Parece que você é novo por este pedaço. Se você quer se envolver, clique em algum destes botões!
Dias após Neil Gaiman publicar um artigo sobre a influência da literatura na vida intelectual e lúdica das crianças, e o perigo da intervenção e do zelo exacerbado dos adultos, parece que seu apelo tem surtido menos frutos do que o esperado. Acontece que a escola pública Alamogordo High School, localizada no Novo México decidiu por banir um dos livros mais famosos do escritor inglês, o romance Lugar Nenhum.
A queixa partiu de Nancy Wilmott, mãe de uma aluna caloura, que declarou à diretoria que uma passagem do livro é imprópria e erótica demais para os alunos da instituição. A passagem em questão é quando o protagonista Richard Mayhew observa dois amantes se curtindo em um parque público. O livro, que consta no currículo da escola desde 2004, foi imediatamente banido, sem nenhuma outra discussão aprofundada envolvendo pais, alunos e professores.
Ciente do episódio, Neil Gaiman respondeu brevemente que está “perplexo” com a reação da mãe e que seu livro é tradicionalmente ministrado em escolas, sendo um dos favoritos de diversos alunos por todos os Estados Unidos. O autor também enfatizou que Lugar Nenhum é um romance sobre sacrifícios, gentileza e responsabilidade, e que o sensacionalismo barato acerca da violência e do sexo não deve ser motivo para sabotar a leitura e instrução cultural de centenas de crianças e adolescentes. Gaiman também declarou que lamenta a passividade e falta de reação dos administradores da Alamogordo High School perante o episódio.
Lugar Nenhum foi publicado no Brasil pela Conrad Editora. Sua adaptação para quadrinhos, escrita por Mike Carey e desenhada por Glenn Fabry, foi publicada no Brasil pela Panini Comics, nos primórdios da revista Vertigo.
http://contraversao.com/livro-neil-gaiman-banido-escola-americana/
Direitos reservados de acordo com cada publicação, 2001 ~ 2014, Fórum Religião é Veneno.
As opiniões expressas e o conteúdo publicado neste fórum por seus usuários são de responsabilidade exclusiva dos seus respectivos autores e não representam as opiniões dos administradores e moderadores do "Religião é Veneno".
Desenvolvido e mantido pela Administração e Moderação.
Comentários
Aliás, li tanto o livro como a versão em quadrinhos umas duas vezes e não me lembro desta cena. Não deve ter importância nenhuma.
P.S.: ainda falta ver a série de TV
https://pt.wikipedia.org/wiki/Neverwhere