Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

O paradoxo da montanha

.
.
.
Todo mundo sabe que a força gravitacional é gerada pela massa, segundo enunciou Newton.
Isso significa que quanto mais massa, mais força gravitacional.

Se você estiver na superfície de um planeta com menos massa, com menos gravidade, como por exemplo, o planeta Marte, você será mais leve.

Já se, você estiver na superfície de um planeta com mais massa, com mais gravidade do que o planeta Terra, você será mais pesado.

Complicando as coisas:

Vamos imaginar que você está na região equatorial do planeta Terra, e pega uma esfera de ferro e faça a sua pesagem, a balança indicará que essa esfera terá exatamente 1kg.

Leve essa esfera até o topo do Monte Everest.

O Monte Everest é a área do planeta com maior concentração de massa, logo, você poderia supor que ao pesar essa esfera, ela estaria um pouco mais pesada, devido ao local possuir um campo gravitacional maior do que no resto do Planeta, devido a sua grande concentração de massa.

Ao fazer a pesagem, você será surpreendido, pois, em vez da esfera estar pesando mais, ela estará pesando um pouco menos.

Alguém poderia alegar que, por você estar a mais de 9.000 metros de altura acima do nível do mar, você estaria então, mais afastado do centro do núcleo do campo gravitacional da Terra, e por isso, a esfera estaria mais leve.

No entanto...

Tomando como base a esferoicidade do Planeta Terra, veremos que ela não é uma esfera perfeita, ela é ligeiramente achatada nos polos, o planeta Terra em extrema comparação, se assemelharia mais a uma mexerica, do que uma laranja.

Isso significa que os polos norte e sul, estão mais próximos do centro do núcleo do campo gravitacional da Terra, logo, qualquer coisa lá, seria mais pesado do que em qualquer outro local do planeta, justamente por causa de sua proximidade com o núcleo.

Mas, surpreendentemente, se você levar a sua esfera de ferro de 1kg até os polos norte e sul e lá pesa-la, novamente você será surpreendido: a esfera estará mais leve nesses locais, apesar de estarem mais próximas do centro gravitacional da Terra.

E antes que alguém fale que nos polos, o peso seria maior, se procurar nos indexadores científicos, verá que um experimento de pesagem de objetos em vários pontos do planeta, jamais foi feito, as afirmações desse tipo, são apenas baseadas em conhecimento "in libris", teórico, um experimento deste tipo jamais foi feito...

Alguém disposto a solucionar mais este paradoxo?
.
.
.
O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

http://gilghamesh.blogspot.com/
«1

Comentários

• 36 Comentários sorted by Votes Date Added
  • .
    .
    .
    A afirmação que você pesaria mais nos polos, é apenas teórico, jamais foi testado experimentalmente...
    .
    .
    .

O mundo só será feliz no dia em que enforcarmos o último político com as tripas do último líder religioso e cremarmos seus corpos, usando como combustível, seus podres livros sagrados!

• Gilgha, no centro do planeta a gravidade é nula. Se fosse possível cavar até o centro, a força gravitacional iria diminuindo até se anular no centro. A força gravitacional na verdade é fraca se comparada à força magnética, por exemplo. É preciso toda essa massa do planeta pra manter uma moedinha na superfície, enquanto que um imã pequenino consegue ergue-lo contra a força gravitacional.
    Quanto à montanha, mesmo a mais alta, sua massa não se compara à massa total do planeta e por isso não acrescenta mais gravidade a ponto de se contrapor ao efeito da distância maior do centro, que produz o enfraquecimento da já tênue força gravitacional terrestre. Por isso objetos pesam um pouco menos no alto da montanha.
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Gilghamesh disse: A afirmação que você pesaria mais nos polos, é apenas teórico, jamais foi testado experimentalmente...

Nem com a aparelhagem mais precisa que temos à disposição atualmente?
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • Cientista1Cientista1 Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Gilghamesh disse: O Monte Everest é a área do planeta com maior concentração de massa, logo, você poderia supor que ao pesar essa esfera, ela estaria um pouco mais pesada, devido ao local possuir um campo gravitacional maior do que no resto do Planeta, devido a sua grande concentração de massa.

A Maior concentração de massa na região de superfície da Terra é no vulcão Mauna Kea (10.204 m) no Havaii. Ela é maior que o monte Everest do cume a base e tem uma concentração de metais e rochas mais pesados que o Everest.

