Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
No Brasil, onde a maioria da população ganha uma merreca, é justo reclamar que políticos votem para si ganhos muitos superiores aos de quase todo mundo e ainda metam a mão, façam merda ou, mal menor, não façam nada.
Mas o problema é meter a mão, fazer merda e não fazer nada.
Não fosse isto o salário em questão ainda poderia ser considerado alto, mas não absurdo.
Descontado o imposto de renda e deduções padrão, os ganhos líquidos devem ficar em torno de R$ 20.000,00.
Tá, é estratoférico prá quem ganha salário mínimo, mas o problema é o salário mínimo.
Ninguém fica rico ganhando 20 paus. Pode conquistar uma vida confortável, mas basta ter dois filhos em faculdade particular fazendo um curso caro, tipo medicina, que já lá se foi boa parte da vida confortável só nisto.
Profissionais liberais medianos atingem esta faixa de renda com um pé nas costas. Um bom médico ou dentista com carreira consolidada ganha isto sem precisar ser uma estrela da profissão.
Pequenos e médios empresários competentes também cabem nesta faixa.
Assim como gerentes de grandes empresas.
E nem vamos falar de artistas ou esportistas...
Fazer leis não é função menor como os protestos emocionais dão a entender e quem decide a vida de centenas de milhões de pessoas pode ganhar o mesmo que quem faz um bom implante dentário.
Se hoje pessoas decentes tem repulsa pela política e não veem esta carreira como opção honesta, não será pagando 5 mil ou menos por mês pros congressistas que vamos melhorar a fauna política.
É o mesmo que digo sobre professores, só que invertido. Não adianta dar aumento prá professor incompetente, porque aí teremos apenas um professor incompetente ganhando mais.
Não adianta baixar o salário de político ladrão e folgado, porque aí os poucos que talvez não o sejam vão ter que voltar à sua antiga profissão que certamente paga mais, enquanto os ladrões ocuparão este último espaço, já que o salário nominal prá eles é café pequeno se comparado ao famoso "por fora".
Querendo reivindicar coisa que valha a pena e dê resultado, clamemos por leis que forcem político corrupto a mofar na cadeia e administrações transparentes para dificultar a vida e reeleição do parlamentar vagabundo.
Caso o que sobre nas duas Casas trabalhe direito, o salário atual - mordomias são outra questão - taria até bem pago e isto poderia ajudar muito mais quem hoje ganha salário mínimo do que jogar quem governa o país prá baixo da linha da pobreza.
Nosso objetivo é tirar gente de lá, não o contrário...
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
E putas...
Putas e políticos, tá tudo em família...
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
― Winston Churchill
O mesmo para funcionários públicos dos altos escalões.
E claro que pra turma que leva uma grana por fora, o salário é o de menos. Não duvido que essa cambada até "trabalharia" de graça só pra levar os por fora que num acordinho aqui, noutro ali, em um mês deve superar o salário e os benefícios de um ano.
Não adianta achar que se os políticos brasileiros ganhassem iguais aos políticos suecos a coisa mudaria. Antes de falar em mudar os salários, teriam que mudar muitas outras coisas e se essas mudanças forem eficientes como devem ser, talvez nem seja necessário mudar o salário... Ou não. O grande problema é que o Brasil tem os mais caros políticos do mundo e se levarmos em conta o gasto que temos com isso em relação a qualidade da política, talvez estejamos nas últimas posições em relação "eficiência política".
Sei elucidar o problema, mas não sei resolvê-lo. Um plebiscito sobre salário de políticos definitivamente não é a solução. Talvez o Cabeção soubesse apontar um modo de adequar o salário de políticos sob a ótica do mercado, mas acho que há alguns problemas que o Estado cria que são simplesmente insolúveis. Este é um deles.
O que não tem remédio...
Situações excepcionais merecem medidas excepcionais. Eles ultrapassaram os limites e a coisa que os políticos construíram é tão engessada e enraizada, é como uma praga. Essa história de legislar em causa própria, não consultar a população e nem apresentarem propostas condizentes com a realidade, isso tem que ser combatido.
Precisamos tirar os políticos da lua e trazer pra terra, todo o sistema político na verdade porque favorece essa alienação da realidade. Por isso medidas que parecem absurdas tem que ser implantadas.
Tirar a lucratividade da carreira política é a única maneira de afastar oportunistas do poder, num primeiro momento medidas radicais vão ter que serem feitas, depois quando o sistema político não for como é hoje, aí podemos pensar em aumentar um pouco o salário e talvez até deixar o político pegar uma carona num cargueiro da FAB:
:D
A comparação com funcionários públicos é pertinente.
A carreira política deve ser suficientemente atrativa para pessoas talentosas, que se dariam bem na iniciativa privada e que só se dedicariam à causa pública se o ganho fosse competitivo. Esta é a lógica dos concursos públicos.
O problema com o funcionalismo público é que a estabilidade no emprego após o sucesso no concurso distorce a correlação de competência com a iniciativa privada, mas como mecanismo de captação faz sentido.
Dada a responsabilidade do cargo e as competências requeridas, não há nada de absurdo em que um congressista ganhe o mesmo que um executivo de médio escalão na iniciativa privada. Como formam um colegiado que divide ações e decisões, este salário não tem de ser necessariamente o de executivos senior, mas algo em torno da gerência intermediária tá de bom tamanho.
Se o povo vai escolher nas eleições gente com competência executiva são outros quinhentos, o importante é que haja motivação para estes executivos se candidatarem.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Como disse antes, não conheço nenhum político que viva numa residência de menos de 3 milhões de reais. E com 20 mil e sem um financiamento, IMPOSSÍVEL adquirir por meios "normais".
Por algum motivo, as pessoas são mais zelosas ao contratar um dentista, um advogado ou um médico do que ao votar.
Fazer o quê. O que não tem remédio, remediado está.
Mas aí a motivação do salário não falaria mais alto que a competência em si? A grande problemática foi bem apontada pelo Apático é que o povo não fiscaliza as ações dos governantes e por isso ficamos na estaca zero.
― Winston Churchill
Agora voce ofendeu....as putas.
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Concordo com você. Índio Velho foi infeliz nessa colocação. As putas não merecem ser comparadas a políticos.