Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Branco de olho verde consegue cota para negros ao se declarar afrodescendente

Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador

Candidato de pele branca é aprovado por cotas raciais na 1ª fase do Itamaraty
Mathias de Souza Lima Abramovic declarou-se 'afrodescendente' no processo seletivo para o Instituto Rio Branco

foto-1.jpg

Foto de Mathias de Souza Lima Abramovic publicada no Facebook Reprodução

RIO - A questão racial está gerando novos atritos dentro do Ministério das Relações Exteriores. E desta vez a polêmica é no processo seletivo para o Instituto Rio Branco, que seleciona os candidatos que servirão nos quadros da diplomacia brasileira. Dentre os 10 nomes de candidatos aprovados na primeira fase do concurso dentro das cotas para afrodescendentes, divulgados nesta terça-feira, está o de Mathias de Souza Lima Abramovic. Pessoas próximas a Mathias e que também prestaram o concurso deste ano questionam se ele de fato pode ser enquadrado dentro dos critérios de afrodescendência.

Para concorrer dentro das cotas, basta que o candidato se declare “afrodescendente”. Não há verificação da banca. Tampouco o edital do processo seletivo define os critérios para concorrer como afrodescendente. O benefício é válido apenas para a primeira fase, de onde somente as 100 maiores notas são classificadas para a segunda etapa. As cotas reservam um adicional de 10 vagas para afrodescendentes e outras 10 para deficientes, totalizando 120 candidatos que continuarão na disputa. Nesta edição do concurso, 6.490 brigam por uma das 30 vagas disponíveis.

Morador do Rio, Mathias ficou com nota final 47.50, quase dois pontos a menos que o último candidato aprovado na livre concorrência. Em seu perfil no Facebook, há uma foto onde ele aparece com uma camisa com os dizeres “100% negro”. Na legenda da imagem, o candidato complementa: “com muito orgulho – feliz happy”. Ele já desativou sua conta na rede social.

De acordo com um dos candidatos que estudou com Mathias e preferiu não se identificar para não sofrer eventuais retaliações no concurso, o caso só enfraquece políticas afirmativas que o Itaramaty tenta empregar na última década. Ele lembrou ainda que, como a afrodescendência é autodeclaratória no processo seletivo, o benefício pode ser utilizado por candidatos de má-fé:
- Esse tipo de postura não apenas causa prejuízos à admissão de candidatos efetivamente afrodescendentes, como, também, pode deslegitimar uma política pública séria e efetiva - afirmou o candidato.

O GLOBO entrou em contato com Mathias, mas ele preferiu não dar entrevistas. A reportagem também acionou o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), responsável por organizar o processo seletivo para o Instituto Rio Branco, mas ainda não obteve resposta.

Negros na diplomacia

A questão racial é delicada no Itamaraty. Em julho deste ano, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou ao GLOBO que a instituição é uma das mais discriminatórias do país. O próprio Barbosa prestou o concurso, mas foi reprovado nos exames orais, que segundo ele, davam margem para critérios subjetivos de avaliação e serviam para "eliminar os indesejados".

Este é o segundo processo seletivo do Instituto Rio Branco em que a política de cotas é utilizada. Além delas, o MRE concede bolsas de estudo no valor R$ 25.000,00 para que candidatos afrodescendentes possam prestar o concurso. Diferentemente da política de cotas, nesse caso o ministério faz entrevistas orais prévias com os candidatos à bolsa, onde pode ser verificado se o postulante de fato se enquadra nos critérios da afrodescendência. Lançado em 2002, o programa já concedeu 526 bolsas para 319 pessoas. Desses, 19 foram aprovados.

http://oglobo.globo.com/educacao/candidato-de-pele-branca-aprovado-por-cotas-raciais-na-1-fase-do-itamaraty-9908199#ixzz2eahU9mA4

Comentários

  • 10 Comentários sorted by Votes Date Added
  • Opa se está assim, já vou pensar no que responder quando encarar algo do tipo. Já que meu pai era bem escuro (minha mãe disse que ele era tipo Índio não temos fotos dele).
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    edited setembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Os idiotas PC's querem porque querem introduzir no Brasil o One-drop rule. Na estupidez que lhes é típica, se valem de uma regra racista a título de combater o racismo.

