Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Licitação para compra de Playstation 3 do Governo do Distrito Federal

O governo do Distrito Federal decidiu cancelar na última quinta-feira (20) uma licitação para compra de videogames, televisor e aparelhos de no-break cujo valor sugerido era quase o dobro do preço de mercado dos mesmos itens. A decisão ocorre em meio a uma onda de manifestações pelo país, que protestam, entre outras coisas, pela redução dos gastos públicos.

Procurada pelo G1, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedest), que fez o pedido, afirmou que uma questão técnica motivou o cancelamento: o edital discriminava a marca do videogame, o que é proibido pela lei. A Secretaria de Planejamento, que realiza a compra, disse que desde junho do ano passado, o governo distrital tem se esforçado na redução de gastos e que, dentro desse contexto, as manifestações recentes tiveram "influência indireta" no cancelamento.

A licitação foi lançada no último dia 14 de junho e destinava-se à compra de 40 Playstations 3, cada um acompanhado de um controle adicional e um jogo. O pacote seria usado em atividades para crianças e adolescentes de comunidades pobres atendidos em 17 centros de convivência, mantidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).

Esses locais, segundo a secretaria, oferecem serviços sociais que visam prevenir a ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil.

Em nota, a assessoria de imprensa da Sedest disse que os videogames atenderiam cerca de mil crianças e adolescentes. Justificou que "como ferramenta de apoio para as atividades ofertadas, os jogos digitais, entre eles os videogames, podem trazer benefícios para o desenvolvimento desde que integrados a uma rotina composta por outras atividades, contribuindo para o desenvolvimento físico e psíquico das crianças e adolescentes".

A secretaria disse ainda que "esse tipo de jogo ajuda a desenvolver e aprimorar o raciocínio lógico, a coordenação motora, o pensamento ágil e a memória. Outro benefício é a possibilidade de socialização", segundo a nota.

Preço
A mesma licitação previa a compra de uma TV LED Full HD de 32 polegadas e 30 no-breaks, aparelho que mantém computadores ligados em caso de queda de energia. Esses equipamentos, no entanto, seriam destinados à Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e à Polícia Civil do DF.

No edital, o preço sugerido para toda a compra foi R$ 100.780,87. Uma pesquisa rápida feita pelo G1 em sites de produtos eletrônicos mostrou, porém, que os mesmos itens, na mesma quantidade, poderiam ser adquiridos por R$ 52.598,82. O preço previsto na licitação ficou 91% mais caro.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, que fez o pedido de videogames, não soube informar, via assessoria de imprensa, o motivo de o preço previsto no edital ser quase o dobro, visto que a licitação também incluía equipamentos para outros órgãos. Na pesquisa feita pelo G1, o preço dos videogames e jogos comporia a maior parte dos gastos da licitação, com valor de 81% de toda a compra.

A Secretaria de Planejamento esclareceu que, nesse tipo de licitação, o valor sugerido é o máximo que pode ser pago e, que, em geral, os preços finais da concorrência ficam de 30% a 40% menores. Quando a oferta de menor valor fica acima do preço de mercado, a licitação é cancelada.

Economia
A Seplan, que controla o orçamento do DF, disse que desde junho do ano passado, o governo tem se esforçado pela redução de gastos, com uma economia que já chegou a R$ 40 milhões e que pretende alcançar R$ 100 milhões até o fim do ano, por meio de licitações conjuntas e em maior escala para atender vários órgãos em serviços de limpeza, tecnologia e segurança.

Questionada se os protestos contribuíram para a decisão de cancelar a licitação dos videogames, a assessoria da pasta respondeu que houve uma "influência indireta", dentro do contexto da redução de gastos que já vinha sendo realizada.

"De certa forma, sim. O governo está preocupado em fazer uma gestão mais equilibrada e em sintonia com os anseios da população", disse a Seplan, por meio de sua assessoria.

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/06/em-meio-protestos-gdf-cancela-licitacao-para-compra-de-videogames.html
“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
― Winston Churchill

Comentários

• 22 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Putz....justo agora que eu ia ganhar um na faixa...
  • E eu só ganho o 2 e quebrado, tive que consertar com o dinheiro que eu vendi o 1.
    ― Winston Churchill

• Percival disse: E eu só ganho o 2 e quebrado, tive que consertar com o dinheiro que eu vendi o 1.

Não tem o 3? Vai esperar o 4?
  • PercivalPercival Membro
    edited junho 2013 Vote Up0Vote Down
    Não, desde que tive o Dreamcast nunca mais comprei videogame. Só fico com portáteis e quero o 3DS por conta do novo Pokémon.

O play 2 eu ganhei e também o play 1 eu mal joguei a biblioteca destes e quero aproveitar.
    Post edited by Percival on
    ― Winston Churchill

• Percival disse: Dreamcast
    ?

Vou procurar que porra é essa...

• Putz....Sega....lembrei...era meu sonho de consumo...
  • Johnny disse: Vou procurar que porra é essa...

De que planeta você veio?

