Como o título do tópico sugere, não falo sobre mensagens de texto. Esse é um tópico para discutirmos a melhor alternativa, em termos de relação custo-benefício, para uma boa comunicação barata entre pessoas que moram longe uma da outra, seja por (1) PC ou (2) dispositivo móvel. Por questões de popularidade dos sistemas operacionais, vamos dar prioridade a dicas para quem usa Windows (para PC) e Android (para dispositivos móveis). Skype e Whats App são os mais populares, mas quais, na opinião de vocês, são os melhores aplicativos para fazer chamadas de voz (e vídeo) de graça pela internet nas categorias (1) e (2)?
Uma coisa a analisar é a comparação da atratividade desses recursos com a alternativa do magrelinho ruivo da propaganda de uma operadora que quer falar a todo custo com Grazi Massafera. No We Chat, por exemplo, o usuário grava mensagens de voz, que são enviadas para outros usuários do serviço imediatamente. O usuário deve gravar uma nova mensagem em seguida e enviar para o remetente. O recurso, portanto, não permite que as duas pessoas falem ao mesmo tempo, como em uma chamada telefônica (coisa que o magrelinho ruivo da propaganda faz a um certo custo, por exemplo).
Comentários
Aliás, já usei o antepassado do Skype em 1996. Chamava-se Iphone e só tinha áudio. Com ligação discada, levava uns 2 segundos até voltar a resposta da outra pessoa. Mais tarde, incluíram o vídeo e virou Skype.
Também havia o Cuseeme nos anos 90, mas, com Internet discada, não passava de uma série de fotos.
Sim, minha filha usa o Movie Maker na boa. IE eu uso na empresa pois o Firefox que nos fazem engolir goela abaixo é uma bosta (na empresa...). Em casa, depois de muito lutar contra, adotei o Chrome. Meu teclado e moue Microsoft são excelentes, bonitos e não paguei caro.
sybok, agradeço sua informação. Eu não conheço bem o Skype, mas eu sei que a comunicação de PC para PC é de graça e que, na comunicação por dispositivo móvel, pode haver cobrança. Skype ganha dinheiro pela porta lateral, e onde ele deixa de ganhar é na comunicação entre PCs. Se o Skype é o rei na relação custo-benefício na comunicação entre os PCs, ele também o é na comunicação entre dispositivos móveis?
E quais são os aplicativos que permitem que duas pessoas falem ao mesmo tempo? Pelo que vi do We Chat, não gostei da limitação que citei no início do tópico (impossibilidade de conversa simultânea).
Só uso o Skype de raro em raro e de pc para pc que também não é lá grandes coisas (cai bastante), oficialmente tenho 8 megas mas meu filho usa a banda dos albergues por aí, rs
O engraçado é que a imagem está com um fundo aparentemente transparente, mas o arquivo é em JPG, que não suporta transparência, nem camadas, ou seja um fundo transparente falso. Uma patetice.
E ainda vem do site oficial da empresa.
<g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g><g>
Confesso que eu não tinha reparado.
Mas pra ver o amadorismo da empresa, basta ver os vídeos oficiais da mesma. Fazem as contas no papel, ou num quadro negro e não sabem nem mesmo editá-los. Fico imaginando uma Ambev lançando um informativo para os acionistas com tanta baboseira.
Eu já fiz ligações do skype com internet cabo de 1mb (wi-fi próximo do roteador) e funcionou razoavelmente bem, depende mais do horário. Não caiu nenhuma, mas deu alguns lags.
Alguns fatores que podem interferir: latência alta. No Brasil, é comum, até porque as velocidades de down e up são distantes. Também é recomendável que se use conexão wired (com fios) e não wi-fi. Como seu filho usa internet de albergues e hotéis, é bem provável que ele use wi-fi e longe do roteador (para chegar nos quartos, usam repetidores e o sinal fica cada vez pior). Além disso, se na hora da ligação, tem várias outras pessoas no albergue usando a mesma rede, vendo vídeo, fazendo downloads, compartilhando arquivos no torrent, independente da velocidade, fica uma bosta.
Pode testar a velocidade da sua internet aqui:
http://www.speedtest.net/
Pode testar o ping aqui:
http://www.pingtest.net/
E também aqui:
http://www.testeseuping.com.br/
Recomenda-se não estar fazendo download, upload, não ficar abrindo páginas nem vendo vídeos enquanto o teste é feito (leva poucos minutos).
Se o seu filho conseguir uma conexão por cabo ethernet direta no notebook que não esteja compartilhada com inúmeras outras pessoas, é provável que vão conseguir uma ligação de qualidade.
Mas se ele é um mochileiro cruzando o mundo, talvez uma simples conexão com fio não-compartilhada seja um luxo.
É o que ele faz quando tira férias, rs, e sim é um luxo.