Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Paraguai exige que o Brasil devolva canhão apreendido na Guerra do Paraguai

Paraguai exige do Brasil a volta do "Cristão", trazido como troféu de guerra

ISABEL FLECK
ENVIADA ESPECIAL A ASSUNÇÃO

A Guerra do Paraguai ainda não acabou no imaginário dos paraguaios.

A última batalha entre as tropas locais e a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) ocorreu em 1870, mas os rancores provocados pela derrota, que levou o país vizinho a uma ruína cujos efeitos ainda estão presentes, continuam vivos para a maioria da população.

O governo paraguaio exige que o Brasil devolva um combalido sobrevivente: o canhão El Cristiano (O Cristão), considerado um herói paraguaio, mas que talvez nunca tenha feito um disparo.

O Cristão, que ganhou esse nome por ter sido construído a partir de metal fundido de sinos de igrejas de Assunção, reaparece na política paraguaia toda vez que as relações com o Brasil não andam bem --como agora.

13107693.jpeg
O canhão "Cristão", pego pelo Brasil como troféu de guerra

Depois de o Paraguai ter sido suspenso do Mercosul por causa do impeachment-relâmpago de Fernando Lugo no ano passado, o presidente Federico Franco voltou ao tema em 1º de março, data em que o país homenageia os soldados caídos na maior guerra da história da América do Sul (1864-70).

Estima-se que 300 mil paraguaios e 50 mil brasileiros tenham morrido.

"Não haverá paz nem entre os soldados nem entre a sociedade paraguaia enquanto não for recuperado o canhão Cristão", disse Franco na ocasião.

No próximo domingo, o Paraguai elege seu novo presidente e deve normalizar os laços com o Mercosul. Mas o canhão deve continuar sendo uma mancha na relação com os vizinhos.

Trazido ao Brasil logo após o fim do conflito, o armamento foi instalado no então arsenal do Exército, no Rio de Janeiro, de onde nunca saiu.

O local foi transformado no Museu Histórico Nacional, e o troféu de guerra segue exposto no pátio aberto.

Franco já havia exigido a devolução do Cristão em 2010, ainda como vice de Lugo. Em resposta, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a pedir ao Ministério da Cultura (MinC) que providenciasse o retorno do canhão à sua pátria.

Mas a ideia despertou a ira de historiadores e militares brasileiros. "Troféus de guerra são emblemáticos não só para um país, mas para todos que participaram dela. O canhão faz parte da história do Brasil também", diz o pesquisador Francisco Doratioto, autor do livro "Maldita Guerra", sobre o confronto com o Paraguai. O assunto acabou engavetado por Dilma.

Procurado pela Folha, o MinC sugeriu que a devolução está sendo reconsiderada, para que o canhão faça parte de "ações de cooperação de interesse para os dois países", como a criação de um museu.

Como o bem faz parte do patrimônio histórico brasileiro, teria de passar por um processo de "destombamento" --uma decisão que, em última instância, cabe à presidente da República.

Para Doratioto, o governo paraguaio só pode reivindicar o Cristão se entregar ao Brasil embarcações como a Anhambay --capturada na invasão de Mato Grosso.

"Num processo de integração da América do Sul, é preciso começar a reviver o passado e pedir de volta todos os troféus?", indaga.

O mesmo questionamento é feito pelo general Aureliano de Moura, presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. "Tanto o canhão como navios custaram sangue dos nossos soldados e dos deles também. Não é lógico devolvê-lo."

O Cristão é emblemático no Paraguai por ter sido levado para a Batalha de Curupaiti, de 22 de setembro de 1866, maior vitória do país contra a Tríplice Aliança.

Segundo os relatos paraguaios, o canhão, colocado no Forte de Curupaiti, foi decisivo para conter o avanço das tropas brasileiras e argentinas rumo ao Forte de Humaitá, que controlava o acesso a Assunção.

No Brasil, há quem diga que o Cristão apenas assistiu ao triunfo paraguaio naquele dia. "Ele nunca disparou uma bala, porque os paraguaios fizeram uma estrutura interna tão moderna para a época que eles próprios não tiveram condições de usar", afirma Vera Tostes, diretora do Museu Histórico Nacional. Se for devolvido, o canhão não vai mudar em nada o cenário de crise diplomática com o Brasil por causa de Lugo e do Mercosul. Mas a guerra estaria mais perto do fim do outro lado do rio.
Post edited by Kairós on
«13

Comentários

• 53 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Kairós disse: "Não haverá paz nem entre os soldados nem entre a sociedade paraguaia enquanto não for recuperado o canhão Cristão", disse Franco na ocasião.

Quer o canhão?
    Vem pegar!!!
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Kairós disse: O mesmo questionamento é feito pelo general Aureliano de Moura, presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. "Tanto o canhão como navios custaram sangue dos nossos soldados e dos deles também. Não é lógico devolvê-lo."
    Exatamente. Além disto, quem começou a guerra foi o Paraguai, portanto agora aguente as consequências.
  • Já remexi aqui o meu arquivo morto cerebral mas não consigo lembrar de um dia ter ouvido falar nesse canhão, rs
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Fernando_Silva disse: Exatamente. Além disto, quem começou a guerra foi o Paraguai, portanto agora aguente as consequências.

