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Cade e PF apuram cartel em licitações de metrô e CPTM

JohnnyJohnny Membro
A Polícia Federal (PF) e a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) investigam suposta formação de cartel em concorrências para manutenção do metrô de Brasília e em ao menos cinco licitações em São Paulo, entre Companhia do Metropolitano (Metrô) e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A suspeita é de que empresas se reuniam para combinar previamente o resultado das licitações e, assim, faturar de 10% a 20% além do preço correto.
http://br.noticias.yahoo.com/cade-pf-apuram-cartel-licitações-metrô-cptm-230300143.html

Comentários

  • 12 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Seria notícia se você encontrasse uma licitação sem mutreta.
  • Fernando_Silva disse: Seria notícia se você encontrasse uma licitação sem mutreta.

    E isso é a coisa mais normal, certo?
  • Vindo do governo do PSDB aqui em sampa,isso não me surpreende. É só ver quantos problemas de manutenção que trens do Metro e CPTM estão ocorrendo nos ultimos anos.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

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  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador

    Não há explicações para o fato de a investigação estar limitada a São Paulo e ao Distrito Federal, quando os diretores da Siemens citam contratos de trem e metrô em sete estados. Em cinco deles, a empresa responsável é a estatal federal Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). São citados contratos da CBTU que foram vítimas do cartel em Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Belo Horizonte.

    O PSDB considera que ao escolher dois estados governados por partidos de oposição (PSDB em São Paulo e DEM no Distrito Federal na época) para investigar, o CADE assumiu um viés político.

    Outro fato importante é que pessoas que tiveram acesso às mais de 1.500 páginas do inquérito garantem que os documentos, depoimentos e trocas de e-mails de executivos da Siemens em poder do CADE não citam uma única vez o PSDB e o governador Geraldo Alckmin.
    Os delatores premiados da empresa também não citam nominalmente em nenhum momento os funcionários públicos da CPTM ou do Metrô como praticantes de atos ilícitos como recebimento de propinas e comissões em licitações públicas.

    Como o CADE cuida apenas da parte referente à tentativa de neutralizar a competição nas licitações públicas, outras investigações do Ministério Público e da Polícia Federal revelarão mais detalhes da formação do cartel, que a Siemens praticou em mais de uma centena de países.
    http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/08/08/corrupcao-democracia-506180.asp
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador

    Serra nega conversa com executivo da Siemens
    Ex-governador de São Paulo diz que as informações ‘são absurdas’

    Publicado: 8/08/13 - 14h46

    SÃO PAULO - O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) contestou nesta quinta-feira informações contidas em e-mail de um executivo da empresa alemã Siemens a superiores, divulgadas pelo jornal “Folha de São Paulo”. Um dos diretores da Siemens no Brasil afirmou que o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) sugeriu um acordo, em 2008, para que uma disputa empresarial não travasse uma licitação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM

    Serra negou a conversa privada com funcionários da Siemens e listou fatos para questionar as informações, que qualificou de “absurdas”.
    Segundo Serra, “Na data da troca de e-mails dos executivos da Siemens, a licitação já havia sido concluída, e a Siemens já havia recorrido à Justiça e ao Banco Mundial para anular o pleito. Portanto, segundo ele, não faria sentido propor que a Siemens fizesse acordo com a vencedora CAF”.

    Ainda de acordo com o ex-governador, “o processo licitatório para a aquisição dos trens foi conduzido pelo Banco Mundial (Bird), que adota regras rígidas para concorrências. Só o Bird poderia cancelar ou suspender a licitação contestada pela Siemens”.

    Outro ponto é que “ o governo defendeu na Justiça a licitação, contra ação movida pela Siemens”, disse o ex-governador. E ainda Serra aponta que “a Siemens não fez outros contratos com o governo paulista, o que descarta a possibilidade de a empresa ter sido compensada pela perda da licitação do Metrô”.

    http://oglobo.globo.com/pais/serra-nega-conversa-com-executivo-da-siemens-9425944#ixzz2bPLJBb7A
  • Fernando_Silva disse: Serra nega conversa com executivo da Siemens
    Ex-governador de São Paulo diz que as informações ‘são absurdas’

    Alguem acredita, de verdade, que o safado do Serra e Alckimin vao confirmar essas acusações? Tem que ser muito inocente e simplorio para se acreditar que eles se enforcarao com a propria corda.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

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  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    O que eu acho é que o assunto será abafado assim que descobrirem o envolvimento do PT nos outros estados. Vai ser outra CPI do Cachoeira.
  • O Zé Alagão e o Alquemerda já declararam que não sabiam de nada. Esse é um argumento coerente e definitivo. Próximo.