Vô te dar uma ajuda com uma foto:

dreamcast.jpg

O Dreamcast (em japonês: ドリームキャスト; os codinomes foram "Blackbelt", "Dural" e "Katana" durante o seu desenvolvimento) foi o último console de videogames da Sega e o sucessor do Sega Saturn. Com o objetivo de recuperar o mercado dos consoles com um sistema de sexta geração, foi criada por forma a bater tecnologicamente o PlayStation da Sony e a Nintendo 64. Era a console mais avançado de sua época e o mais completo de sua geração. Mesmo tendo sido considerada um console que se encontrava "bastante à frente do seu tempo" (foi lançado 15 meses antes do PlayStation 2 e três anos antes do GameCube e do Xbox), ela falhou em ganhar "força" suficiente antes do lançamento do PlayStation 2 em Março de 2000.

― Winston Churchill

• Como a ecnologia ou a falta de visão assassina bons projetos e bons negócios. Muito parecido com a indústria automobilística nacional...
  • A SEGA começou a ficar assim nos meados dos anos 90 com frankestenizar o Mega Drive com coisas como o 32x e Sega CD. Pior que ela começou com jogos de luta poligonais que virou tendência na época, mas cria um console (Saturn) que não fazia gráficos de maneira decente, foi observando isto que a Sony decidiu o rumo que tornar com o Playstation (que seria um periférico de cd rom para Super Nintendo, mas como a Sony queria mandar na produção e afins a Nintendo pulou fora).
    ― Winston Churchill

• Percival disse:... a Nintendo pulou fora).

...e SIFUDEU. Ainda bem...

Johnny disse: ...e SIFUDEU. Ainda bem...

Se sustentou com portáteis mais que console, só em 2006 com o Wii conseguiu dar um up no caixa dela. Até no tempo de vacas magras a Nintendo era uma empresa que lucrava com cada console vendido, até a Sony com seu PS3 tinha prejú nas vendas devido a burrice de ter feito um console caro inicialmente. Eu diria que o Ps3 deu volta por cima porque fez a lição de casa e criou franquias exclusivas e sustentou algumas da geração anterior e hoje (me parece) o console até passou o 360 no ocidente em vendas.

― Winston Churchill

• O DreamCast é um excelente console, tão bom que fãs ainda o mantém ativo com projetos particulares, mas a exemplo do Saturn não teve seu potencial explorado no ocidente, no Japão a história foi outra.
    Come with me if you wanna live.
  • Cameron disse: O DreamCast é um excelente console, tão bom que fãs ainda o mantém ativo com projetos particulares, mas a exemplo do Saturn não teve seu potencial explorado no ocidente, no Japão a história foi outra.

Provas???
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Você quer provas de que o DreamCast e o Saturn tiveram um resultado muito melhor no Japão que no ocidente?

Basta ver o acervo que ele e o Saturn tem de jogos apenas em japonês...
  • E número de consoles vendidos não é o único critério para determinar a qualidade de um, se popularidade fosse um critério absoluto funk teria melhor qualidade que música clássica no Brasil.
  • CameronCameron Membro
    Não estou dizendo que ele foi superior ao PlayStation 2, esse teve o primeiro lugar de sua geração mais do que merecido.

Mas algo não ter sido o melhor não quer dizer que tenha sido ruim.

Exemplos de consoles ruins? Jaguar, Virtual Boy, Sega 32 e Sega CD entre outros.
    Post edited by Cameron on
  • Cameron disse: Você quer provas de que o DreamCast e o Saturn tiveram um resultado muito melhor no Japão que no ocidente?

Basta ver o acervo que ele e o Saturn tem de jogos apenas em japonês...
    Os projetos independentes para ambos.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • "Em março de 2002 a SEGA anunciou uma mudança de planos, onde estaria desenvolvendo jogos para os outros videogames disponíveis no mercado. Com isso o Dreamcast estava sendo oficialmente descontinuado. Apesar da boa participação no mercado americano e europeu, a forte concorrência do Sony Playstation 2 e os seguidos anos de prejuízo aliado às baixas vendas no mercado japonês ajudaram para que isso acontecesse. Novos consoles possuíam processadores mais potentes e usavam o novo tipo de disco de mídia, o DVD. Nos meses que se seguiram, diversos jogos em desenvolvimento tanto pela SEGA quanto por outras empresas foram cancelados, mas o desenvolvimento de novos jogos ainda acontecem - apesar de raros, e concentrados no mercado japonês. Fortes comunidades de desenvolvimento caseiro para o Dreamcast, utilizando um Kit de desenvolvimento também caseiro, chamado KallistiOS, ainda estão em funcionamento e trabalham em diversos jogos, emuladores e aplicações que dão um sobrevida ao console."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dreamcast
    Cameron disse: Você quer provas de que o DreamCast e o Saturn tiveram um resultado muito melhor no Japão que no ocidente?

Verdade, mas por culpa da SEGA of America e a SEGA of Europe que cada uma fazia o que queria e muitos jogos não ganharam localizações por aqui, falando de franquias boas e tradicionais da empresa como Shining Force.

Pra mim o que matou o Saturn foi 2 coisas: a idéia de expansão de memória (fazia ports competentes de jogos como King of Fighters e X-Men vs Street Fighter o que o PSone peidava pra rodar, mas a tendência de jogos em plano 3D está forte) e o fato dele não fazer 3D com competência.

― Winston Churchill

• Falando nisso:

Cave Story ganhou uma versão para Dreamcast:

http://www.eurasia.nu/modules.php?name=News&file=article&sid=3184
    ― Winston Churchill

• "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.