Post edited by Cientista1 on
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Cientista1Cientista1 Membro
    Marcio disse: Gilgha, no centro do planeta a gravidade é nula. Se fosse possível cavar até o centro, a força gravitacional iria diminuindo até se anular no centro. A força gravitacional na verdade é fraca se comparada à força magnética, por exemplo. É preciso toda essa massa do planeta pra manter uma moedinha na superfície, enquanto que um imã pequenino consegue ergue-lo contra a força gravitacional.

Isso mesmo, pois ao chegarmos no centro da terra, seríamos atraídos por todas as partículas com massa na terra, em todas as direções possíveis. Logo para cada partícula que atrai a pessoa num sentido, há sempre uma outra que a atrai no sentido oposto, com uma força de mesma intensidade. A resultante de todas essas forças é nula.Por isso que no centro a gravidade é nula.
    Mas não se esqueçamos que até atingirmos o centro do campo gravitacional da terra, a gravidade é totalmente proporcional à distância do centro da Terra (aumenta de intensidade quando nos aproximamos). Ela só diminui a medida que atingirmos o centro gravitacional do planeta.
    Post edited by Cientista1 on
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Marcio disse: Nem com a aparelhagem mais precisa que temos à disposição atualmente?

Infelizmente não Marcio. E não é por falta de tecnologia e sim de vontade...

• .
    .
    .
    Marcio disse: Gilgha, no centro do planeta a gravidade é nula.

Eu me referi ao centro gravitacional, não ao centro do planeta...
    .
    .
    .

• Gilghamesh disse: Eu me referi ao centro gravitacional, não ao centro do planeta...

Bom, devido à distribuição de massa do planeta o centro gravitacional deve ser bem próximo, ou mesmo se localizar no centro do planeta.
  • Gilghamesh disse: O Monte Everest é a área do planeta com maior concentração de massa,

Você quis dizer área com mais massa acima do nível do mar. Pois acho que as áreas mais massivas se encontram no interior, no núcleo.
  • Cientista1 disse: Mas não se esqueçamos que até atingirmos o centro do campo gravitacional da terra, a gravidade é totalmente proporcional à distância do centro da Terra (aumenta de intensidade quando nos aproximamos). Ela só diminui a medida que atingirmos o centro gravitacional do planeta.

Desculpe mas não é bem assim, isso que você falou vale para quem se aproxima do planeta vindo de fora. Ao se aprofundar na terra você sofre efeitos das massas ao redor e acima também, que vão aos poucos anulando a gravidade vinda do centro conforme vai-se aproximando do mesmo. No centro as forças se equilibram anulando as forças gravitacionais.

Lembra do experimento mental onde há um túnel reto partindo de um lado do planeta que passa pelo centro e sai do outro lado? Se um objeto for jogado nele de um lado, como sairá do outro?

• Marcio disse: Desculpe mas não é bem assim, isso que você falou vale para quem se aproxima do planeta vindo de fora. Ao se aprofundar na terra você sofre efeitos das massas ao redor e acima também, que vão aos poucos anulando a gravidade vinda do centro conforme vai-se aproximando do mesmo. No centro as forças se equilibram anulando as forças gravitacionais.

Eu estava me referindo ao campo gravitacional. Lembro bem desse experimento mental.
    Não estava me referindo no centro de massa da terra.

• Há uma coisa mal resolvida aí sobre objetos muito massivos. Sobre a pressão exercida no centro pelas massas. Ora, se no centro as forças gravitacionais se anulam, por que dizem que tudo lá está comprimido de uma forma brutal? Aquela coisa de densidade infinita e tal que dizem ocorrer em buracos negros que tem grandes massas e muita gravidade. Mas eles estão sujeitos às mesmas leis gravitacionais que fazem com que no centro, não importando a quantidade de massa para objetos esferóides, a gravidade será sempre nula e consequentemente a pressão exercida também. Na verdade assim pensando, me parece que na superfície é onde se encontra a maior força gravitacional para tais objetos massivos, não importando o tamanho deles.

Né não?
  • Cientista1 disse: Eu estava me referindo ao campo gravitacional. Lembro bem desse experimento mental.
    Não estava me referindo no centro de massa da terra.

