Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Quais os melhores aplicativos para fazer chamadas de voz (e vídeo) pela internet?

HuxleyHuxley Membro
Como o título do tópico sugere, não falo sobre mensagens de texto. Esse é um tópico para discutirmos a melhor alternativa, em termos de relação custo-benefício, para uma boa comunicação barata entre pessoas que moram longe uma da outra, seja por (1) PC ou (2) dispositivo móvel. Por questões de popularidade dos sistemas operacionais, vamos dar prioridade a dicas para quem usa Windows (para PC) e Android (para dispositivos móveis). Skype e Whats App são os mais populares, mas quais, na opinião de vocês, são os melhores aplicativos para fazer chamadas de voz (e vídeo) de graça pela internet nas categorias (1) e (2)?

Uma coisa a analisar é a comparação da atratividade desses recursos com a alternativa do magrelinho ruivo da propaganda de uma operadora que quer falar a todo custo com Grazi Massafera. No We Chat, por exemplo, o usuário grava mensagens de voz, que são enviadas para outros usuários do serviço imediatamente. O usuário deve gravar uma nova mensagem em seguida e enviar para o remetente. O recurso, portanto, não permite que as duas pessoas falem ao mesmo tempo, como em uma chamada telefônica (coisa que o magrelinho ruivo da propaganda faz a um certo custo, por exemplo).

Comentários

• 19 Comentários sorted by Votes Date Added
  • logotype.jpg
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Skype pois é da Microsoft e o que é da Microsoft é sempre melhor que ótimo.
  • CameronCameron Membro
    edited agosto 2013 Vote Up0Vote Down
    Johnny disse: Skype pois é da Microsoft e o que é da Microsoft é sempre melhor que ótimo.
    Já ouviu falar de IE ou Movie Maker?

Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Já usei o Skype no Linux.

Aliás, já usei o antepassado do Skype em 1996. Chamava-se Iphone e só tinha áudio. Com ligação discada, levava uns 2 segundos até voltar a resposta da outra pessoa. Mais tarde, incluíram o vídeo e virou Skype.

Também havia o Cuseeme nos anos 90, mas, com Internet discada, não passava de uma série de fotos.
  • Cameron disse: Já ouviu falar de IE ou Movie Maker?

Sim, minha filha usa o Movie Maker na boa. IE eu uso na empresa pois o Firefox que nos fazem engolir goela abaixo é uma bosta (na empresa...). Em casa, depois de muito lutar contra, adotei o Chrome. Meu teclado e moue Microsoft são excelentes, bonitos e não paguei caro.
  • HuxleyHuxley Membro
    sybok disse: Eu gosto do google talk, mas o Skype tem mais recursos e permite até ligação entre PC e telefone fixo.
    São os dois melhores na minha opinião.

sybok, agradeço sua informação. Eu não conheço bem o Skype, mas eu sei que a comunicação de PC para PC é de graça e que, na comunicação por dispositivo móvel, pode haver cobrança. Skype ganha dinheiro pela porta lateral, e onde ele deixa de ganhar é na comunicação entre PCs. Se o Skype é o rei na relação custo-benefício na comunicação entre os PCs, ele também o é na comunicação entre dispositivos móveis?

E quais são os aplicativos que permitem que duas pessoas falem ao mesmo tempo? Pelo que vi do We Chat, não gostei da limitação que citei no início do tópico (impossibilidade de conversa simultânea).
    Post edited by Huxley on
  • Ano passado recebi ligações via Skype (pago) do netzinho para o meu fixo, péssimas
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    salgueiro disse: Ano passado recebi ligações via Skype (pago) do netzinho para o meu fixo, péssimas
    De PC para PC funciona bem comigo, voz e vídeo, mas depende de os dois lados terem uma conexão rápida.
  • Fernando_Silva disse: De PC para PC funciona bem comigo, voz e vídeo, mas depende de os dois lados terem uma conexão rápida

Só uso o Skype de raro em raro e de pc para pc que também não é lá grandes coisas (cai bastante), oficialmente tenho 8 megas mas meu filho usa a banda dos albergues por aí, rs
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
  • RaphaelRaphael Administrador

O engraçado é que a imagem está com um fundo aparentemente transparente, mas o arquivo é em JPG, que não suporta transparência, nem camadas, ou seja um fundo transparente falso. Uma patetice.