Um país que só existe hoje pela graça do Império do Brasil e da República da Argentina lembremos, uma vez que ao fim da guerra nada, absolutamente nada impedia que o território paraguaio fosse dividido entre os dois grandes vencedores.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
    Não que aquele canhão ou qualquer coisa trazida do Paraguai valha lá grande coisa, mas o que importa é o que pagamos por ele - o sangue de nossos bravos derramado em Riachuelo, Itororó, Humaitá na longa e dura jornada da Bandeira e das Armas do Império até Asunción e além.

Que esta peça seja uma lembrança de que não é uma boa idéia atacar o BRASIL.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Acauan disse: Não que aquele canhão ou qualquer coisa trazida do Paraguai valha lá grande coisa, mas o que importa é o que pagamos por ele - o sangue de nossos bravos derramado em Riachuelo, Itororó, Humaitá na longa e dura jornada da Bandeira e das Armas do Império até Asunción e além.

Que esta peça seja uma lembrança de que não é uma boa idéia atacar o BRASIL.

Caramba fiquei até emocionado com essa rsrsrsrs(sorrisos).
  • kkkkk Pior são as obras de arte gregas que estão em Museus franceses e ingleses, patrimônios da humanidade, expressões da elevação do espírito humano, isso sim é valioso, mas este lixo? Justiça Salomônica, corta em dois pedaços e divide kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. O regime político paraguaio é instável e sem legitimidade e precisa desviar atenção para os problemas internos, só isso.
  • Muito bem vindo, Kairos.

E forista antigo que retorna a cova dos leoes ou recem-chegado?
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • salgueirosalgueiro Membro
    edited abril 2013 Vote Up0Vote Down
    Apatico disse: E forista antigo que retorna a cova dos leoes ou recem-chegado?

A cova dos leões é ótima, recordar é viver, rs. Fui recebida com essa saudação.

Post edited by salgueiro on
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • NeotribalistaNeotribalista Membro
    salgueiro disse: A cova dos leões é ótima, recordar é viver, rs. Fui recebida com essa saudação.

Voce ta aqui desde o RV antigo, antigo mesmo, ne? Do forumnow, la por 2005?

Quando me cadastrei no RV, eu era literalmente uma crianca, e acho que voce ja estava aqui.
    Post edited by Neotribalista on
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Apatico disse: Voce ta aqui desde o RV antigo, antigo mesmo, ne? Do forumnow, la por 2005?

Quando me cadastrei no RV, eu era literalmente uma crianca, e acho que voce ja estava aqui

Cheguei em junho de 2004, no forumnow ainda e lembro do 'punk alguma coisa', o avatar era uma graça, rs

• Punkboy,

O avatar era uma crianca de jaqueta jeans e cabelo moicano de algum cor vibrante que nao me lembro, embora eu nunca tivesse me fantasiado de maneira similar. O Tranca-Ruas que o forneceu, nao consegui acha-lo novamente.

Nostalgia...
  • Apatico disse: Punkboy,

O avatar era uma crianca de jaqueta jeans e cabelo moicano de algum cor vibrante que nao me lembro, embora eu nunca tivesse me fantasiado de maneira similar. O Tranca-Ruas que o forneceu, nao consegui acha-lo novamente.

Nostalgia..

Era roxo se não estou enganada e vc tinha 16 anos, rs

Entre o Punkboy e o Apatico houve o Apáte, rs

Eu ainda penso em vc como NadaSei, rs
  • Voce era o NadaSei?

Bogus do Guest!
  • Eu lembro de você como Apate.
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• Kairós disse: Paraguai exige do Brasil a volta do "Cristão", trazido como troféu de guerra

Tanta coisa para o o governo paraguaio se preocupar e o mesmo esta interessado num canhão??? é por isso que estão na merda....
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Outros 'garotos' na época eram o Samael, o Cabeção e o Mr Crowley mas o Punkboy era mais novo.

O Guest hackeou o fórum, ele existiu de fato e enchia a paciëncia.
  • salgueiro disse: utros 'garotos' na época eram o Samael, o Cabeção e o Mr Crowley mas o Punkboy era mais novo.

Por onde anda essas pessoas ?
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
    O Mr Crowley já sumiu há muito tempo, O Samael chegou a frequentar a versão anterior do RV e o Cabeção posta aqui, postagens em azul, rs

E não esqueci de vc não rapha, rs
  • O Samael esta desaparecido faz um tempo, o cabeca ha alguns meses e o Crowley as vezes da as caras em outro forum para postar resultados dos jogos favoraveis ao Corinthians. O azatoth e o rapha deve ser mais ou menos da idade desses.

A turma dos moleques mesmo, da escola, era eu, o storydor, outro cara de fortaleza que nao me lembro o nick, o Nighstalker, que inclusive foi meu colega de sala e eu que apresentei o RV e o Kramer, que foi o forista mais novo a se cadastrar no RV pelas minhas contas, por volta dos 14 anos.
    Apatico disse: Nighstalker, que inclusive foi meu colega de sala...

E que hoje é o dr. Nightstalker, advogado.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • Eu também me cadastrei com 14 anos.
  • salgueiro disse: E não esqueci de vc não rapha, rs

Sempre estou por aqui.
  • Acauan disse: E que hoje é o dr. Nightstalker, advogado.
    Exatamente. Muito bom jurista conservador.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.