Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Cientistas registram atividade cerebral na ‘experiência de quase morte’
Sensação de ‘enxergar uma luz’, relatada por pacientes, poderia ser explicada
De luzes brilhantes a sensações de que se está fora do corpo, as experiências relatadas por pessoas que estiveram perto da morte, mas sobreviveram, são comuns em todo o mundo, e muitos chegam a afirmar terem tido uma experiência divina. Agora, cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, de fato examinaram o que acontece com o cérebro depois que é atestada a morte clínica e, curiosamente, encontraram altos níveis de ondas cerebrais em camundongos, maiores até do que quando eles estão acordados.
Com eletroencefalogramas, os pesquisadores gravaram a atividade cerebral de nove camundongos anestesiados que seriam submetidos a paradas cardíacas. O estudo examinou o estado neurofisiológico dos animais depois que o coração parou de bater e o sangue cessou deixou de irrigar o cérebro. Nos 30 segundos após o incidente, todos apresentaram um aumento acentuado de ondas cerebrais de alta frequência chamadas oscilações gama, características de um cérebro altamente consciente. Este impulso elétrico tinha ainda maiores níveis depois da parada cardíaca do que nos animais acordados.
- Muitas pessoas pensavam que o cérebro depois da morte clínica era inativo ou hipoativo, com menos atividade do que no estado de vigília, e nós mostramos que este definitivamente não é o caso. Ele é muito mais ativo durante o processo de morte do que até mesmo no estado de vigília - disse, em entrevista à BBC, a autora do estudo, Jimo Borjigin, professora da Escola Médica da Universidade de Michigan.
Praticamente os mesmos padrões foram encontrados em cérebros de camundongos submetidos a asfixia, de acordo com a pesquisa publicada ontem na “Proceedings of the National Academy of Sciences“ (Pnas). Os pesquisadores acreditam que o mesmo deve ocorrer em cérebros humanos, e que o elevado nível de atividade cerebral e consciência poderiam dar origem às visões, assunto constante da literatura e do cinema. Cerca de 20% dos sobreviventes de uma parada cardíaca relatam ter esta experiência de quase morte.
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
― Winston Churchill
Ou talvez arranjasse alguma "explicação" na Doutrina Espírita - tipo a "metempsicose".