Certa vez o biólogo evolucionista Ernst Mayr, disse em seu livro "Biologia - Ciência Única", que nenhum outro livro, a não ser a Bíblia, teve um maior impacto no pensamento moderno que o de Charles Darwin, A Origem das Espécies. O certo é que a Biblia é mais impactante que outro qualquer livro de cunho evolucionista, dando origens a discussões intermináveis, como este próprio fórum, formando grupos fundamentalistas e seitas corrosivas, apoiando crenças dos ex ateus e cientistas teístas. Abalou estruturas governamentais e transformou vidas de miséria para uma vida triunfante.
A Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos no Brasil e no mundo. Na pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, feita pelo Instituto Pró-Livro é provado que ela é também a obra mais influente. A pesquisa fez uma pergunta onde milhares de de leitores responderam que a Bíblia é o livro que mais marcou a vida deles. A Bíblia aparece em primeiro lugar na preferência dos leitores, e mantes sua posição entre os livros preferidos.
Caro Colega
Comentários
Camaro Amarelo, de Munhoz & Mariano, foi eleita a Música do Ano.
Não quer dizer que ele é o mais lido e, principalmente, entendido.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
O livro sagrado da religiou que moldou a sociedade ocidental e o livro de maior impacto sobre o ocidente.
Capitao Obvio.
Acho a coca-cola mais impactante, tem em todo lugar do planeta. Menos na Coreia do Norte, acho! Mas logo, logo, terá lá também. Salve a coca-cola, amém!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Muitos poucos a leem de verdade e, desses poucos, só uma parte entende o que está escrito.
E, dessa pequena parte, cada um entende de um jeito.
A maior parte adota o entendimento de seus respectivos pastores, sem questionar.
Desconfio que o Alcorão é muito mais lido que a Bíblia.
A rigor é isso, quem se dá o trabalho de ler realmente? Sem contar as pessoas que quando a lê faz de forma devocional.
― Winston Churchill
Mas o Caro colega não disse nada sobre o conteúdo como os amigos foristas disseram. Religiosos são superficiais!!!!!
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Por isso eu fiz a ironia com a tal música eleita a melhor do ano. Causar impacto na sociedade não significa que tenha algum valor intelectual/cultural/científico ou de qualquer outra ordem. Em um mundo como o nosso, maiorias não referendam a excelência. Muito antes pelo contrário...
Quantos de vocês leram a Bíblia?
-Somente uma meia dúzia levantou a mão.
Depois ele pergunta:
Quantos de vocês leram Harry Potter?
-Quase a sala inteira levantou a mão.
Isso nos Estados Unidos e num curso de Teologia.
― Winston Churchill
Principalmente quando se fala da inquisição?
― Winston Churchill
― Winston Churchill
Eu li a franquia completa.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
― Winston Churchill
J. K. Rowling foi muito perspicaz em não "entregar o ouro" logo de cara, pois isso certamente iria espantar muita gente. Mas o último livro (as relíquias da morte) deixa os paralelos muito explícitos, principalmente no sacrifício redentor de Harry Potter (que de certo modo morre e ressuscita para poder derrotar Voldemort, que é claramente uma figura demoníaca, tanto que seu animal de estimação é uma serpente), que se baseia claramente naquele de Cristo. Os horcruxes simbolizam os sete pecados capitais. As "relíquias" do título fazem referência à santíssima trindade. Enfim, há vários outros paralelos que se podem fazer, e já foram escritos até livros a respeito.
― Winston Churchill
Será que as pessoas reparam nisso quando lêem, ou simplesmente o negócio dá certo porque a história é boa e é divertida?
― Winston Churchill
Bem, aí já não sei, só sei que eu, que lia a bíblia (como literatura mesmo) bem antes de me converter, percebi na hora esses paralelos.
As Cronicas de Narnia - o leão, a bruxa e o guarda-roupa tem muito mais alegoria cristã e um sincronismo com a biblia do que Harry Potter.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Como o significado do nome diz, o Corão é um livro feito prá ser recitado, o que implica que até analfabetos o citam - e analfabeto é o que não deve faltar no Islã.
Mas entre os muçulmanos também tem os tais estudiosos, que ficam lendo e interpretando, mas não existe sola scriptura islâmica. A interpretação pessoal deve se submeter à das escolas de pensamento islâmico (Fiqh).
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Aí é que está: não vejo as alegorias em HP, analogia pode ser feita e até a autora afirmar que se inspirou nisso visto o burburinho que gente que faz analogia cria. Isso me lembrou Neo Genesis Evangelion: um anime futurista que trabalha um pouco com isso só que de uma maneira muito diferente:
― Winston Churchill
No Ocidente, sim.
Mas parte deste sucesso é porque o Cristianismo absorveu de modo competente as lições da moral judaica, da filosofia grega e do civismo romano alavancando-se assim como força civilizacional.
A Bíblia, em grande parte, pega carona no processo.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Se 50 tons de cinza foi o livro mais lido ano passado (nao sei se foi, estou so supondo), o impacto dele na sociedade foi nulo. No maximo alguns casais curiosos que foram em festinhas BDSM e saira correndo.
E sei la se tem tanta gente assim que ja leu A Origem das Especies.
A comparacao tambem e meio absurda. Pelo bem de Darwin, imagino que sua intencao ao escrever sua obra foi causar impacto apenas no campo das ciencias biologicas, ele nao deve ter tido nenhuma pretensao de impacto social ou cultural com o livro.