.
.
.
Todo mundo sabe que a força gravitacional é gerada pela massa, segundo enunciou Newton.
Isso significa que quanto mais massa, mais força gravitacional.
Se você estiver na superfície de um planeta com menos massa, com menos gravidade, como por exemplo, o planeta Marte, você será mais leve.
Já se, você estiver na superfície de um planeta com mais massa, com mais gravidade do que o planeta Terra, você será mais pesado.
Complicando as coisas:
Vamos imaginar que você está na região equatorial do planeta Terra, e pega uma esfera de ferro e faça a sua pesagem, a balança indicará que essa esfera terá exatamente 1kg.
Leve essa esfera até o topo do Monte Everest.
O Monte Everest é a área do planeta com maior concentração de massa, logo, você poderia supor que ao pesar essa esfera, ela estaria um pouco mais pesada, devido ao local possuir um campo gravitacional maior do que no resto do Planeta, devido a sua grande concentração de massa.
Ao fazer a pesagem, você será surpreendido, pois, em vez da esfera estar pesando mais, ela estará pesando um pouco menos.
Alguém poderia alegar que, por você estar a mais de 9.000 metros de altura acima do nível do mar, você estaria então, mais afastado do centro do núcleo do campo gravitacional da Terra, e por isso, a esfera estaria mais leve.
No entanto...
Tomando como base a esferoicidade do Planeta Terra, veremos que ela não é uma esfera perfeita, ela é ligeiramente achatada nos polos, o planeta Terra em extrema comparação, se assemelharia mais a uma mexerica, do que uma laranja.
Isso significa que os polos norte e sul, estão mais próximos do centro do núcleo do campo gravitacional da Terra, logo, qualquer coisa lá, seria mais pesado do que em qualquer outro local do planeta, justamente por causa de sua proximidade com o núcleo.
Mas, surpreendentemente, se você levar a sua esfera de ferro de 1kg até os polos norte e sul e lá pesa-la, novamente você será surpreendido: a esfera estará mais leve nesses locais, apesar de estarem mais próximas do centro gravitacional da Terra.
E antes que alguém fale que nos polos, o peso seria maior, se procurar nos indexadores científicos, verá que um experimento de pesagem de objetos em vários pontos do planeta, jamais foi feito, as afirmações desse tipo, são apenas baseadas em conhecimento "in libris", teórico, um experimento deste tipo jamais foi feito...
Alguém disposto a solucionar mais este paradoxo?
.
.
.
O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!
http://gilghamesh.blogspot.com/
Comentários
Por que pesamos menos em maiores altitudes: http://askville.amazon.com/person-weigh-higher-altitude/AnswerViewer.do?requestId=2944115
.
.
A afirmação que você pesaria mais nos polos, é apenas teórico, jamais foi testado experimentalmente...
.
.
.
Quanto à montanha, mesmo a mais alta, sua massa não se compara à massa total do planeta e por isso não acrescenta mais gravidade a ponto de se contrapor ao efeito da distância maior do centro, que produz o enfraquecimento da já tênue força gravitacional terrestre. Por isso objetos pesam um pouco menos no alto da montanha.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Nem com a aparelhagem mais precisa que temos à disposição atualmente?
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
A Maior concentração de massa na região de superfície da Terra é no vulcão Mauna Kea (10.204 m) no Havaii. Ela é maior que o monte Everest do cume a base e tem uma concentração de metais e rochas mais pesados que o Everest.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Isso mesmo, pois ao chegarmos no centro da terra, seríamos atraídos por todas as partículas com massa na terra, em todas as direções possíveis. Logo para cada partícula que atrai a pessoa num sentido, há sempre uma outra que a atrai no sentido oposto, com uma força de mesma intensidade. A resultante de todas essas forças é nula.Por isso que no centro a gravidade é nula.
Mas não se esqueçamos que até atingirmos o centro do campo gravitacional da terra, a gravidade é totalmente proporcional à distância do centro da Terra (aumenta de intensidade quando nos aproximamos). Ela só diminui a medida que atingirmos o centro gravitacional do planeta.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Infelizmente não Marcio. E não é por falta de tecnologia e sim de vontade...
.
.
Eu me referi ao centro gravitacional, não ao centro do planeta...
.
.
.
Bom, devido à distribuição de massa do planeta o centro gravitacional deve ser bem próximo, ou mesmo se localizar no centro do planeta.
Você quis dizer área com mais massa acima do nível do mar. Pois acho que as áreas mais massivas se encontram no interior, no núcleo.
Desculpe mas não é bem assim, isso que você falou vale para quem se aproxima do planeta vindo de fora. Ao se aprofundar na terra você sofre efeitos das massas ao redor e acima também, que vão aos poucos anulando a gravidade vinda do centro conforme vai-se aproximando do mesmo. No centro as forças se equilibram anulando as forças gravitacionais.
Lembra do experimento mental onde há um túnel reto partindo de um lado do planeta que passa pelo centro e sai do outro lado? Se um objeto for jogado nele de um lado, como sairá do outro?
Eu estava me referindo ao campo gravitacional. Lembro bem desse experimento mental.
Não estava me referindo no centro de massa da terra.
Né não?
Dá na mesma, o campo gravitacional é proporcional à massa. Os efeitos dentro da massa se dão de forma diferente do que ao redor dela, em volta dela.
.
.
O que nos leva à questão sobre Newton possivelmente ter errado gravemente, ao afirmar que é a massa que gera a força gravitacional...
.
.
.
Sei la! Parece que ele pensou mais nos efeitos entre massas distintas sem considerar os efeitos dentro das massas.
De qualquer forma a força gravitacional pelo menos se relaciona com as massas de forma inequívoca.
O que gera ela ainda parece um mistério.
.
.
Colocando pulgas atrás das orelhas: Não mais para mim...
.
.
.
.
.
Teoricamente, a gravidade nos polos seria maior, logo, massas pesariam ligeiramente mais nos polos, do que no equador, é isso que estou colocando em dúvida...
.
.
.
Rotação é a causa, no equador a velocidade é maior e causa um efeito de força centrípeta, isso faz com que o peso medido no equador seja menor. As massas tendem à escapar de superfícies em rotação. A gravidade tenta segura-las, como a força da gravidade é maior no caso, o efeito é percebido por uma diferença de peso para menos no equador em relação aos polos onde a velocidade de rotação é obviamente menor.
Força gravitacional se confunde com a força de aceleração. Ambas se relacionam como se fossem uma coisa só.
.
.
Surpreendentemente, não encontrei nada nos periódicos científicos, dando indicações que foi feito qualquer experimento para a comprovação sobre o peso ser maior nos polos...
Minha afirmação de que, nos polos pode ser mais leve, é digamos assim, intuitiva...
.
.
.
Bom! Há a teoria da torção do espaço-tempo que tenta explicar a gravidade.
Quer dizer, acabou ficando na mesma e com um complicador desnecessário. Acho eu.
É que você se esqueceu do efeito da rotação do planeta. Gravidade e força cinética se relacionam, se anulando ou reforçando.
.
.
Essa é apenas, mais uma teoria quântica furada...
.
.
.
.
.
Na verdade, não esqueci não, mas, por enquanto, é ainda muito cedo para me adiantar mais, sobre o assunto...
.
.
.