Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

CORPUS CHRISTI

AcauanAcauan Administrador, Moderador
Aproveitando a data de hoje para relembrar velhos tempos, quando éramos bem mais agressivos nas posições por aqui.
CORPUS CHRISTI
Postado em 19/6/2003 18:23:42
Por Acauan

Esta quinta feira, 19 de junho de 2003 é dia de Corpus Christi, feriado nacional.

Por anos, ao aproximar-se esta data, diverti-me maldosamente perguntando aos católicos meus conhecidos o seu significado. A maioria se limitava a apresentar a óbvia tradução das palavras latinas:

- Corpus Christi é o corpo de Cristo...

Diante da resposta, produto de uma conclusão precipitada sobre o baixo potencial de minha inteligência, eu insistia:

- Isto eu sei, é claro, mas vocês comemoram o que, além do feriadão de quatro dias?

As respostas variavam do honesto silêncio da ignorância confessa ao recurso desleal do “se você não acredita, por que quer saber???”

Bem, o fato é que nenhum católico nunca me deu uma resposta satisfatória sobre o que significa a comemoração de Corpus Christi.

Para os que têm alguma curiosidade sobre o assunto, segundo a página da arquidiocese de São Paulo:

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.

Como possivelmente eu nunca vou saber em que dia cai “o domingo depois de Pentecostes”, não tenho a menor idéia de como se define a data móvel do Corpus Christi, mas todos têm que agradecer ao infalível magistério da Santa Madre por estabelecer que o dia da semana fosse SEMPRE quinta feira, ou seja, não importa o calendário, graças à Igreja Católica Apostólica Romana, pelo menos um feriadão todo ano está garantido.

Isto já é muito mais do que todas as igrejas evangélicas juntas já fizeram por mim, logo, segundo meus critérios, os quatro dias de folga que a Santa Sé me garantem todo ano abrem o placar em Católicos 1 X 0 Evangélicos, afinal, entre a “salvação da minha alma”, sobre o que existem muitas controvérsias e feriado emendado, um dos únicos consensos universais, eu fico com o segundo.

A home page católica faz repetida referência à “presença real” de Cristo na Eucaristia, tema que tratei em meu texto TRANSUBSTANCIAÇÃO:

O Concílio de Trento (1545-1563), por causa dos protestantes, da Reforma de Lutero, dos que negavam a presença real de Cristo na Eucaristia, fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística pelas ruas da cidade, como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia.

Ou seja, segundo o dogma católico, na procissão de Corpus Christi, em vez de o andor ser ocupado por uma daquelas horríveis imagens sacras, é o próprio J.C. em carne e sangue, transubstanciado da hóstia consagrada que protagoniza a cerimônia ao vivo e em cores, quer dizer, em cores não, já que a hóstia é branca (isto é, eu acho, nem me lembro da última vez que vi uma hóstia de perto).

Ah, e ainda tem a tradição dos tapetes ilustrados com motivos religiosos, que cobrem as ruas por onde passa a procissão em certas cidades. Alguns deles chegam a ser até bonitinhos. A canção “Paixão e Fé”, de Tavinho Moura e Fernando Brant, magistralmente interpretada por Milton Nascimento, trata exatamente deste assunto.

Agora que todos conhecemos o significado da comemoração de Corpus Christi, façam uma boa ação – quando encontrarem um católico, ensinem pra ele.
Acauan dos Tupis
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.