as filhas de Ló e que fizeram isso com o seu pai Ló, não é a historia de Noé, é a de Ló.
Pois então Ló não soube educar as filhas.
Aliás, foi ele que inventou o pão-de-ló? Rsrsrs!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
A visao mais madura que vi sobre o tema foi ironicamente a do humorista Danilo Gentili, que ja sofreu perseguicao do Imperio e provavelmente sabe que esta gente nao e santa.
O caso de um deputado inexpressivo de um partido ainda mais inexpressivo assumir uma comissao ainda mais inexpressiva tomou muito mais espaco da midia do que um mensaleiro condenado do partido governista assumir a Comissao de Justica.
Coincidencia?
Nao acredito.
No Brasil, humor e coisa seria e coisa seria e piada.
Tem gente que nem sabe quando essa comissão foi criada.
― Winston Churchill
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)