    O ENCOSTO
    Onde houver fé, levarei a dúvida!
  • ENCOSTO disse: O Zé Alagão e o Alquemerda já declararam que não sabiam de nada. Esse é um argumento coerente e definitivo. Próximo.

    Odeio concordar com o Gazei-el....mas é vero...
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador

    O caso das propinas da Petrobras:

    http://oglobo.globo.com/pais/propina-na-petrobras-deputado-ira-ao-stf-para-instalar-cpi-9469227#ixzz2bkrDUZAl
    O engenheiro e ex-funcionário da Petrobras João Augusto Rezende Henriques disse, em entrevista à “Época”, que peemedebistas de Minas receberam propina de contratos internacionais assinados pela estatal — até julho do ano passado, a diretoria da área internacional da Petrobras era ocupada por Jorge Zelada, apadrinhado pelo PMDB mineiro.

    Na denúncia, o engenheiro citou o atual ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e o presidente da Comissão de Finanças da Câmara, João Magalhães. Ainda segundo Henriques, o dinheiro teria sido utilizado para abastecer o caixa da campanha de Dilma Rousseff na eleição de 2010.

    O cara negou ter dado a entrevista:
    Na noite de sábado, Henriques divulgou uma nota para negar que tivesse dado entrevista à “Época”. Disse que não interferia nos contratos da área internacional da Petrobras e que nunca fizera repasses de recursos a pessoas e a partidos, “sejam eles PT ou PMDB”.

    A revista, então, publicou em seu site os áudios das entrevistas com o engenheiro, com trechos em que ele fala dos repasses de propina ao PMDB de Minas e para a campanha de Dilma em 2010, entre outros trechos.

    E a desculpa esfarrapada do lobista: "Esqueci de tomar o remédio tarja preta antes da entrevista"

    http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/08/11/a-culpa-foi-do-remedio-alega-lobista-do-pmdb-por-ricardo-noblat-506526.asp
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Começa a surgir o envolvimento do PT.

    http://www.portali9.com.br/noticias/denuncia/acusada-de-chefiar-cartel-do-metro-em-sp-recebeu-r-600-milhoes-do-pac#.UgrnBo7-Suo.twitter
    Siemens: Acusada de chefiar cartel do metrô em SP, recebeu R$ 600 Milhões do Governo Federal em obra inacabada

    Em 2011, o governador da Bahia, Jacques Wagner, e a presidenta Dilma anunciaram investimentos no metrô que iria beneficiar população de pelo menos 15 bairros de Salvador.

    A empresa alemã Siemens acusada de chefiar cartel do metrô de São Paulo recebeu repasse de R$ 600 Milhões de reais do Governo Federal para o término da obra do metrô de Salvador. O metrô é conhecido nacionalmente pelos brasileiros como mais um "elefante branco" deixado por políticos que se aproveitam das promessas de campanhas.
    Veja na íntegra o repasse do governo federal para o governo da Bahia:

    A edição do Diário Oficial da União (DOU) traz decreto que oficializa o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas entre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que serão executadas por meio de transferência obrigatória. O decreto de número 7.804 é assinado pela presidenta Dilma Rousseff e os ministros Guido Mantega (Fazenda), Miriam Belchior (Planejamento) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

    O projeto prevê investimento de R$ 3,5 bilhões para conclusão da Linha 1 (até Pirajá) e a implantação da Linha 2 (do Bonocô a Lauro de Freitas), por meio de uma Parceria Púbico-Privada. Parte deste recurso (R$ 1 bilhão) virá do Orçamento Geral da União (OGU), conforme o decreto.

    O secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, disse que inserção do metrô no PAC Mobilidade Grandes Cidades é estruturante para a capital baiana. “Por meio do PAC Mobilidade, teremos ainda um financiamento no valor de R$ 600 milhões para a implantação do metrô neste grande centro urbano, que é a cidade de Salvador”, disse Costa.

