Eu sou um cara muito racional.
Sempre percebi isso como um sinal de "inteligencia" e sempre confiei muito em minha capacidade de "raciocinar".
O problema é que eu tenho percebido que sou um tanto ignorante... ou até bastante ignorante em certas questões.
Eu tenho conhecimento na minha área especifica e em certos assuntos do meu interesse, mas sempre tive opiniões sobre muitas coisas fora do meu domínio.
Em geral "raciocinar" sobre as coisas, por mais racional que seja uma pessoa, por mais coerente, lógico e consistente que seja um raciocínio, se ele é tomado com base no mero "pensar", no "imaginar", pode levar a ilusões.
Coisas que pensadas pareciam adequadas, mas que simplesmente não correspondem aos fatos.
Algo pode ser logicamente coerente ou "possível" e "provável", mas simplesmente não corresponder ao real.
Qual a relação que vocês veem entre razão e informação?
Já vi pessoas que são meu oposto, muito bem informadas, mas sem racionalidade suficiente para processar adequadamente a informação.
Qual a medida adequada entre uma coisa e outra?
O trabalho coletivo nos faz enquanto especie, mais inteligentes do que enquanto indivíduos.
O conhecimento acumulado pelos nossos antepassados permite ao individuo hoje, ser mais "inteligente" do que no passado?
Me refiro aos indivíduos que estudam e fazem uso dessa oportunidade.
babaquara disse:
Qual a relação que vocês veem entre razão e informação?
A razão é fundamental, mas deve ser aplicada a fatos. Em outras palavras, não adianta a argumentação ser lógica se as premissas são falsas ou incompletas.
Ou ainda: se os fatos não confirmam sua lógica, então sua lógica está errada.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Comentários
A razão é fundamental, mas deve ser aplicada a fatos. Em outras palavras, não adianta a argumentação ser lógica se as premissas são falsas ou incompletas.
Ou ainda: se os fatos não confirmam sua lógica, então sua lógica está errada.
[mensagem deletada. peço desculpas. confundi com um outro usuário.]