Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

.

horushorus Membro
.
Post edited by horus on

Comentários

• 13 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    1. Horus, o Manual é de autoria do Acauan. Prefiro que ele responda, mas creio que ele não se oponha, principalmente se for incluído o link para o RV.

2. Tópicos mais relevantes: acho que você mesmo deveria decidir isto. Pessoalmente, acho que alguns são apenas blá-blá-blá vazio sobre visões personalizadas de entidades imaginárias, enquanto que outros são mais básicos ou mais instrutivos.

3. Mormonismo: sou ateu, portanto não espere uma visão positiva de sua crença. Sem querer ofender, não acho sensato levar a sério "revelações" que teriam sido entregues por um anjo que ninguém viu em tábuas que ninguém viu - exceto um único indivíduo que contou a história aos outros.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    horus disse:
    Gostaria de pedir autorização para postar no blog o vosso manual para compreender os crentes (ou excertos deste), bem como perguntar quais serão, nas vossas opiniões, os tópicos mais relevantes e pertinentes (do ponto de vista do ateísmo e agnosticismo) para postar num blog com o objectivo de analisar respostas às questões existenciais.

Saudações, horus, seja bem vindo ao nosso fórum.
    Como disse o Fernando, a reprodução do Pequeno Manual é livre, apenas solicitamos que seja indicada autoria e fonte.
    Lembro que se trata de obra inacabada, mas em fase de conclusão, um dia...

horus disse: Gostaria também de vos perguntar quais as vossas opiniões relativamente à igreja mórmon. Sou mórmon há 20 anos, foi na sequência de algumas dúvidas trazidas por outra pessoa mórmon até mim que eu comecei a pesquisar imenso este tema, o que ultimamente me impulsionou para criar o blog e a chegar ao vosso fórum.

Com a sinceridade que nos é peculiar e espero que não interprete como ofensiva, considero a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias um daqueles equívocos históricos que sob a ação do ambiente e do tempo resultou em algo melhor do que suas origens prometiam.

Olhando de fora e em retrospecto é difícil imaginar que Joseph Smith e seu Livro de Mórmon pudessem resultar em uma nova vertente do Cristianismo, mas resultaram.
    Hoje os Mórmons parecem ser uma instituição mais nivelada com os padrões da modernidade, tendo abandonado ideologias racistas, a poligamia e outras estranhezas, além de serem patrocinadores de respeitáveis projetos culturais e sociais.

Teologicamente o Mormonismo ainda pode ser visto como neo-cristianismo, situando-se na fronteira do protestantismo.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • horushorus Membro
    edited setembro 6 Vote Up0Vote Down
    .
    Post edited by horus on
    horus disse: Colocando a hipótese de existir um deus, não é a doutrina mórmon a que faz mais sentido?

A hipótese Deus não precisa fazer sentido, pois trata-se de uma hipótese que só pode ser legitimida pela Fé, não pela lógica.
    Toda proposição lógica pede um axioma ou premissa que a sustente, e nenhuma premissa pode sustentar a hipótese Deus.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
  • horus disse: Joseph Smith (o fundador do mormonismo) ensinou que não começámos a existir no momento do nascimento, vivemos só com o nosso espírito no mundo pré-mortal, onde fomos uns mais obedientes a deus do que outros, o que originou que tenhamos diferentes recompensas aqui na Terra.

Horus,

O que o leva a crer que tais "ensinamentos" são verdadeiros?
    "Ensinar" que "espírito é isso... espírito é aquilo..." sem provas e justificar dizendo que recebeu uma visita particular de Deus, qualquer cara-de-pau pode fazer.
    horus disse: Estes dois ensinamentos de Joseph Smith resolvem a questão do deus pai e padrasto, ou não?

Eu diria que estes "ensinamentos" são apenas formas encontradas para tentar justificar algo completamente fora da realidade.

Qualquer questão dentro da religião pode receber uma resposta "abstrata" que pode agradar um religioso e outra resposta do mesmo nível para agradar o religioso que não ficou contente com a primeira resposta e assim sucessivamente.

edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    horus disse: Ou seja, durante 98 mil anos de existência do Homo Sapiens deus assistiu impávido e sereno a todo o tipo de pecado (chamemos-lhe de injustiças, roubos, assassínios, violações, opressão despótica, etc) e há 2 mil anos atrás lembrou-se de começar a intervir
    Há alguma evidência disto que não esteja num livro de propaganda religiosa?
    Post edited by Fernando_Silva on
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    horus disse: Troquei outra igreja por esta em grande parte por perceber que a doutrina desta igreja faz muito mais sentido, é por achar que ela tem lógica que tenho imenso gosto em debater a sua veracidade ou falsidade):
    Os espíritas (seguidores de Alan Kardec) pensam o mesmo de sua crença: é a que melhor explica, a mais justa etc.
    Como se a realidade estivesse se lixando para o que achamos mais lógico ou mais justo...
    Como se um deus, se existisse, estivesse limitado por aquilo achamos que é lógico e justo...
  • Horus, sobre as suas considerações:
    horus disse: Colocando a hipótese de existir um deus, não é a doutrina mórmon a que faz mais sentido?