E ainda vem do site oficial da empresa.
    Post edited by Raphael on
  • Raphael disse: O engraçado é que a imagem está com um fundo aparentemente transparente, mas o arquivo é em JPG, que não suporta transparência, nem camadas, ou seja um fundo transparente falso. Uma patetice.

Quem cai nessas coisas não repara em questões técnicas como essa, tudo o que querem é achar a fórmula mágica do dinheiro fácil.

Come with me if you wanna live.
  • Raphael disse: O engraçado é que a imagem está com um fundo aparentemente transparente, mas o arquivo é em JPG, que não suporta transparência, nem camadas, ou seja um fundo transparente falso. Uma patetice.

<g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g>

Confesso que eu não tinha reparado.

Mas pra ver o amadorismo da empresa, basta ver os vídeos oficiais da mesma. Fazem as contas no papel, ou num quadro negro e não sabem nem mesmo editá-los. Fico imaginando uma Ambev lançando um informativo para os acionistas com tanta baboseira.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Vira e mexe eu ligo para algumas micro empresas que recebem em Skype e até hoje não vi problemas. Provavelmente seja o hardware de quem está reclamando pois nossas empresas de telefonia são de primeiro mundo e é impossível que seja problema delas.
  • HuxleyHuxley Membro
    Existem aplicativos mais sofisticados em que possível duas pessoas falar ao mesmo tempo (coisa que o We Chat, por exemplo, não é). Kao Kao Talk e Line são dois exemplos. Li por aí que a desvantagem é que eles implicam um grande consumo do pacote de dados, mas pergunto para o pessoal daqui... um excelente plano de dados de uma operadora daqui não resolveria esse problema? Li no Baixaki que esses dois aplicativos são pouquíssimo populares no Brasil, será que isso tem a ver com o fato que mesmo o melhor o plano de dados das operadoras são tão fracos em relação custo-benefício que a maioria prefere a solução da telefonia convencional ou do uso de aplicativo de conversa não-simultânea para comunicação à longa distância?
    Post edited by Huxley on
  • salgueiro disse: Só uso o Skype de raro em raro e de pc para pc que também não é lá grandes coisas (cai bastante), oficialmente tenho 8 megas mas meu filho usa a banda dos albergues por aí, rs

Eu já fiz ligações do skype com internet cabo de 1mb (wi-fi próximo do roteador) e funcionou razoavelmente bem, depende mais do horário. Não caiu nenhuma, mas deu alguns lags.

Alguns fatores que podem interferir: latência alta. No Brasil, é comum, até porque as velocidades de down e up são distantes. Também é recomendável que se use conexão wired (com fios) e não wi-fi. Como seu filho usa internet de albergues e hotéis, é bem provável que ele use wi-fi e longe do roteador (para chegar nos quartos, usam repetidores e o sinal fica cada vez pior). Além disso, se na hora da ligação, tem várias outras pessoas no albergue usando a mesma rede, vendo vídeo, fazendo downloads, compartilhando arquivos no torrent, independente da velocidade, fica uma bosta.

Pode testar a velocidade da sua internet aqui:
    http://www.speedtest.net/

Pode testar o ping aqui:
    http://www.pingtest.net/
    E também aqui:
    http://www.testeseuping.com.br/

Recomenda-se não estar fazendo download, upload, não ficar abrindo páginas nem vendo vídeos enquanto o teste é feito (leva poucos minutos).
  • Obrigada pela dica Apatico, amanhã vou testar.

• salgueiro disse: Obrigada pela dica Apatico, amanhã vou testar.

Se o seu filho conseguir uma conexão por cabo ethernet direta no notebook que não esteja compartilhada com inúmeras outras pessoas, é provável que vão conseguir uma ligação de qualidade.

Mas se ele é um mochileiro cruzando o mundo, talvez uma simples conexão com fio não-compartilhada seja um luxo.
  • Apatico disse: Mas se ele é um mochileiro cruzando o mundo, talvez uma simples conexão com fio não-compartilhada seja um luxo

É o que ele faz quando tira férias, rs, e sim é um luxo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.