    E se, como querem eles, uma gota de sangue negro basta, é bem possível que o cara que ganhou a vaga no Itamaraty esteja coberto de razão, pois o que não falta no Brasil é afrodescendentes que também é eurodescendente, logo...

    Os imunes à didática do óbvio não conseguem distinguir a diferença entre brancos e negros apresentarem níveis médios de renda diferentes, como no Brasil e constituírem comunidades distintas e separadas pelo segregacionismo, cada qual com sua própria identidade cultural exclusiva, como era nos Estados Unidos.

    Nos Estados Unidos era negro quem pertencia à comunidade negra, distinta e segregada. Aparência física identificava, MAS NÃO DEFINIA este pertencimento.

    No Brasil a diferenciação racial sempre se deu por gradientes, na impossibilidade física de se traçar uma linha divisória objetiva entre os extremos branco e negro, no intervalo entre os quais podem se identificar infinitos tons mulatos (e dá-lhe aguentar Politicamente Correto que faz beicinho quando se usa a palavra mulato...).

    Claro que, a partir do momento em que não dá prá categorizar os matizes de pele, ser branco ou negro fora dos tons mais claros ou escuros se torna questão de conveniência.
    Em épocas mais discriminatórias, era do interesse de mulatos claros se definirem como brancos para conquistar melhores posições. Hoje é do interesse deles se definirem como negros, para obter cotas.

    A época muda, o absurdo muda de sentido, mas continua absurdo.

    Post edited by Acauan on
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Meu pai é mulato e eu sou branco de olhos verdes , não quero cota quero que o governo me dê uma grana e não venham me dizer que não tenho direito , meu pai é pretinho da Silva , muinha mãe é que é uma branqueia exploradora de negros , ela não precisa da grana , coloquem na minha conta e na conta de meu pai.
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Eu e meus filhos teríamos direito a cotas, sem precisar de maiores explicações.
    Nem por isto defendo.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • Acauan disse: Eu e meus filhos teríamos direito a cotas, sem precisar de maiores explicações.
    Nem por isto defendo.

    A isso eu chamo honestidade .
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Eu sou branco e de olhos azuis, mas não teria o pudor de me declarar afrodescendente. E se alguém me questionasse, eu perguntaria:
    - Onde foi que a Humanidade começou? Onde surgiu o primeiro Homo sapiens?
    Resposta certa:
    _ Na África.
    _ Como o primeiro Homo sapiens era africano, eu, sendo descendente dele, sou afrodescendente. Simples assim.
  • Vocês são uns reacionários mesmo. Não percebem que as cotas são um serviço de inclusão social´. Agora teremos analfabetos com diplomas universitários.
    Seus reaças do cacete !
    Faculdade eu já tenho, eu quero dinheiro . :D
    A nossa realidade é moldada pelo que acreditamos ou preferimos não acreditar.
    Eu quero a Verdade .
    A realidade é um conjunto de possibilidades que se concretizou dentro de um universo infinito de possibilidades.
    Pqp ! Eu já fui de esquerda !
    Click aqui :
    http://31.media.tumblr.com/tumblr_m4pmpbh3H11qlvp0oo1_250.gif
  • Não entendi a polêmica. Se um homem deve ser tratado como mulher, simplesmente porque ele se sente uma mulher, por que um branco não pode se declarar negro?

  • Ayyavazhi disse: Não entendi a polêmica. Se um homem deve ser tratado como mulher, simplesmente porque ele se sente uma mulher, por que um branco não pode se declarar negro?

    hahaha, são os tempos do nonsense
    "Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão." Thoreau
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.