Agência O Globo
Publicação: 13/06/2013 14:49 Atualização:
A mais recente adição à anatomia humana mede apenas 15 mícrons de espessura, mas a sua descoberta vai fazer com que a cirurgia ocular fique mais segura e simples. O professor Harminder Dua, da Universidade de Nottingham, recentemente descobriu uma nova camada na córnea humana, que ele batizou como Camada de Dua. O estudo foi publicado na revista "Ophthalmology".
A Camada de Dua fica na parte de trás da córnea, que anteriormente tinha apenas cinco camadas conhecidas. Dua e seus colegas descobriram a nova parte do corpo através da injeção de ar nas córneas dos olhos que haviam sido doados para pesquisa e usando um microscópio eletrônico de varredura de cada camada separada.
Os pesquisadores agora acreditam que uma lágrima na camada de Dua é a causa de hidropsia da córnea, uma doença que leva ao acúmulo de líquido na córnea. De acordo com Dua, o conhecimento da nova camada pode melhorar drasticamente os resultados para os pacientes submetidos a transplantes.
- Esta é uma grande descoberta que significará que oftalmologia dos livros didáticos vai literalmente precisar ser reescrita - disse Dua modestamente ao site "PopScience".
Comentários
Ele debatia erradamente comigo dizendo que a formação da cornea era coisa da DI.
"A razão dos cães terem tantos amigos, é que movem suas caudas mais que suas línguas." (autor desconhecido)
"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta." (Albert Einstein)
"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade." (Albert Einstein)