Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Líder católico corrige o Papa: salvação não vale para quem nega a Igreja
• Pontífice havia sugerido que todos aqueles que praticam o bem seriam salvos
VATICANO - O chefe da TV católica Salt & Light, do Canadá, Thomas Rosica, afirmou na semana passada que ateus ainda vão para o inferno se rejeitarem a Deus, depois que o Papa Francisco quebrou com a tradição sugerindo que todos aqueles que praticam boas ações serão salvos. Depois das palavras do Pontífice terem rodado os jornais do mundo, Rosica tentou esclarecer a polêmica.
Ele emitiu uma nota sobre o significado de salvação, na qual explica que pessoas que conhecem a Igreja Católica “não podem ser salvas” se elas “se recusam a entrar ou a permanecer nela”.
No comunicado, Rosica destaca que “os ateus continuam indo para o inferno se não aceitarem Jesus Cristo como Senhor e Salvador”.
O porta-voz do Vaticano no Canadá ressaltou que Francisco “não tinha intenção de provocar um debate teológico sobre a natureza da salvação”, durante a homilia de sua missa na última quarta-feira. A polêmica começou depois que o líder máximo da Igreja Católica indicou que os ateus iriam desfrutar os frutos da salvação eterna, se eram pessoas boas.
“O Senhor redimiu todos nós, todos nós, com o Sangue de Cristo: todos nós, não apenas os católicos. Todo mundo! ‘Pai, os ateus?’ Mesmo os ateus. Todo mundo!”.
E o Papa continuou:
“Fomos criados filhos à semelhança de Deus e o sangue de Cristo redimiu todos nós! E todos nós temos o dever de fazer o bem. E este mandamento, para que todos possam fazer o bem, eu acho, é um belo caminho para a paz. Se nós, cada um fazendo a sua parte, se fazemos o bem para os outros, se nos encontrarmos lá, fazendo o bem, e ir devagar, com cuidado, pouco a pouco, nós faremos a cultura do encontro: precisamos muito disso. Devemos conhecer um ao outro fazendo o bem. ‘Mas eu não acredito, Pai, eu sou ateu!’ Mas faça o bem: vamos nos encontrar lá”.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)
Que imbecil. Prefiro o inferno a fazer parte dessa igreja.
Se fosse não estaria aí, depois de tanto tempo.
Sei lá qual é a deste "líder católico que corrigiu o Papa", mas se eu que sou mais bobinho nestes assuntos saquei a malandragem, estranho que cobra criada no meio não o tivesse feito.
Primeiro, pelo dogma Católico Romano, o Papa só é infalível quando se manifesta ex cathedra sobre assuntos de Fé e moral. Fora disto, é um fiel como outro qualquer, diferindo apenas pelo grau de conhecimento da doutrina.
E mesmo que "ne ex Cathedra" (fora da cadeira ou coisa parecida, eu acho), se dermos uma olhada no que o Papa disse, o fato é que não disse nada:
Dizer "o Senhor redimiu todos nós" não quer dizer grande coisa, pois na doutrina Católica esta remissão não é incondicional. Mesmo o mais pio dos carolas terá que cumprir até o momento do último suspiro os requisitos indispensáveis para a salvação. Se não bau-bau, lá se vai o Papa Hóstia pros Quintos... Que dirá os ateus...
Depois o "Mas faça o bem: vamos nos encontrar lá". Vamos nos encontrar lá onde? O cara não especificou que vamos nos encontrar lá no bem bom do Céu. A indefinição proposital pode significar qualquer coisa. Obviamente, se quem disse é o Papa, falando aos ateus, significa "se você for muito bom vamos nos encontrar lá, na missa de Domingo, depois que você se converter".
Alguém realmente acreditou que o Papa tava liberando geral pros Ateus?
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
E não adianta nem dizer para um idiota desses que o Alcorão também está aí, disponível; que as mesquitas estão de portas abertas; que existem outras religiões e outros livros sagrados, oferecendo a salvação de sua alma. Ele não vai entender. O cara empenha sua alma em um jogo que não compreende. Vai que a 'religião certa' não é a dele...