    A consulta pública que agrega sugestões e críticas ao empreendimento termina na próxima quinta-feira, dia 20. O Sistema Metroviário a ser compreendido contará com 20 estações e 36,4 quilômetros de extensão, atendendo diretamente a população de Salvador e Lauro de Freitas, e beneficiando indiretamente a toda a Região Metropolitana.

    O consórcio "Metrosal" é investigado pelo Ministério Público Federal.

    O MPF investiga irregularidades cometidas pelo consórcio de empresas nas licitações do metrô de Salvador. Este projeto previa investimento de R$ 400 milhões para os 11,6 quilômetros.

    Segundo o MPF, a empresa japonesa Mitsui, citada no suposto cartel de SP, foi responsável por vender os trens do metrô soteropolitano --obra iniciada em 2000 e que já consumiu mais de R$ 1 bilhão, ainda sem operar.

    Além da Siemens, o chamado consórcio "Metrosal" é formado pelas construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez.

    Operação Castelo de Areia e Camargo Corrêa

    Foi uma operação da Polícia Federal de 2009 que investigou supostos crimes financeiros e lavagem de dinheiro, tendo como centro as operações o Grupo Camargo Corrêa. Inicialmente, o juiz Fausto de Sanctis havia afirmado que a investigação não envolvia parlamentares.
    Entretanto os políticos apareceram como beneficiários na contabilidade paralela da empresa veja:

    O vice-presidente da República, Michel Temer, do PMDB, citado 21 vezes.

    Ex Governador cassado do Distrito Federal, José Roberto Arruda preso e condenado por corrupção teria recebido 637,6 mil dólares ilegalmente para sua campanha em 1998. Ele, contudo, informou que não se lembra de doações da Camargo Correa para sua campanha em 1998. Nas eleições de 2002, teria sido novamente beneficiado, desta vez por uma empresa coligada à Camargo Correa.

    O secretário de Habitação de Gilberto Kassab, Elton Zacarias, também teria recebido um milhão de reais para facilitar a liberação de um terreno na capital paulista que interessava à construtora. O presidente da Câmara Municipal, outro vereador, bem como o deputado Valdemar Costa Neto Mensaleiro também teriam sido beneficiados.

    O relatório final da operação feito pela Polícia Federal também levanta suspeitas sobre propinas que a construtora teria pago a Adhemar Palocci, irmão de Antonio Palocci (PT) e diretor de planejamento da Eletronorte, devido a um aditivo obtido na construção de eclusas de Tucuruí. A Camargo Correa também teria doado sem qualquer contabilização 4 milhões de reais a candidatos e partidos políticos na eleição de 2006.
    Consórcio Metrosal ( Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Siemens) e o Superfaturamento no metrô de Salvador

    "Foi detectado um superfaturamento de R$ 160 milhões no metrô de Salvador", diz presidente do TCU

    O ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), concedeu entrevista à Rádio Metrópole FM de Salvador, no ultimo dia (5) falou sobre o que pode ser feito para haver uma melhoria da governança pública. De acordo com ele, a qualidade dos serviços públicos está muito aquém do que se espera.

    "Nós cobramos quase 37% de impostos, mas oferecemos um serviço ruim educacional, um serviço ruim em termos de habitação, de saneamento, segurança, transporte coletivo, mobilidade urbana. Nós sempre estamos atrasados em relação às obras que têm que ser feitas porque não houve um planejamento adequado, não tem uma boa governança", pontuou.

    O ministro ainda citou o metrô de Salvador, um dos problemas sérios acompanhados pelo TCU, por conta do superfaturamento. "O projeto inicial não tinha projeto básico, não tinha projeto executivo. Não estava adequado, ou seja, não estava cumprindo a legislação. Foi detectado um superfaturamento de R$ 160 milhões nas obras da construção do metrô, valor de 113% acima do preço do mercado. Foram encontradas várias falhas", lembra Augusto Nardes.
    Metro de Salvador

    Siemens parceira do Governo Federal Veja:

    Em Pernambuco, as composições das linhas Sul e Centro do metrô de Recife foram reformadas por um consórcio liderado pela Siemens. Todos os 25 trens do sistema de metrô da capital pernambucana foram modernizados e climatizados pela empresa. O metrô de Recife é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma empresa do Governo Federal e o dinheiro pago à Siemens vem do PAC Mobilidade.

