O Wall Street Journal informa que o PlayStation 4 rodará jogos do PlayStation 3 através de streaming, resolvendo de forma criativa o inevitável problema da compatibilidade que todo console apresenta quando é lançado. Vale recordar que a Sony comprou a americana Gaikai, uma empresa especializada na tecnologia de cloud gaming, que permite jogar títulos alojados em seus servidores direto de casa.
Com este novo rumor, dá pra levantar ao duas dúvidas que cercam não só como será o próximo console, mas também quais foram as intenções da gigante japonesa com a compra da Gaikai.
Imagem que caiu na rede do suposto PlayStation 4
A primeira dúvida diz respeito ao formato de distribuição de jogos. Com a nova política de consoles de tentar suprimir a revenda de jogos, o formato de mídia e vendas virou uma questão a se especular. Blu-ray tem excelente capacidade e custo, a venda digital, como o Steam e a própria Playstation Store, têm a segurança de não reproduzir cópias e não permitir pirataria. Já o formato por streaming exige uma conexão parruda e, o pior de tudo, constante.
A segunda questão diz respeito à retrocompatibilidade, que é capacidade de um console rodar jogos da sua geração precedente. Um dos rumores mais sólidos sobre o PS4 fala de um processador AMD de oito núcleos e do consequente retorno à arquitetura x86 – abandonando a arquitetura Cell presente no PS3. Com esta mudança radical, ficaria muito mais complicado para o PS4 executar jogos do PS3; seria necessário empregar emulação.
Como a tecnologia de cloud gaming só pode, hoje, exibir jogos com resolução de 720p, o rumor se torna coerente. A Sony disponibilizaria uma biblioteca de jogos antigos pela nuvem, por meio da Playstation Store (será que a gente vai ter que pagar de novo?), aliviando inclusive o processador do trabalho de emulação.
Problemas para o Brasil:
1- A internet 3G só funciona em grandes centros e as teles não estão preocupadas com isso, pelo contrário, investem em promoções de pacotes de voz, o que já indica que os investimentos na área 3G não serão significativos.
2- Quem tem bons jogos para PS3 não irá querer se desfazer dos mesmos e menos ainda pagar para tê-los no PS3 com qualidade inferior. Não bastasse isso, mais de 80% dos gamers comuns não possuem banda maior que 4M e o stream necessita de pelo menos uma boa banda e baixa latência, o que no Brasil nem sequer engatinha ainda.
http://www.tecmundo.com.br/ps4/37207-ps4-entenda-por-que-o-servico-de-streaming-tera-entraves-no-brasil.htm
Comentários
Agora quanto a retrocompatibilidade pode acontecer como foi com o Ps3 com o Ps2: você fazer download do jogo ou comprar versões atualizadas de jogos antigos (as ditas versões HD). Mas quanto a possibilidade do Streaming pode ser que ocorra mesmo, sim sairíamos perdendo.
― Winston Churchill
Está acontecendo agora, centenas de usuários do CDO BO2 se livraram dos seus jogos ou simplesmente encostaram pois não conseguiam usá-lo on-line (eu troquei o meu por um Gran Turismo). E se eu tinha alguma pretensão de adquiri o PS4, esta notícia foi um balde de iceberg. E acho que muita gente pensará assim. Claro que se um console possui mais recursos e instruções diferentes, fica complicado manter a compatibilidade (o maldito caso da compatibilidade de programas para PCs é um bom exemplo...), mas o caso aqui não é esse e sim o stream. Resumindo: Meu próximo jogo terei emmente que, o mesmo será para o console que eu tenho e não pensar em usá-lo em um PS4. MEsmo quando der pau na minha unidade óptica, ainda assim não comprarei um PS4 pois para trocar a unidade, eu gasto menos de 350 pilas, quando um console novo (PS4) custará no mínimo duas vezes e meia este valor.
― Winston Churchill
Acho que não. E pensando bem, não teria como mantê-las com processamentos diferentes, códigos de máquina diferentes, etc. E quem tem um jogo para PS3 e não quiser pagar por outro igual, mesmo que stream, que fique com p PS3. Ou adquira o 4 e passe a comprar os do 4.
― Winston Churchill
― Winston Churchill