Novo material descoberto por cientistas brasileiros
Criação artificial é destaque da Scientific Reports - Nature
Um novo material, criado artificialmente, por um grupo de pesquisadores da Unesp e UFSCar é destaque da edição desta semana da revista britânica Scientific Reports - Nature, uma das mais importantes publicações científicas do mundo.
Analisando amostras de tungstato de prata, por intermédio dos microscópios eletrônico de varredura de alta resolução e de transmissão, os pesquisadores brasileiros descobriram o crescimento de prata metálica na superfície dos cristais de tungstato.
Este fenômeno, inédito na literatura científica, resulta da interação dos elétrons gerados pelos microscópios com os íons prata, reduzindo-os para prata metálica. "Este novo material é criado artificialmente por meio de efeito eletronsíntese, ou seja, através da interação  elétrons (partículas) que bate nos íons de prata (partículas),  que se reduz e obtêm-se o crescimento de prata metálica (partículas). Vimos a prata metálica crescendo de forma clara, numa sequência curta de fotos. Quando maior o tempo de duração da interação, maior é o crescimento da prata metálica, e há condição de ver o fenômeno a olho nu por intermédio de microscópio de varredura ou de transmissão" , comenta Elson Longo, um dos autores do artigo científico publicado pela Scientific Reports - Nature e diretor geral do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), ambos com sede no Instituto de Química (IQ) da Unesp, campus de Araraquara, e financiados pela FAPESP e CNPq.
Fenômeno semelhante já tinha sido reportado na literatura, mas utilizando diferentes tipos de energia para excitar e reduzir a prata metálica (temperatura, alto campo elétrico ou magnético).
O novo material, que tem propriedades fotoluminescente, fotodegradante e bactericida, trará avanços nas áreas de interesse de cerâmica, propriedades eletrônicas de materiais, estrutura eletrônica e química coordenada.
"Este novo material apresenta vantagens, por exemplo, em relação aos métodos atuais nos quais se deposita prata em material para atividade bactericida. Com esta descoberta, a prata não precisa mais ser depositada; com a irradiação a propriedade bactericida aumenta sua eficiência três vezes em comparação ao método atual de deposição", explica Longo.
O tratamento com elétrons também melhora a propriedade fotoluminescente. "Um exemplo é a presença de compósitos prejudiciais ao ser humano na água, que podem ser fotodegradados com a aplicação deste novo material", comenta Longo.
A descoberta se deu nos Laboratórios de Eletroquímica e Cerâmica do IQ da Unesp e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O artigo publicado na Scientific Reports - Nature é de autoria de E. Longo, L.S. Cavalcante, D.P. Volanti, A.F Gouveia, V.M. Longo, J.A. Varela, M.O. Orlandi e J. Andrés.
Para Longo, a publicação na Scientific Reports - Nature mostra a qualidade e da ciência brasileira e sua valorização internacional. "A publicação deste artigo numa revista do porte da Scientific Reports - Nature é motivo de orgulho para nós, pois é raro a revista, de grande impacto internacional, publicar resultados de pesquisas brasileiras".
Fonte:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=86689
"Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Comentários
http://www.nature.com/srep/2013/130417/srep01676/full/srep01676.html
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
???
Puxem a descarga que está na hora! Eu sempre digo que as chamadas "ciências humanas" são inúteis. Os retardadinhos defensores de besteiras e masturbações sociológicas xingam muito e eu estou muito preocupado. Essas criaturas cultivam algo que só não é um câncer, pois câncer evolui, e como eles chegaram num estado de inutilidade total, não têm mais para onde descer. É o chamado "fundo do poço".
Enquanto milhares de estudantes no Brasil pretendem se especializar em algum ramo científico, em Terra Brasilis o que vale mesmo é uma dissertação que procura estudar algo tão importante como Tati Quebra-Barraco e a Valesca Popozuda. (não, ninguém as usou como cobaia para nada. Infelizmente).
A maravilhosa dissertação tirou o segundo lugar na Pós-graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Federal Fluminense (UFF). Informações do G1, e recebeu o título "My pussy é poder – A representação feminina através do funk no Rio de Janeiro: Identidade, feminismo e indústria cultural."
My pussy é poder! Hummm, isso realmente iluminou o meu dia, mas eu sinceramente não conheço esta… este exemplo de expressão artística. Vejamos um trecho da letra:
Na cama faço de tudo
Sou eu que te dou prazer
Sou profissional do sexo
E vou te mostrar por que
My-my pussy é o poder
My-my pussy é o poder
Mulher burra fica pobre
Mass eu vou te dizer
Se for inteligente pode até enriquecer
My-my pussy é o poder
My-my pussy é o poder
Machado de Assis jamais seria capaz de escrever algo assim. Mesmo! Quando eu leio "My pussy é o poder", a única coisa que me vem à cabeça é:
A pérola master da própria estudante vem com carro abre-alas e comissão de frente:
Aquela turma ter escolhido a Valesca foi uma atitude ideológica. Estamos aqui para dizer que não existe baixa cultura. A minha turma escolheu o (José) Saramago. Colocaram os dois em pé de igualdade, talvez para mostrar que a hierarquização da cultura só é prejudicial para a discussão.
Saramago. Ok. Então, vejamos…
José Saramago:
Sublimemos, amor. Assim as flores
No jardim não morreram se o perfume
No cristal da essência se defende.
Passemos nós as provas, os ardores:
Não caldeiam instintos sem o lume
Nem o secreto aroma que rescende.
Tati Quebra-Barraco:
Dako éh bom! Dako éh bom!
Calma minha gente, é só a marca do fogão!! (2x)
Calma minha gente, é só a marca do fogão!!
Dako éh bom!
Comentários? Quem precisa deles? Vocês podem ter o direito de achar que Valesca Popozuda está em pé de igualdade com José Saramago, Shakespeare e até com o Pedro Bandeira. E eu tenho o direito de achar que qualquer um que pense isso é retardado.
Nada mais há de ser dito, salvo que podemos ficar tranquilos. Não tem como ficar pior depois que se chega ao fundo do poço.
Ou tem?
http://ceticismo.net/2013/04/18/dissertacao-de-admissao-a-mestrado-mostra-como-andam-as-pesquisas-no-brasil/
.
.
O melhor que se poderia dizer, ou o mais correto, é que se poderia "ver" por tato...como um cego tateando um objeto e tentando imaginar como ele é.
.
.
.
http://gilghamesh.blogspot.com/
O que o autor quiz dizer é que podemos ver o material através de microscópicos de modo tradicional, ou seja, colocando o olho na lente e não de microscópicos eletrônicos na qual usamos imagens de computador para enxergarmos os fenomenos.