    A Siemens também está presente em mais uma linha de Metrô, a do Rio de Janeiro, onde é responsável pela estrutura de fornecimento de energia elétrica da nova linha, que fará a Conexão Pavuna – Zona Sul e a nova estação de General Osório. Os contratos foram fechados em 20 milhões de dólares. Entre outros trabalhos, a Siemens fará o fornecimento, a instalação, os testes e a colocação em operação dos sistemas de energia de uma série de estações.

    Recentemente, o Governo do Rio de Janeiro culpou a Siemens por uma falha que causou pane de 2 horas no metrô carioca, por problema na montagem da estrutura de energia da nova estação Uruguai.

    Em Fortaleza, no Ceará, a Siemens participou do consórcio que construiu a Linha Sul do metrô em parceria com a Queiroz Galvão, com a Camargo Correa, com a Alstom e com a Bombardier. A obra da Linha Sul com 18 estações e 24 quilômetros custou R$ 1,5 bilhão, sendo que R$ 1,2 bilhão foi pago com recursos federais do PAC Mobilidade.

    Em Brasília, a Alstom e a Siemens teriam feito acordos durante a disputa pela obtenção dos serviços de manutenção do Metrô da capital federal. Hoje, a cargo da Alston e da Siemens, este contrato, de R$ 96 milhões por ano, é alvo de duas investigações do MP.

    As empresas Alstom e CAF se uniram para participar das licitações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa do governo federal, em Porto Alegre e em Belo Horizonte. Na capital gaúcha, a Alstom detém 93% do consórcio FrotaPoa. O restante pertence à empresa espanhola CAF. Na capital mineira é o contrário, a CAF detém 93% do consórcio e a Alstom 7%.

    O metrô de Porto Alegre comprou 15 trens para a linha 1 no consórcio FrotaPoa. O valor total do contrato é de aproximadamente 244 milhões de Reais, ou seja, 16,25 milhões de Reais por trem.

    Em Belo Horizonte, o consórcio composto pela CAF e pela Alstom venceu a licitação para o fornecimento dos dez novos trens que vão integrar a frota do metrô. A licitação foi realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas e seguiu o decreto que estabelece a aplicação de margem de preferência de 20% para a produção nacional em licitações da administração pública federal, para aquisição de veículos para vias férreas. O valor de aquisição das novas composições foi de R$ 171 milhões.

    O Governo do Estado de São Paulo acabou de fazer uma concorrência nacional para a compra de 65 trens, em dois lotes. O valor orçado pelo Governo foi de 759 milhões de Reais para compra de 30 trens e R$ 882 milhões para outro lote de 35 composições.

    Esta compra não se concretizou, pois o valor ofertado pelo consórcio CAF/Alstom foi 50% a mais do que o valor orçado. Isso mesmo, 50% mais caro. Para comprar 30 trens do consórcio, o Governo de São Paulo teria que pagar R$ 1,19 bilhão; e para a compra do segundo lote (35 trens) o valor é de R$ 1,3 bilhão.

    O Governo de São Paulo tem em andamento uma concorrência internacional para a compra destes dois lotes. Desta vez, os valores ofertados ficaram abaixo dos valores orçados. Para o lote de 30 trens, o consórcio IESA/Hyundai/Roten fez a proposta de R$ 788 milhões e para o segundo lote (35 trens), a CAF Brasil quer R$ 1,01 bilhão.

    Vamos comparar o custo de cada carro que está sendo comprado pelo Governo de São Paulo com o custo de cada carro comprado pela CBTU do Governo Federal em Belo Horizonte, vemos outro absurdo.

    Para o Governo de São Paulo, o custo de cada trem do Lote 1 é de R$ 2,92 milhões e do Lote 2, R$ 2,6 milhões. Já para comprar os trens em Belo Horizonte, a União pagou por carro R$ 3,3 milhões; e em Porto Alegre, R$ 2,98 milhões.
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