Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Cresci em uma casa térrea, com um quintal de tamanho considerável. Com o passar dos anos, observei diversos tipos de formigas tomarem o lugar umas das outras no que parecia ser uma guerra silenciosa pela dominação da casa dos meus pais. Com todos os formatos e cores, raramente vi dois tipos juntos e o entemologista Alex Wild acaba explicando o porquê com uma série de fotos.
Segundo Wild, “Os piores inimigos das formigas normalmente são outras formigas“. Ele tem imagens de verdadeiras batalhas truculentas entre espécies, que dão um gostinho do que acontecia na minha casa sem que eu notasse – e mostra o quão complicado e incrível esse microuniverso realmente é.
Mais imagens:
http://www.alexanderwild.com/Ants/Natural-History/Ants-fighting/9403478_MPQMfH#!i=1752429567&k=8D8N7Vk
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Total de Mensagens:
8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
Pensei que elas só fizessem isso com pulgões.
― Winston Churchill
Interessante!
Exemplos de Esclavagismo
Formigas e Pulgões
Os pulgões ou afídeos são pequenos insetos sugadores de seiva elaborada retirada dos vasos liberianos das plantas. Essa seiva extraída dos vegetais é rica em açúcar, porém contém poucas quantidades de aminoácidos. Como os pulgões precisam também de aminoácidos para formar suas próprias proteínas eles sugam grandes quantidades destas seivas sendo o excesso, secretado.
As formigas se aproveitam do açúcar eliminado lambendo-os e assim mantendo os pulgões limpos. As formigas associam os pulgões como produtores de açúcar e portanto os “escraviza”, devido o açúcar ser um alimento de grande importância para elas. Transportam os pulgões para seus formigueiros e cuidam de sua prole para que possam escravizá-los no futuro.
http://www.infoescola.com/relacoes-ecologicas/esclavagismo/
Na África, na Ásia, na Europa e na América do Norte, é possível encontrar as chamadas formigas “escravagistas” – isso mesmo! –, que praticam escravidão. Para obter seus escravos, um grupo de formigas operárias de uma colônia invade colônias de outras espécies, onde captura larvas, que são levadas para o ninho das formigas invasoras. Ali, as larvas são alimentadas até virarem pupas, fase em que não se alimentam e sofrem metamorfose completa para ganhar a forma adulta. Ao fim desse período, surgem os adultos – as formigas escravizadas –, que nem notam que não pertencem à colônia onde estão e nem à mesma espécie das outras formigas. Tudo porque, após algum tempo, as formigas escravizadas já estão com o cheiro da colônia escravagista (cada espécie de formiga e cada colônia têm um cheiro próprio). Assim, as formigas escravizadas passam a trabalhar para a colônia escravagista como trabalhariam para a sua própria colônia.
http://cienciasdeamanha.webnode.com.br/news/você sabia que existem formigas que escravizam outras-1/
Onde houver fé, levarei a dúvida!