Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Estes números são absurdos, pois superam a totalidade da população da Europa na época.
A fonte mais usual de dados sobre a Inquisição ainda é "História das Inquisições", de Francisco Bethencourt.
O plural no título é o modo mais correto de interpretar aquele conjunto de ações que ao longo dos séculos em que se manteve variou da repressão a rebeliões civis de inspiração religiosa, defesa da autenticidade da Fé cristã contra a heresia à agente de repressão estatal.
Cada qual tem suas características e seus números específicos de mortos.
Quando se considera o que se poderia chamar de Inquisição autêntica, aquela sobre controle de Roma e voltada exclusivamente para assuntos religiosos, o número de mortos em mais de quinhentos anos está registrado em torno de 2000. Observe o "registrado" pois os processos desta Inquisição eram individuais e formais.
Nas repressões a rebeliões, como a inicial Rebelião dos Cátaros ou na cooptação do processo inquisitório pelo Estado, como na Inquisição Espanhola, os números variam muito, mas desconheço historiadores respeitados que arriscam números superiores a 100.000 no total.
Mesmo estes números vem sendo constantemente questionados por historiadores modernos que defendem cifras cada vez mais baixas, dado que muito do que se tinha como documentado sobre a Inquisição Espanhola provinha de fontes inglesas, cujos interesses políticos levaram a carregar nas cores e nos números.
É sempre interessante (e necessário) verificar o que diz o outro lado. A Enciclopédia Católica tem um verbete para o assunto.
http://www.newadvent.org/cathen/08026a.htm
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Existe um monte de sites espalhando estes números, falta de vergonha no meio da cara ou burrice mesmo.
Estou fazendo isso na internet a alguns dias, mas os números nunca são colocados, só desmentem a quantidade absurda espalhada pela web.
Vou lá no link que você postou.
Eu quero a Verdade .
A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
Pqp ! Eu já fui de esquerda !
Click aqui :
http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
Falar da Inquisição é um lugar comum quando se quer fazer acusações históricas contra a Igreja Católica Romana, mas a maioria que fala do assunto nem sabe bem o que a Inquisição realmente foi.
Como todo Processo Inquisitorial exigia pelo menos um inquisidor e que todo o inquérito fosse documentado, para se matar gente na proporção de dezenas de milhares por ano como alegam os que dizem que a Inquisição matou milhões, seria necessário um exército de inquisidores e escribas, transformando o Santo Ofício numa mistura de SS com a KGB, coisa que passa longe léguas da realidade daquela autarquia, que na maior parte de sua existência funcionou como um órgão quase burocrático, que passava despercebida à maioria da população.
É frequente também jogarem na conta da Inquisição massacres perpetrados durante Guerras Religiosas que nada tinham a ver com os processos inquisitoriais, como a Noite de São Bartolomeu (cujos números também variam demais conforme a fonte).
No mais, na Idade Média nenhum Senhor Feudal admitiria um inquisidor entrando em seus domínios e queimando seus servos às dúzias. A realidade daquelas comunidades rurais fechadas tornava este tipo de coisa simplesmente impensável. A maioria das mortes atribuídas à Inquisição são produto dos conflitos europeus da Idade Moderna, no qual o componente religioso era proeminente, mas misturado em caldeirão de conflitos políticos e de consolidação dos Estados Nacionais.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!