Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Papa diz que ateus podem ir para o céu. Líder católico discorda.

Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
http://oglobo.globo.com/mundo/lider-catolico-corrige-papa-salvacao-nao-vale-para-quem-nega-igreja-8509360#ixzz2UWcednJC
Líder católico corrige o Papa: salvação não vale para quem nega a Igreja
• Pontífice havia sugerido que todos aqueles que praticam o bem seriam salvos

VATICANO - O chefe da TV católica Salt & Light, do Canadá, Thomas Rosica, afirmou na semana passada que ateus ainda vão para o inferno se rejeitarem a Deus, depois que o Papa Francisco quebrou com a tradição sugerindo que todos aqueles que praticam boas ações serão salvos. Depois das palavras do Pontífice terem rodado os jornais do mundo, Rosica tentou esclarecer a polêmica.

Ele emitiu uma nota sobre o significado de salvação, na qual explica que pessoas que conhecem a Igreja Católica “não podem ser salvas” se elas “se recusam a entrar ou a permanecer nela”.
No comunicado, Rosica destaca que “os ateus continuam indo para o inferno se não aceitarem Jesus Cristo como Senhor e Salvador”.

O porta-voz do Vaticano no Canadá ressaltou que Francisco “não tinha intenção de provocar um debate teológico sobre a natureza da salvação”, durante a homilia de sua missa na última quarta-feira. A polêmica começou depois que o líder máximo da Igreja Católica indicou que os ateus iriam desfrutar os frutos da salvação eterna, se eram pessoas boas.

“O Senhor redimiu todos nós, todos nós, com o Sangue de Cristo: todos nós, não apenas os católicos. Todo mundo! ‘Pai, os ateus?’ Mesmo os ateus. Todo mundo!”.

E o Papa continuou:
“Fomos criados filhos à semelhança de Deus e o sangue de Cristo redimiu todos nós! E todos nós temos o dever de fazer o bem. E este mandamento, para que todos possam fazer o bem, eu acho, é um belo caminho para a paz. Se nós, cada um fazendo a sua parte, se fazemos o bem para os outros, se nos encontrarmos lá, fazendo o bem, e ir devagar, com cuidado, pouco a pouco, nós faremos a cultura do encontro: precisamos muito disso. Devemos conhecer um ao outro fazendo o bem. ‘Mas eu não acredito, Pai, eu sou ateu!’ Mas faça o bem: vamos nos encontrar lá”.

Comentários

• 8 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Assim viro até fã do Papa.
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Em quem acreditar: Ó céus que dúvida crueeeeellll!!!!
    "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas." (Confúcio)

"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
  • Thomas Rosinha disse: pessoas que conhecem a Igreja Católica “não podem ser salvas” se elas “se recusam a entrar ou a permanecer nela”.

Que imbecil. Prefiro o inferno a fazer parte dessa igreja.

• AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited maio 2013 Vote Up0Vote Down
    A Igreja Católica Romana pode ser muita coisa, mas estúpida ela não é.
    Se fosse não estaria aí, depois de tanto tempo.

Sei lá qual é a deste "líder católico que corrigiu o Papa", mas se eu que sou mais bobinho nestes assuntos saquei a malandragem, estranho que cobra criada no meio não o tivesse feito.

Primeiro, pelo dogma Católico Romano, o Papa só é infalível quando se manifesta ex cathedra sobre assuntos de Fé e moral. Fora disto, é um fiel como outro qualquer, diferindo apenas pelo grau de conhecimento da doutrina.

E mesmo que "ne ex Cathedra" (fora da cadeira ou coisa parecida, eu acho), se dermos uma olhada no que o Papa disse, o fato é que não disse nada:

“O Senhor redimiu todos nós, todos nós, com o Sangue de Cristo: todos nós, não apenas os católicos. Todo mundo! ‘Pai, os ateus?’ Mesmo os ateus. Todo mundo!”.
    Fomos criados filhos à semelhança de Deus e o sangue de Cristo redimiu todos nós! E todos nós temos o dever de fazer o bem. E este mandamento, para que todos possam fazer o bem, eu acho, é um belo caminho para a paz. Se nós, cada um fazendo a sua parte, se fazemos o bem para os outros, se nos encontrarmos lá, fazendo o bem, e ir devagar, com cuidado, pouco a pouco, nós faremos a cultura do encontro: precisamos muito disso. Devemos conhecer um ao outro fazendo o bem. ‘Mas eu não acredito, Pai, eu sou ateu!’ Mas faça o bem: vamos nos encontrar lá”.

Dizer "o Senhor redimiu todos nós" não quer dizer grande coisa, pois na doutrina Católica esta remissão não é incondicional. Mesmo o mais pio dos carolas terá que cumprir até o momento do último suspiro os requisitos indispensáveis para a salvação. Se não bau-bau, lá se vai o Papa Hóstia pros Quintos... Que dirá os ateus...

Depois o "Mas faça o bem: vamos nos encontrar lá". Vamos nos encontrar lá onde? O cara não especificou que vamos nos encontrar lá no bem bom do Céu. A indefinição proposital pode significar qualquer coisa. Obviamente, se quem disse é o Papa, falando aos ateus, significa "se você for muito bom vamos nos encontrar lá, na missa de Domingo, depois que você se converter".

Alguém realmente acreditou que o Papa tava liberando geral pros Ateus?

Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • CameronCameron Membro
    edited maio 2013 Vote Up0Vote Down
    Acauan disse: Alguém realmente acreditou que o Papa tava liberando geral pros Ateus?
    Se bem que para pessoas céticas um papa liberar geral na salvação da alma na vida após a morte soa o mesmo que tratamento gratuito de cromoterapia...

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Ayyavazhi disse:
    Thomas Rosinha escreveu:
    pessoas que conhecem a Igreja Católica “não podem ser salvas” se elas “se recusam a entrar ou a permanecer nela”.
    Que imbecil. Prefiro o inferno a fazer parte dessa igreja.
    Um crente me disse: "A Bíblia está aí, disponível. As igrejas estão aí, de portas abertas. Ninguém pode alegar que não sabia".
  • Fernando_Silva disse: Um crente me disse: "A Bíblia está aí, disponível. As igrejas estão aí, de portas abertas. Ninguém pode alegar que não sabia".

E não adianta nem dizer para um idiota desses que o Alcorão também está aí, disponível; que as mesquitas estão de portas abertas; que existem outras religiões e outros livros sagrados, oferecendo a salvação de sua alma. Ele não vai entender. O cara empenha sua alma em um jogo que não compreende. Vai que a 'religião certa' não é a dele...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.