Não. Qualquer religião monoteísta pode afirmar a mesma coisa (judaísmo, cristianismo, islamismo).
    horus disse: Ou seja, durante 98 mil anos de existência do Homo Sapiens deus assistiu impávido e sereno a todo o tipo de pecado (chamemos-lhe de injustiças, roubos, assassínios, violações, opressão despótica, etc) e há 2 mil anos atrás lembrou-se de começar a intervir, depois disso, intervém intermitentemente sem qualquer princípio lógico que nos permita saber quando vai intervir ou conhecer precisamente o que precisamos fazer para que intervenha.

Se Ele preferiu apenas assistir, quem garante que o intervencionismo foi uma boa ideia? Perceba, ANTES da suposta intervançao de Deus, não havia Cruazada, nem Jihad, nem Santo Ofício... de modo que seria melhor se Ele continuasse distante.
    horus disse: Joseph Smith (o fundador do mormonismo) ensinou que não começámos a existir no momento do nascimento, vivemos só com o nosso espírito no mundo pré-mortal, onde fomos uns mais obedientes a deus do que outros, o que originou que tenhamos diferentes recompensas aqui na Terra. Por outro lado, nos templos mórmons realizam-se batismos em favor de todos os que morreram sem conhecer o evangelho e se eles aceitarem esse batismo poderão receber a mesma recompensa após esta vida que receberiam se se tivessem batizado em vida. Estes dois ensinamentos de Joseph Smith resolvem a questão do deus pai e padrasto, ou não?
    De novo, a resposta é NÃO: Maomé, que teria recebido uma revelação do Anjo Gabriel, poderia fazer a mesma afirmação. Nestas questões religiosas, Horus, é melhor permanecer crítico e cético, e lembrar do que o saudoso Carl Sagan dizia: "sem evidência, sem crença".

• Acauan disse: A hipótese Deus não precisa fazer sentido, pois trata-se de uma hipótese que só pode ser legitimida pela Fé, não pela lógica.
    Toda proposição lógica pede um axioma ou premissa que a sustente, e nenhuma premissa pode sustentar a hipótese Deus.

E eu tenho que engolir isso por goela á baixo e dizer que concordo .
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • horushorus Membro
    edited setembro 6 Vote Up0Vote Down
    .
    Post edited by horus on
    edited novembro 2013 Vote Up0Vote Down
    horus escreveu: »
    Irreligioso porque já não professo nenhuma religião. Cessei a frequência à igreja mórmon e os afazeres de Bispo em Julho e, após ponderar por vários meses, solicitei o mês passado a remoção do meu nome dos registos desta igreja e também a desvinculação formal da Igreja Católica (a minha anterior igreja), tendo já recebido a documentação referente a esta última.
    De católico para mórmon? Estranha conversão...
    Não foi fácil o luto pela minha pós vida que afinal já não vou viver. Mas por outro lado sabe bem viver o dia a dia sem quaisquer preconceitos supersticiosos.
    Há transições traumáticas e há indolores. Tudo depende da dependência emocional. No meu caso, houve apenas um momento de perplexidade: "Mas então ... acabou? Tantos anos e acabou?"

...solicitei o mês passado a remoção do meu nome dos registos desta igreja e também a desvinculação formal da Igreja Católica (a minha anterior igreja), tendo já recebido a documentação referente a esta última.

A Igreja Católica documenta pedidos de desvinculação?

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Acauan escreveu: »
    ...solicitei o mês passado a remoção do meu nome dos registos desta igreja e também a desvinculação formal da Igreja Católica (a minha anterior igreja), tendo já recebido a documentação referente a esta última.

A Igreja Católica documenta pedidos de desvinculação?

Achei:

ACTUS FORMALIS DEFECTIONIS AB ECCLESIA CATHOLICA

Entendido que, para todos os efeitos eclesiásticos, o cara continua sendo considerado católico:
    7. Em todo caso, resta patente que o liame sacramental de pertença ao Corpo de Cristo que é a Igreja, dado pelo carácter baptismal, é um liame ontológico permanente e não cessa por causa de nenhum acto ou facto de defecção.

Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.