Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Caxirola fica mais leve e menos dura. Que porra é essa?????

Caxirola fica mais leve e menos dura e pode voltar às arenas da Copa


A caxirola, chocalho criado pelo músico Carlinhos Brown e transformado em produto oficial da Copa do Mundo de 2014, foi banida dos estádios brasileiros durante os eventos da Fifa na última segunda-feira, por decisão do COL (Comitê Organizador Local da Copa). Nesta quarta-feira, porém, seus fabricantes apresentarão a autoridades do país e da Copa uma nova versão do produto, mais leve, menos rígida e mais flexível, em uma tentativa de reverter a decisão do início da semana, permitindo novamente que o instrumento musical esteja presente nas arenas dos torneios da Fifa no Brasil.

A decisão de proibir o chocalho nas arquibancadas foi motivada por um incidente ocorrido no fim de abril na Arena Fonte Nova, em Salvador, durante um jogo entre Bahia e Vitória. A partida marcou a estreia da caxirola nos gramados brasileiros, com a distribuição gratuita de 50 mil exemplares aos torcedores.

Acontece que o Bahia amargou uma derrota de 2 a 1, menos de um mês depois de ter perdido no mesmo estádio por humilhantes 5 a 1. Resultado: os torcedores do tricolor baiano transformaram o chocalho em instrumento de protesto, e fizeram chover caxirolas no gramado. Para que a partida pudesse continuar, os próprios jogadores do Bahia tiveram que retirar os chocalhos de plástico do campo de jogo.

Temendo espetáculo semelhante em partidas das Copas das Confederações e do Mundo, o chefe de segurança do COL, Hilário Medeiros, anunciou na última segunda-feira que não seria permitida a entrada da caxirolas nos estádios durante os jogos oficiais da Fifa. Segundo ele, a decisão teria sido tomada em conjunto pelo COL e pelo governo federal.

A versão de Hilário não durou 24 horas. A caxirola é um dos 1.500 produtos oficiais das Copas do Mundo e das Confederações. Ela é produzida sob licença da Fifa pela multinacional The Market Store. A empresa produz o chocalho em parceria com a Globo Marcas, companhia das Organizações Globo que detém o direito de distribuição de todos os 1.500 produtos oficiais da Copa. A caxirola deverá chegar na semana que vem às lojas, com o preço de R$ 29,90. Cerca de 10% do valor de venda de cada unidade é revertido para a Fifa e sua parceira comercial, a Globo Marcas.

Ainda na segunda-feira, o Ministério do Esporte, em resposta a questionamento do UOL Esporte, informou, por meio de nota, que as coisas não eram bem como Hilário havia dito: "Não há posição oficial do governo federal sobre a proibição da caxirola. Há um posicionamento preliminar da Secretaria Especial de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), que será discutido na próxima quarta-feira em reunião com as áreas envolvidas".

No dia seguinte, terça-feira, foi a vez da The Market Store, fabricante do chocalho, por meio de nota, manifestar-se sobre a questão, também contradizendo o chefe de segurança do COL:

"A The Marketing Store, empresa viabilizadora da Caxirola – projeto chancelado pelo Ministério do Esporte e produto oficial da Fifa -, informa que a empresa e o governo federal estão discutindo e analisando resolução que possibilita e permite a presença do instrumento nos estádios durante a Copa das Confederações. Portanto, ainda não há uma posição definitiva sobre o tema.

Vale reforçar que nenhuma decisão que venha a ser tomada retira do produto sua estratégia de distribuição, uma vez que a Caxirola será comercializada nas lojas oficiais da FIFA e no varejo."

Posteriormente, ao telefone, a assessoria de imprensa da multinacional The Market Store informou ao UOL Esporte que os executivos da empresa cumprem, desde terça, uma agenda de reuniões com autoridades do COL, da Fifa e do governo federal, e que uma decisão final sobre a presença ou não das caxirolas nos estádios da Copa será anunciada nesta quarta-feira.

A assessoria da multinacional parceira da Fifa e da Globo Marcas explicou também que a The Market Store tem capacidade de produzir até 50 milhões de caxirolas até o início da Copa de 2014, a depender da demanda do mercado. A produção mínima, porém, será de 10 milhões de instrumentos plásticos, que foram criados pelo músico Carlinhos Brown, inspirado em um chocalho de palha trançada chamado caxixi.

A fim de tornar "um produto seguro ainda mais seguro", a The Market Store tomou a decisão de reduzir o peso do instrumento, dos atuais 90 gramas para algo em torno de 78 gramas. Além disso, os anéis laterais do chocalho passarão a ser mais flexíveis. Tais mudanças tornariam menos danoso o choque em uma pessoa de uma caxirola eventualmente atirada da arquibancada para dentro do campo.

O UOL Esporte procurou o COL para saber se a posição do comitê sobre o assunto teria se alterado de alguma maneira entre segunda e terça-feira, a julgar pelos desmentidos a seu chefe de segurança que foram proferidos pelo governo federal e pela The Market Store. Os membros do comitê, porém, não responderam às ligações e às mensagens da reportagem.

* Colaborou Vinicius Konchinski, do UOL, no Rio de Janeiro
DILMA TOCA CAXIROLA
Tags:

Comentários

  • 2 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Que bosta... Começou a palhaçada. Vão tentar concorrer com a vuvuzela da África do Sul. Por mim deveria ser proibido pois se não fizerem isso vai ficar difícil proibirem instrumentos bizarros que possam aparecer no futuro em copas do mundo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.