Clique AQUI para voltar ao forum NOVO!

Como vai, Forasteiro?!

Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!

Usuários nesta discussão

Evolução: - Veja que Bela Criaturinha de Deus!

SpiderSpider Membro

Estudo desvenda tática de ave que 'força' pássaros a criar seus ovos

"Tecelão-parasita deposita ovos em ninhos diferentes e disfarça as crias.
Estudo foi realizado na Zâmbia e publicado na revista 'Nature'."

passaro_1.jpg

O tecelão-parasita (Anomalospiza imberbis), uma espécie de ave pequena encontrada na África, é conhecido por ludibriar outros pássaros que acabam por criar seus filhotes, mas um novo estudo demonstrou a "cara de pau" deste enganador emplumado em se evadir do dever parental.

O passarinho de padrão listrado e amarelo predominante, do tamanho de um pardal, é um bicão conhecido. Ele deposita seus ovos nos ninhos de outras aves e tenta, inclusive, combinar seus ovos, disfarçando-os para que se pareçam com o de seus hospedeiros.

Desta forma, ele tira vantagem das aves que acabam virando, involuntariamente, pais adotivos, que chocam os ovos dos tecelões-parasitas junto com os deus próprios e criam os filhotes depois que estes saem dos ovos.

Agora os cientistas testemunharam pela primeira vez a persistência das avezinhas em seu elaborado plano de ilusão. De acordo com um estudo publicado na revista "Nature Communications", a fêmea retorna para o mesmo ninho hospedeiro várias vezes para depositar quantos ovos puder, provavelmente a uma taxa de cerca de um ovo dia em dias alternados.

Ao depositar alguns ovos no mesmo ninho, o tecelão-parasita confunde os hospedeiros, tornando-os menos capazes de identificar e descartar os ovos invasores, separando-os dos seus próprios. "O tecelão-parasita desenvolveu uma estratégia nova para desbaratar as defesas do hospedeiro e aumentar seu êxito reprodutivo", explicou o co-autor do estudo, Martin Stevens, da Universidade de Exeter.

"Eles enganam os hospedeiros e, com isto, ajudam a que mais filhotes sejam criados", acrescentou. Os filhotes de tecelão-parasita costumam crescer mais rápido e são mais estridentes em pedir comida do que os filhotes dos hospedeiros, que acabam morrendo de fome, enquanto os intrusos recebem mais comida de seus pais traídos.

A principal vítima
Em Zâmbia, onde o estudo foi realizado por uma equipe da Grã-Bretanha e da África do Sul, a vítima mais frequente deste enganador é a prínia-de-flancos-castanhos (Prinia subflava) africana, uma ave de tamanho similar, mas de cor mais escura. O tecelão-parasita é da família Passaridae. É parente distante do cuco verdadeiro, que migra entre a África e a Europa.

A prínia costuma colocar de dois a quatro ovos e procria durante a estação úmida, entre fevereiro e março, na Zâmbia. Cerca de um quinto dos ninhos de prínias é invadido por tecelões-parasitas, mas os hospedeiros às vezes descobrem os ovos invasores e os põem para fora, explicou Stevens.

- Como o Senhor em sua infinita sabedoria cria um ser tão desprezível?!?!?!

FONTE: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/09/estudo-desvenda-tatica-de-ave-que-forca-passaros-criar-seus-ovos.html

Abraços,
Tags:
«1

Comentários

• 26 Comentários sorted by Votes Date Added
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Spider disse: É parente distante do cuco verdadeiro, que migra entre a África e a Europa.

Parente do Cuco, tinha que ser...
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • O cuco, se não me falha a memoria, deposita o seu ovo no ninho adotivo e, quando o filhote nasce, derruba os outros ovos tornando-se o unico filhote.

Nota: os ovos do cuco são maiores do que os do ninho adotivo.
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
    8609 + aquelas que tenho agora. ):-))
  • Fernando_SilvaFernando_Silva Administrador, Moderador
    Também tem o inseto que deposita seus ovos nas larvas de outros insetos. Os filhotes nascem e vão devorando a larva ainda viva.
  • AcauanAcauan Administrador, Moderador
    Lucifer disse: Nota: os ovos do cuco são maiores do que os do ninho adotivo.

Assim como os ovos, os filhotes.
    É entre sinistra e bizarra a cena em que o filhote do Cuco se torna o único sobrevivente do ninho e como "unico filhote" os "pais" se esforçam à exaustão para alimentá-lo, resultando que após algum tempo o filhote cresce e se torna muito maior que os pais adotivos, que continuam alimentando-o mesmo assim.

Passarinho é um bicho muito burro.
    Acauan dos Tupis
    Nós, Indios.
    Lutar com Bravura, morrer com Honra!
  • CameronCameron Membro
    edited setembro 2013 Vote Up0Vote Down
    Seus blasfemadores mentirosos, na natureza é tudo justo, igualitário, abundante e amistoso, foram os humanos com o malvado e perverso capitalismo que corrompeu tudo o que conhecemos.
    Post edited by Cameron on
    Come with me if you wanna live.
  • CRIATUROCRIATURO Membro
    Spider disse: - Como o Senhor em sua infinita sabedoria cria um ser tão desprezível?!?!?!