Dá na mesma, o campo gravitacional é proporcional à massa. Os efeitos dentro da massa se dão de forma diferente do que ao redor dela, em volta dela.
  • .
    .
    .
    Marcio disse: Há uma coisa mal resolvida aí sobre objetos muito massivos. Sobre a pressão exercida no centro pelas massas. Ora, se no centro as forças gravitacionais se anulam, por que dizem que tudo lá está comprimido de uma forma brutal? Aquela coisa de densidade infinita e tal que dizem ocorrer em buracos negros que tem grandes massas e muita gravidade. Mas eles estão sujeitos às mesmas leis gravitacionais que fazem com que no centro, não importando a quantidade de massa para objetos esferóides, a gravidade será sempre nula e consequentemente a pressão exercida também. Na verdade assim pensando, me parece que na superfície é onde se encontra a maior força gravitacional para tais objetos massivos, não importando o tamanho deles.

Né não?

O que nos leva à questão sobre Newton possivelmente ter errado gravemente, ao afirmar que é a massa que gera a força gravitacional...
    .
    .
    .

• Ah! Objetos esferóides com massas distribuidas mais ou menos de forma homogênea tem seus centros geométricos e gravitacionais no mesmo local.

• Gilghamesh disse: O que nos leva à questão sobre Newton possivelmente ter errado gravemente, ao afirmar que é a massa que gera a força gravitacional...

Sei la! Parece que ele pensou mais nos efeitos entre massas distintas sem considerar os efeitos dentro das massas.
    De qualquer forma a força gravitacional pelo menos se relaciona com as massas de forma inequívoca.
    O que gera ela ainda parece um mistério.
  • .
    .
    .
    Marcio disse: O que gera ela ainda parece um mistério.

Colocando pulgas atrás das orelhas: Não mais para mim...
    .
    .
    .

• .
    .
    .
    sybok disse: Vocês poderiam me explicar a razão de nos polos a gravidade ser menor?

Teoricamente, a gravidade nos polos seria maior, logo, massas pesariam ligeiramente mais nos polos, do que no equador, é isso que estou colocando em dúvida...
    .
    .
    .

• MarcioMarcio Membro
    sybok disse: Vocês poderiam me explicar a razão de nos polos a gravidade ser menor?
    No polo se pesa mais, dizem.
    Rotação é a causa, no equador a velocidade é maior e causa um efeito de força centrípeta, isso faz com que o peso medido no equador seja menor. As massas tendem à escapar de superfícies em rotação. A gravidade tenta segura-las, como a força da gravidade é maior no caso, o efeito é percebido por uma diferença de peso para menos no equador em relação aos polos onde a velocidade de rotação é obviamente menor.
    Força gravitacional se confunde com a força de aceleração. Ambas se relacionam como se fossem uma coisa só.
    Post edited by Marcio on
  • .
    .
    .
    sybok disse: Ou seja, de acordo com o que você está dizendo não só ela não fica mais pesada, como por alguma razão, fica mais leve.
    E como essa informação de que fica mais leve foi levantada?
    Imagino que ao menos nos polos já tenham pesado uma esfera, pois existem bases permanentes no polo sul e o polo norte é habitado.

Ou seja, é bem sabido que o fato contraria a teoria?

Surpreendentemente, não encontrei nada nos periódicos científicos, dando indicações que foi feito qualquer experimento para a comprovação sobre o peso ser maior nos polos...

Minha afirmação de que, nos polos pode ser mais leve, é digamos assim, intuitiva...
    .
    .
    .

• Gilghamesh disse: Colocando pulgas atrás das orelhas: Não mais para mim...

Bom! Há a teoria da torção do espaço-tempo que tenta explicar a gravidade.
    Quer dizer, acabou ficando na mesma e com um complicador desnecessário. Acho eu.
  • Gilghamesh disse: Minha afirmação de que, nos polos pode ser mais leve, é digamos assim, intuitiva...

É que você se esqueceu do efeito da rotação do planeta. Gravidade e força cinética se relacionam, se anulando ou reforçando.
  • .
    .
    .
    Marcio disse: Bom! Há a teoria da torção do espaço-tempo que tenta explicar a gravidade.
    Quer dizer, acabou ficando na mesma e com um complicador desnecessário. Acho eu.

Essa é apenas, mais uma teoria quântica furada...
    .
    .
    .

• .
    .
    .
    Marcio disse: É que você se esqueceu do efeito da rotação do planeta. Gravidade e força cinética se relacionam, se anulando ou reforçando.

Na verdade, não esqueci não, mas, por enquanto, é ainda muito cedo para me adiantar mais, sobre o assunto...
    .
    .
    .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.