Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Manda teu amigo ler Casa Grande & Senzala prá começar.
Depois ele pode ler as críticas a Casa Grande & Senzala.
Aí pode começar a formar uma opinião informada sobre o assunto.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
Já o Brasil foi ocupado por soldados, missionários, exploradores, fugitivos da lei e da inquisição e exilados, quase todos homens. Isto resultou em nossa miscigenação, a princípio com as nativas e depois com as africanas, até que viessem mais mulheres da Europa.
Os quakers fundaram uma nova sociedade.
Os portugueses queriam enriquecer e voltar para Portugal.
Os quakers encontraram o mesmo clima que no território de origem. Plantaram as sementes que haviam levado e elas produziram normalmente. Chegou o outono e eles comemoraram a colheita com o "Dia de Ação de Graças", que até hoje é um feriado nos EUA.
Os portugueses quebraram a cara: nada do que trouxeram da Europa crescia aqui e os animais morriam com o calor e as doenças tropicais. Suas técnicas agrícolas não funcionavam. Tiveram que consumir o que os nativos comiam e desenvolver espécies adaptadas aos trópicos. E isto levou tempo.
Claro que isto é uma simplificação de um processo que levou séculos, mas foi assim que começou.
Anotado para eu ler futuramente.
― Winston Churchill
Outro erro histórico que estranhamente não encontra quem o conteste.
Basta pensar nas imensas dificuldades exigidas dos portugueses para se fixar e adentrar em uma terra onde tudo conspirava para matá-los para concluir que não seria muito esperto encher o lugar de assassinos e assim só piorar a situação. O Português da Piada poderia fazer isto, mas como Gilberto Freyre destacou, os portugueses foram o primeiro povo europeu a empreender um projeto de colonização bem sucedido em clima tropical. Antes deles, ingleses, franceses e espanhóis fracassaram miseravelmente. Mais tarde a Inglaterra estabeleceria o modelo histórico de Império Colonial na Índia, mas foi séculos depois de Portugal ter mostrado que era possível.
O modelo de colonização ibérica, tanto portuguesa quanto espanhola, era essencialmente militar. Quem vinha prá América vinha literalmente para conquistá-la para o Rei e para Cristo. Lutar por Cristo e pelo Rei, com grandes chances de morrer na empreita, não é o ideal de vida da maioria dos bandidos.
E nota.
Um lugar que realmente foi povoado com prisioneiros degredados foi a Austrália, que ninguém há de chamar de civilização fracassada. Mas... quando os ingleses conquistaram o continente já dominavam boa parte do mundo, podiam se dar ao luxo de reservar um continente inteiro para banir seus indesejáveis para o outro lado do globo literalmente.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
A Argentina.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
- Esse negócio de explicar o grau de desenvolvimento pelo modelo de colonização já se demonstrou furado a muito tempo.
- Eu penso que houveram os que tiveram a sorte de ser colonizados pelos Saxões e os que tiveram azar de ser colonizados pelos Latinos, os primeiros estavam num grau civilizatório mais avançado.
Abraços,
Boa parte da África subsaariana teve a "sorte" de ser colonizada pelos "saxões". E é tudo uma merda.
Além do que, o modelo mais brutal de colonização europeia foi a dominação belga no Congo. Ex-colônias holandesas, no geral, também não são grade coisa.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
E depois eu li em outro lugar que o contato entre regiões (capitanias) era desestimulado ou impedido, por medo do estado português perder o controle sobre a colônia brasileira.
A história do Brasil é meio deprimente.
- Não tive a pretensão de explicar 100% dos casos, obviamente existe uma conjunção de fatores, entre eles o fato do rei Belga à epóca ser um psicopata.
Abraços,
No caso dos EUA, o clima era favorável, a intenção era viver lá e não apenas dominar e explorar o povo local etc.
A Argentina se tornou um país rico e civilizado - até que demagogos como Perón estragaram tudo.
Embora as primeiras levas de colonizadores ingleses tenham sofrido o diabo até conseguirem se adaptar ao Novo Mundo e conseguir colheitas constantes.
Nós, Indios.
Lutar com Bravura, morrer com Honra!
- Enquanto eles não aprenderam a plantar milhos com os nativos foi uma merda.
- Houveram também colônias onde todo mundo morreu porque tentaram um socialismo bíblico.
Abraços,