Conheço abrigo que hospedam 4 irmãos, é comum também entre humanos pais abandonarem seus filhos para os outros criarem.
    As avós que também o digam.
    Post edited by CRIATURO on
    sinto logo existo!
    sem nenhuma consciência sem existências
    Cameron disse: Seus blasfemadores mentirosos, na natureza é tudo justo, igualitário, abundante e amistoso, foram os humanos com o malvado e perverso capitalismo que corrompeu tudo o que conhecemos.
    Um crente me disse que os dinossauros 'harmoniosamente' se extinguiram na hora certa para que pudéssemos estar aqui.
  • Fernando_Silva disse: Cameron disse: Seus blasfemadores mentirosos, na natureza é tudo justo, igualitário, abundante e amistoso, foram os humanos com o malvado e perverso capitalismo que corrompeu tudo o que conhecemos.

Um crente me disse que os dinossauros 'harmoniosamente' se extinguiram na hora certa para que pudéssemos estar aqui.

Foi o Erivelton? O mesmo que disse que não existia dinossauro herbivoro??
    Eu sou o Doutor. Venho do planeta Gallifrey da constelação de Kasterborous. Com a minha nave, a TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space (Tempo e Dimensões Relativas No Espaço) eu viajo por varios mundos e épocas combatendo as injustiças em minhas explorações. Eu o convido para me acompanhar em minhas aventuras, a maioria delas perigosas. Voce quer me acompanhar?

Total de Mensagens:
  • Pior que o Cuco só este aqui:

“Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

• sybok disse: Leões eram amistosos feito gatinhos domésticos e os cucos criavam os próprios filhotes, mas dai o homem pecou e o pecado corrompeu toda a obra de Deus.

Uma coisa que eu nunca entendi direito (e não quero desvirtuar o topico por causa disso) é o seguinte: Se os unicos que comeram da fruta foram Adão e Eva e, consequentemente são os unicos culpados, por que os bichos foram punidos tambem se nem se aproximaram da tal arvore??

Total de Mensagens:
    sybok disse: Vocês é que não entendem nada.
    Antes do pecado os animais eram mansos.
    Leões eram amistosos feito gatinhos domésticos e os cucos criavam os próprios filhotes, mas dai o homem pecou e o pecado corrompeu toda a obra de Deus.
    Sim. O Gênesis diz que até os atuais carnívoros comiam capim no Paraíso.
  • O ìbis negro seria o projeto corrompido...
  • Fernando_Silva disse: Sim. O Gênesis diz que até os atuais carnívoros comiam capim no Paraíso.

Preconceito contra vegetais!
    O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • docdeoz disse: O ìbis negro seria o projeto corrompido...

...e o branco seria o albino!
    '' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
  • As imagens são bem significativas...

220px-Plegadis_falcinellus_(aka)_background_blurred.jpg
  • Evolução não explica nada. Não tem mecanismo. Seleção natural não explica o surgimento da complexidade, apenas ELIMINA A DIFERENÇA.

A explicação bíblica é a única que dá sentido ao surgimento do cérebro humano - um Paraíso para o surgimento de um aparato que consome até 25% da energia do corpo em repouso...
  • http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/alimentos_e_evolucao_humana.html

O que é extraordinário em nosso cérebro grande, sob uma perspectiva nutricional, é o quanto de energia ele consome- aproximadamente 16 vezes mais que um tecido muscular por unidade de peso. Porém, apesar de os humanos apresentarem, quanto ao peso corporal, cérebros maiores que os dos outros primatas (três vezes maior que o esperado), as necessidades totais de energia em repouso do corpo humano não são maiores que a de qualquer outro mamífero do mesmo porte. Usamos uma grande parte de nossa quota diária de energia para alimentar nossos cérebros vorazes. Na verdade, o metabolismo de um cérebro em repouso ultrapassa de, 20 a 25%, as necessidades de energia de um humano adulto - bem mais que os 8 a 10% observados em primatas não - humanos, e que os 3 a 5% em outros mamíferos.
  • docdeoz disse: As imagens são bem significativas...

220px-Plegadis_falcinellus_(aka)_background_blurred.jpg

Então você quis dizer que gato preto, cão preto, pássaro preto, humano preto são todos projetos corrompidos?
  • docdeoz disse: A explicação bíblica é a única que dá sentido ao surgimento do cérebro humano - um Paraíso para o surgimento de um aparato que consome até 25% da energia do corpo em repouso...

Hahahahahahahahahahahaha! Para com isso Erivelton!

docdeoz disse:
    A explicação bíblica é a única que dá sentido ao surgimento do cérebro humano - um Paraíso para o surgimento de um aparato que consome até 25% da energia do corpo em repouso...
    Por que tem que ser o mito da criação bíblico se há tantos mitos da criação por aí?

"Um dia, o grande deus Bumba se sentiu mal e vomitou o Sol. Depois vomitou a Terra e o resto do universo" - mito da criação da tribo dos bushongos.
    docdeoz disse:
    Este é o seu único critério para invalidar o evolucionismo?
    Ou será que havia motivos e condições para desenvolvermos um cérebro assim apesar do alto consumo de energia?
  • PercivalPercival Membro
    docdeoz disse: A explicação bíblica é a única que dá sentido ao surgimento do cérebro humano - um Paraíso para o surgimento de um aparato que consome até 25% da energia do corpo em repouso...

Carlos-Alberto-de-N%C3%B3brega.jpg

Post edited by Percival on
    “Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor.”
    ― Winston Churchill

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.