Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Linux DESPENCA nos servidores corporativos

JohnnyJohnny Membro
Convergência Digital - Carreira
:: Ana Paula Lobo - 18/04/2013

Segundo a 24ª Pesquisa Anual da FGV-EAESP-CIA 2013, divulgada nesta quinta-feira, 18/04, existem, hoje, 118 milhões de computadores ( soma de PCs,notebooks e tablets e uma parcela, mesmo que pequena de coletores de dados utilizados pelas utilities) em uso no Brasil (corporativo e doméstico), o que significa que existem três computadores para cada cinco habitantes. Para este ano, o estudo projeta vendas de 22,6 milhões de unidades: o que significará a comercialização de um PC ou tablet por segundo. Até 2016, aponta ainda o levantamento, o país chegará a marca de 1 computador por habitante.

Nas empresas, o uso do Linux estagnou nos últimos três anos e ficou com 18% dos servidores corporativos. O Windows está presente em 69%. O Unix ficou com 11%. "Fica claro para mim que o software livre foi sintoma de uma crise no software e não a solução. O consumo está estagnado, há aplicações rodando nas empresas, mas o Linux fica com os 18% de mercado, depois de crescer até 20% num período de três a cinco anos", avalia o professor Fernando S. Meirelles, professor da FGV e coordenador da pesquisa.

No mercado de software de gestão empresarial, a TOTVS lidera com 52% de market share nas pequenas e médias empresas. Já a SAP fica com 51% das grandes corporações. De acordo ainda com o levantamento, as empresas gastam e investem 7,2% da sua receita em TI, valor que triplicou em 18 anos. O levantamento, que é feito há 24 anos e divulgado anualmente, consultou 5 mil grandes e médias empresas com 2,2 mil respostas válidas.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.