Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Comunismo e socialismo

Qual a diferença entre comunismo e socialismo? Existiu algum país realmente comunista?


qual-a-diferenca-entre-comunismo-e-socialismo-existiu-algum-pais-realmente-comunista



As expressões "comunismo" e "socialismo" recebem significados nem sempre muito precisos. Numa explicação bem resumida, daria para dizer que, segundo a teoria marxista (veja quadro ao lado), o socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo. Este, por sua vez, seria um sistema de organização da sociedade que substituiria o capitalismo, implicando o desaparecimento das classes sociais e do próprio Estado. "No socialismo, a sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens em sistema de igualdade e cooperação. Esse processo culminaria no comunismo, no qual todos os trabalhadores seriam os proprietários de seu trabalho e dos bens de produção", diz a historiadora Cristina Meneguello, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mas essas duas expressões também pode assumir outros significados. "Pode-se entender o socialismo, num sentido mais limitado, significando as correntes de pensamento que se opõem ao comunismo por defenderem a democracia. Em contraposição, o comunismo serviria de modelo para a construção de regimes autoritários", afirma o historiador Alexandre Hecker, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Assis (SP). Os especialistas são quase unânimes em afirmar que nunca houve um país comunista de fato. Alguns estudiosos vão mais longe e questionam até mesmo a existência de nações socialistas. "Os países ditos comunistas, como Cuba e China, são assim chamados por se inspirarem nas idéias marxistas.

Contudo, para seus críticos de esquerda, esses países sequer poderiam ser chamados de socialistas, por terem Estados fortes, nos quais uma burocracia ligada a um partido único exerce o poder em nome dos trabalhadores", diz o sociólogo Marcelo Ridenti, também da Unicamp. Logo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), formou-se na Europa, sob liderança da União Soviética, um bloco de nações chamadas de comunistas. "Esses países tornaram-se ditaduras, promovendo perseguições contra dissidentes. A sociedade comunista, justa e harmônica, concebida por Marx, não foi alcançada", afirma Cristina.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-diferenca-entre-comunismo-e-socialismo-existiu-algum-pais-realmente-comunista

==========

Pergunte ao Professor

História - Comunismo e Socialismo
Qual a diferença entre comunismo e socialismo?
enviado por Izadora Gomes
Dentro da teoria marxista elaborada no século XIX, comunismo e socialismo seriam duas etapas sucessivas no desenvolvimento da sociedade humana, ocorrendo após o colapso do sistema capitalista. O socialismo seria caracterizado pela abolição da propriedade privada dos meios de produção e a instalação de um estado forte ("ditadura do proletariado"), capaz de consolidar o regime e promover a diminuição da desigualdade social. No comunismo, o próprio estado seria abolido, com a instauração de uma igualdade radical entre os homens.

Retrato de Lênin, um dos líderes da Revolução Russa de 1917. (Foto: Getty Images)
Todavia, na prática política do século XX, as duas palavras ganharam outro significado. O termo comunismo passou a se referir a movimentos políticos revolucionários de origem marxista e aos estados que surgiram a partir daí (União Soviética, China), caracterizados pela abolição da propriedade privada dos meios de produção e autoritarismo político. O termo socialismo passou a se referir a grupos reformistas, que ambicionavam a realização de mudanças sociais através do voto, preservando a democracia liberal. Assim, existiram governos socialistas na França, Inglaterra (através do trabalhismo), Alemanha (através da social-democracia), países escandinavos e outros
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/pergunte-professor/historia-comunismo-socialismo-687363.shtml
==========
Socialismo e Comunismo: existem diferenças?
Publicado por: Tiago Dantas em Geografia 150 comentários

Socialismo e Comunismo: existem diferenças?
A principal diferença entre o socialismo e o comunismo é a existência do Estado.

Desde o surgimento do comunismo, ideologia criada após a Revolução Russa, as palavras “socialismo” e “comunismo” passaram a ser usadas como sinônimos por todo o século XX. Na verdade, embora ambas as teorias caminhem para o mesmo objetivo, existem certas diferenças conceituais entre as duas palavras. Em síntese, podemos dizer que o socialismo é uma etapa de transição do capitalismo para o comunismo.

Socialismo é um conjunto de doutrinas que tem por fim a socialização dos meios de produção. Partindo do pressuposto de que os problemas sociais derivam das desigualdades entre os indivíduos, o sistema visa à extinção da propriedade privada. O governo investiria no cidadão desde seu nascimento, no entanto, ficaria como se fosse o “dono” daquele indivíduo, que seria obrigado a seguir regras rígidas e a trabalhar para todos na medida de suas possibilidades.

Nesse sentido, ainda existe a necessidade de existência do Estado para coordenar a socialização dos meios de produção e defender os interesses dos trabalhadores contra a volta do sistema capitalista.

Comunismo é um sistema de governo onde não existem classes sociais, propriedade privada e, o mais importante, não existe a figura do Estado; essa é a diferença. Em outras palavras, o socialismo é uma etapa de transição anterior ao comunismo que visa o desaparecimento do capitalismo. No comunismo, não há a necessidade de existência de um Estado em virtude do fato de que todas as decisões políticas são tomadas pela democracia operária.

Ao contrário do que muitos pensam, a etapa do comunismo nunca foi atingida por nenhum país, uma vez que não houve nenhuma sociedade onde se registrou a ausência de um Estado.
http://www.mundoeducacao.com/geografia/socialismo-comunismo-existem-diferencas.htm
A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif

Comentários

  • 5 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Na prática, o comunismo é inatingível, irreal, utópico, uma promessa de futuro ideal que nunca chega.

    Já o socialismo, onde quer que ele se instaure, distribui fome, morte e miséria, destruindo tudo que havia sido construído até então.
    "In any case, what westeners call civilization, the others would call barbarity, because it is precisely lacking in the essential, that is to say a principle of a higher order." - René Guénon
  • Apatico disse: Na prática, o comunismo é inatingível, irreal, utópico, uma promessa de futuro ideal que nunca chega.

    É uma espécie de "e o sonho acabou" .
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Apatico disse: Na prática, o comunismo é inatingível, irreal, utópico, uma promessa de futuro ideal que nunca chega.
    O comunismo não é ideal, é uma aberração. A variedade é necessária para a sobrevivência - e variedade implica em desigualdade. De qualquer forma, gostando ou não, somos diferentes e a única igualdade possível é por baixo, eliminando-se a excelência.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Na teoria Marxista original, socialismo e comunismo seriam etapas do mesmo processo histórico iniciado com a revolução do proletariado. Ou seja, dá na mesma.

    Na prática não existe diferença. Militantes chamam de comunismo o que lhes interessa e de socialismo o que lhes convém e mudam o significado dos termos conforme o efeito de propaganda que desejam produzir.

    Assim, ouvimos constantemente o bordão "nunca existiu um único país comunista no mundo", o que implicaria que os regimes de inspiração soviética eram todos socialistas. Mas aí, quando o PT se diz socialista, os mesmos militantes correm prá gritar que a agenda petista não tem nada de inspiração soviética, e aí chamam a experiência soviética de "socialismo real" criando uma nova expressão sob medida para resolver suas contradições.

    Resumindo, comunismo e socialismo são regimes que - em maior ou menor grau - pretendem unificar o poder político e econômico, concentrando este poder único no Estado.
    Só isto.

    E não me venham com histórias da carochinha de que no comunismo verdadeiro o Estado deixaria de existir.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.